segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mais um show do Marcas, em novo palco

O Blog do Passatão acompanhou o dia de velocidade no Velopark, neste domingo. Mais uma vez, todos de parabéns, diretoria do Velopark, pilotos, organização das categorias, todos que colaboraram para mais um verdadeiro espetáculo promovido na pista do mais novo palco do automobilismo gaúcho, somando-se aos três existentes.
A Fórmula 1.6 mostrou que está retomando o crescimento, tento aumentado o grid, e com a presença de pilotos de renome, experientes (Fernando Stédile) e novos (Matheus Stumpf, que tem andado muito bem na GT Brasil).

A Copa Fusca, apesar de poucos carros no grid, sempre proporciona pegas sensacionais! Na 1a bateria um duelo ferrenho foi travado entre Moacir Fighera, na ponta, seguido muito de perto por Rogério "Bareta" Xavier, do início ao fim. Na largada da 2a bateria, o carro de Fighera quebrou, deixando o pega de ponta entre Daniel de Oliveira e Jair Regio, sendo que a algumas voltas do final os pilotos se enroscaram, tendo Régio rodado e batido no muro, ficando atravessado na entrada da reta. Na soma das baterias, deu Daniel de Oliveira em 1° e Bareta/Herbert Souza em 2º na Cat. B e Geral. Na Cat. A ficou em 1º Juarez Paim e 2° Moacir Fighera.

Briga de facão entre Moacir Fighera e Rogério Bareta Xavier


Jair Régio roda após envolver-se com Daniel Oliveira, bate no muro e fica atravessado na reta

Já o Marcas coneçou o dia com o treino classificatório, no molhado. A chuva parou, mas a pista ainda estava bastante úmida, provocando algumas atravessadas como a do Celta #31 de Márcio Campos, e atoladas como a do Gol #10, que rodou na curva 1 e precisou ser removido.

Classificatório com pista molhada

Bonita atravessada de Márcio Campos, com pista úmida

Gol #10 rodou e ficou atolado na curva 1, uma das bandeiras vermelhas do treino

Dalmo Carneiro e Paulinho Santos, com cuidado no "S" de alta

A tocada do Marcas é sensacional, traseira sempre escapando (Rodrigo Miguel)

Participante do Pará bateu no treino de sábado e ficou fora da prova
Tempos do treino, geral


Tempos dos Top 10


Na primeira bateria, tivemos a liderança de Luis Clemente Moroni (Celta #98) de ponta a ponta, seguido de forma surpreendente pelo Novato Márcio Campos (Celta #31), destaque de desempenho na bateria. Tivemos incidentes, alguns com intervenção do Safety Car, como a batida na reta do Celta de Magno Adam, rodada de Edy Azevedo #117 na curva 1 (após rebocado o carro pegou) e o Palio #64 de Alex Schons, que perdeu a roda na curva do grampo. Retomada a prova, viu-se uma espetacular vinda de Rafael Mocelin (Palio #143) para as primeira posições, tendo assumido a 2ª colocação há poucas voltas do final.


Palio #64 de Alex Schons perdeu a roda


Galera no grampo

Bonita tomada de pega entre Ike Halmenschlager (Gol #22) e Rafael Biancini (Celta #43)

Moroni foi seguido de perto pelo Novato Márcio Campos, que surpreendeu com seu desempenho

Rafael Mocelin (Palio #143) em mais uma brilhante recuperação, saiu de 11º e acabou em 2°


Resultado 1ª bateria



O intervalo das baterias foi de muito trabalho para algumas equipes. A de Alex Schons trabalhou forte para recuperar o estrago proporcionado pela perda da roda dianteira direita, enquanto o preparador Tuxo trocava o motor do Corsa #11 de Batavo Martins, que fumou na 1a bateria. Ambos voltaram para a prova.




Palio de Alex Schons sendo rebocado pros boxes


Equipe de Schons trabalhando. O carro voltou para a 2ª bateria

Equipe Tuxo trocando motor do Corsa #11 de Batavo Martins

Já na 2a bateria, Mocelin partiu à caça de Moroni, e em algumas voltas já assumia a liderança. Logo após, Safety Car na pista, devido ao estouro do pneu de Catô Belleza (Corsa #66) no final da reta. Mocelin manteve a ponta até o final, faturando, também, na soma das baterias.

Pegas no "S" da entrada da reta oposta

Mocelin assume a ponta

Rafael Mocelin em cima do seu carro, comemorando a vitória

Resultado da 2a bateria


Veja, abaixo, os resultados finais por categorias. A próxima etapa será em Guaporé, 19/09.


