Um final de semana ímpar para o automobilismo nacional, apesar da nula divulgação da imprensa, que só tem espaço para futebol.
A alta tecnologia de supercarros modernos, como Ford GT, Ferrari F430, Maserati e protótipos dividindo as pistas com a história do automobilismo, desde os primórdios das Carreteras e DKWs até os carros que estavam nas pistas há 30 anos (Passat, Fiat 147, Opala).
Grandes nomes do automobilismo nacional atual, como Xandy Negrão, e nomes que fizeram história, como Arnaldo Fossá também estiveram dividindo os boxes de Tarumã neste sábado, e foram os vencedores da Endurance e da Classic.
Arnaldo e Luciano Fossá, vencedores da Classic com um Fusca D3
Xandy e Xandynho Negrão, vencedores da Endurance com um Ford GT
No Brasileiro de Endurance a briga ficou entre o Ford GT dos Negrão e o protótipo MXR de Juliano Moro/Christian Castro, que acabou quebrando, sendo que ao fim das 3 horas de prova os paulistas levaram a melhor na geral, ficando o MXR Muggen de Pierre Ventura/ João Cardoso Jr em 4o na geral e vencendo no gaúcho.
Destaque também para o incidente com a Ferrari de Catallini e Rossete, que pegou fogo na entrada da curva do Laço, parando no Tala Larga e ficando com a traseira praticamente destruída. O piloto nada sofreu.
Foto: José Longhi/Ecoesporte
Já na Fórmula Classic a pole ficou com o Fusca D3 dos Fossá, logo após, o Fiat 147 de Rogério Franz, seguido dos Passats de Jorge Krug e da dupla Niltão Amaral/Leonardo Tumelero.
Na primeira bateria o Fusca teve problemas e caiu para 3o, deixando Franz chegar na frente, seguido de Krug em 2o e Leonardo Tumelero em 4o, que pilotou o Passat #8 na primeira bateria. O pega mais emocionante da corrida ficou entre os Fiats de Mauro Weck (Glitz) e Francisco Rossi, que passaram diversas voltas "embutidos", sendo que no final Rossi levou a melhor, passando na curva do Laço, sendo que logo após houve o superaquecimento de Weck, que precisou tirar o pé. Sérgio Aguinsky teve problemas de motor e não largou, assim como a DKW de Fernando Jaeger. Já a DKW de Teodoro Janusz correu em 2 cilindros, dando apenas 5 voltas. O fim da bateria foi em bandeira vermelha, devido a rodada de Arnaldo Fossá e leve toque em Jorge Krug na curva do Laço, com 10 voltas,sendo que Fossá ficou e Krug seguiu.
Já na 2a bateria os Fossá se recuperaram, pulando para a ponta e ganhando a 2a bateria. O destaque foi a recuperação do Opala de Giuliano Giacomazzi, que teve problemas na 1a bateria, mas conseguiu garantir o 2o lugar na 2a bateria. Jorge Krug ficou em 3o e Niltão Amaral, que, assumindo na 2a bateria, manteve o 4o lugar. Rogério Franz teve problemas mecânicos e abandonou com 5 voltas. Na soma dos tempos o Passatão #8 conseguiu 2º na Cat. C e 3º Geral.
Passatão garantiu 2º na Cat. C e 3º na Geral
Houve a participação especial de Luciano Marx, pilotando o Escort vencedor das 12 Horas de 1997, e de Rogério "Baretta" Xavier, com uma Puma motor AP.
A próxima prova está marcada para dia 12/12, preliminar das 12 Horas de Tarumã, e promete encerra o ano dos clássicos com pegas emocionantes.
Confira o resultado por categorias. Em breve, o resultado completo:
Cat. A:
1º Nº 16 CARRETERA CHEVROLET 1936 .....Ratão / Nelson Santos
2º Nº 34 RENAULT 4CV 1948......................Tibiriçá de Los Santos
3º Nº 56 DKW 1964.........................................Teodoro Janusz
-- Nº 05 DKW 1964........................................Fernando Jaeger
Cat. B
1º Nº 77 CHEVETTE 1975...............................Fabio Mincarone
2º Nº 09 FIAT 147............................................Mauro Weck
3º Nº 99 BRASILIA 1977.................................Eduardo Neves
4º Nº 90 FIAT 147............................................Francisco Rossi
-- Nº 01 PUMA ..........................................Sérgio Aguinsky
Cat. C
1º Nº 47 PASSAT 1979 ....................................Jorge Krug
2º Nº 08 PASSAT 1979....................................Niltão / Tumelero
3º Nº 11 PASSAT 1979.....................................Paulo Trevisan
Cat. D3
1º Nº 00 VOLKS D3................................Arnaldo/Luciano Fossá
2º Nº 75 OPALA 1975.............................Giuliano Giacomazzi
3º Nº 147 FIAT 147..................................Rogério Franz