Resultado final - Categoria A

Resultado final - Categoria B
Resultado final - Categoria N

sábado, 28 de agosto de 2010

Treinos de sábado do Marcas/Fusca/Fórmula 1.6



Gol #111 Rodrigo Kreuz / Celta #177 Mário Bernardi




Celta #80 do Estado do Pará


Piloto Oswaldo Cavallare Ferreira tirou 3º na Fireball Master (kart), semana passada no Velopark



Corsa #36 Alex e Jorge Mottola



Corsa #117 de Edy Azevedo, linda pintura, recuperado da porrada com Choka no Brasileiro em Tarumã





Corsa # 11 Batavo Martins/Vilson Jr., Gol #97 Luiz Sena Jr.





Corsa #50 Nelson "Negão" Cardoso / César Oliveira, vencedores 2a etapa e 2o na Cat. A



Fusca de Moacir Fighera (#8, mazááá)



Corsa #9 João Tavares, peguei dando uma atravessada bonita no treino do dia 14/08



Celta #31 Márcio Campos (carro de Tiririca/Ferlauto em 2009)



Paulinho Santos passando em cima da zebra na curva tinhosa



Olha aí uma rodadinha...



"Chove/seca" constante fez parte do tempo desta sábado



Mais um atravessado...





Fiesta #210 Machão Cardoso / Pierre Ventura (Vitor Genz?)



O Blog do Passatão esteve no Velopark hoje pela manhã, para dar uma espiada nos treinos do Gaúcho de Marcas e Pilotos / Copa Fusca / Fórmula 1.6.

A coisa já estava movimentada, muitos carros, mas com certeza chegarão muitos outros, principalmente do Marcas, temos um grid por volta de 50 carros esperado para amanhã.

Estava chegando o Corsa #50, de Nelson Cardoso/César Oliveira, vencedor da 2a etapa e 2º lugar na Categoria "A".

Fui surpreendido ao avistar o Celta #80, vindo nada mais, nada menos que do estado do Pará. O piloto, Osvaldo Cavallare Ferreira, pelo que pude apurar pesquisando na internet, é um fominha, tendo obtido o 3º lugar no Velopark Cup (kart) semana passada, categoria Fireball Master. Que seja bem-vindo ao nosso certame, que é praticamente o Brasileiro, pois tem o catarinense Alexander Cé, de Criciúma, participando regularmente de Fiesta, e eventuais participações de outros estados.

Já na Copa Fusca, falei com o nosso amigo Rogério "Bareta" Xavier, que lidera o campeonato a bordo do Fusca #5, em parceria com Herbert de Souza. Trata-se de um verdadeiro "bota", andou muito no motociclismo (lembro das RD 350 em Tarumã), e fez participações recentes na Fórmula Classic. Volto a dizer, é o cara da Fusca que faz o Tala mais bonito, atravessando de uma forma espetacular.

Outra figura com a qual falei foi o Cláudio "Cacau" Ricci, representante gaúcho na GT Brasil (ganhador da última etapa em Interlagos) e Stock Car (participará da Corrida do Milhão no próximo fim-de-semana). Trata-se de outro "fominha", está em todas, encontrei-o sábado passado no Museu do Automobilismo em Passo Fundo, hoje me contou que veio visitar uns parentes por aqui e resolveu dar uma espiada na movimentação no Velopark, também porque é amigo do passofundense Fernando Stédile, que disputa a Fórmula 1.6. Aliás, quando conversávamos sobre a tocada dos carros do Marcas, com a traseira solta por causa do pneu radial, me contou que andou de Uno com Stédile, uma época. Desejamos desde já boa sorte, e que traga este milhão de reais aqui pro RS, semana que vem.

Dei uma olhada numa sessão de treinos do Marcas/Fusca, fiquei em cima da ponte, excelente lugar, e pude perceber, em pouco tempo, várias escapadas na curva que eu chamo de "Tinhosa", o grampo após o S da curva 1. Não há uma categoria que assisti que não tenha pelo menos uma rodada, escapada ou passada por cima da zebra. Quando andei ali na Classic, também tive algumas. A zebra da saída não segue a tangência natural da curva, complicando a vida de quem não entrou respeitando o seu limite. Como disse com sabedoria o Professor Jorge Fleck, resumindo muito bem o autódromo do Velopark: é a pista do "Decifra-me, ou te devoro".

É isto. Amanhã estarei lá desde cedo acompanhando a movimentação. Veja a transmissão ao vivo pelo site do Velopark, e também a cronometragem online através do endereço http://www.velopark.com.br/ao-vivo/

Não percam, também, a cobertura em tempo real que farei pelo Twitter AutomobilismoRS por Niltão Amaral, acesse http://twitter.com/automobilismors ou então simplesmente @automobilismors, se você tem conta no serviço. Textos, fotos e vídeos online, direto do Velopark.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rally Internacional Classic Car Club ocorre hoje e amanhã


A Fusqueta 1973 de Leonardo Tumelero


Diversidade de relíquias é característica da prova


Uruguaios costumam "meter fierro"


Niltão Amaral e Leonardo Tumelero, campeões do ano passado (Cat. Velocímetro)


Está rolando neste fim-de-semana o X Rally Internacional do Classic Car Club RS, rally de regularidade de carros antigos, realizado em estrada com boas condições de rodagem.

O evento é extremamente bem organizado, e posso falar com propriedade, pois já participei em 2005, 2007, 2008 e 2009, como navegador, também em parceria com o Leonardo Tumelero e seu belo Fusca 1973 amarelo, exceto em 2007, que fomos com o Fusca 1200cc 1962, uma verdadeira relíquia, mas encarar subidas com ele é um desafio. Já o amarelinho é BEM mais fortinho!

Este ano haverá participantes do RS, SC, PR, SP, RJ, MG, DF, Uruguai e até um casal da Itália. É um verdadeiro espetáculo, além da convivência, as relíquias que participam. Nas várias edições já participaram carros como Carreteras, Bel Air, Saab 2 Tempos, Jaguar da década de 50, Impala, Austin, Triumph, Ferrari Dino 1973, Porsches da década de 70, Lotus, Maserati Spyder Biturbo 1990 e por aí vai. Uma verdadeira "exposição" de raridades, da forma que tem de ser: na pista, andando! Sem falar nas belas paisagens gaúchas, visitadas nos roteiros.

O roteiro saiu do Autódromo de Tarumã hoje pela manhã, com uma prova de habilidade condutiva, seguindo para almoço no Morro da Borússia, em Osório, depois rumando para Gramado. O 2º dia, amanhã, parte de Gramado, passa por Tainhas, almoço em Caxias do Sul, depois retorna a Gramado por Nova Petrópolis.

Na edição passada Leonardo Tumelero e Niltão Amaral sagraram-se vencedores do Rally Internacional, na categoria Velocímetro, sendo que nas demais categorias houve um domínio quase completo dos hermanos uruguaios.

Este ano Leonardo fará dupla com Marcelo Malinowski, tendo em vista que Niltão está focado totalmente na Fórmula Classic, nesta temporada.

Se você estiver em Gramado no final da tarde de hoje ou de amanhã, vale a pena conferir as relíquias.

E não esqueça de acessar o Site do Rally.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Passat Canhão é destaque no Jornal Pit Stop

O Passatão #8 é destaque no Jornal Pit Stop n. 88, agosto/2010, publicação dirigida ao público simpatizante do automobilismo, recém tirada.

A página 5 falou sobre a prova da Fórmula Classic RS, realizada no Velopark no dia 01.08, e ilustrando o texto está o nosso "auto", vencedor da Cat. D2C, pilotado por Niltão Amaral e Leonardo Tumelero.

O jornal tem tiragem de 10.000 exemplares e é distribuído gratuitamente nos autódromos e meio automobilístico em geral (oficinas, etc.).

Peleia à vista no Velopark! E terá cobertura ao vivo por Niltão Amaral.


Pessoal tentando descobrir os limites do carro e da pista, nesta quarta.
(Foto: Paulo Torino/Velopark)


Fabiano "Tiririca" Cardoso já havia sido flagrado tentando voar, nos treinos dos dias 14/15
(Foto: Paulo Torino/Velopark)


Estive no Velopark hoje novamente, para acompanhar o seguimento dos treinos livres que antecedem a peleia que vai ocorrer neste final de semana, naquele autódromo, com Marcas & Pilotos, Copa Fusca e Fórmula 1.6. As categorias já haviam estado lá, nos dias 14 e 15 de agosto, treino o qual acompanhei.

Não tivemos muitos carros na pista, número que deverá aumentar substancialmente nos próximos treinos, marcados para esta sexta.

O domingo promete, pois temos vários ingredientes que farão a corrida do Marcas ser histórica: a presença já habitual de um grid imenso (aproximadamente 50), dividindo algumas curvas estreitas, que exigem muita técnica e habilidade dos pilotos, tudo isto somado à chuva que está prevista. Não dá pra perder.

Ciente disto, o pessoal anda acelerando forte e descobrindo os limites da pista e dos carros. Viram, lá no início deste post, o sensacional click que o Paulo Torino fez do Uno pilotado por Tiago Schadler, com a traseira literalmente voando?!

Ingressos a R$ 10, estacionamento a R$ 15,00. Vale cada centavo, quem já viu uma etapa sequer do Marcas sabe. Ah, as Fusquetas dão muitos pegas bons, nosso ex-colega de Classic, Rogério "Bareta" Xavier deverá está presente. Aliás, guia uma barbaridade, bonito de se ver. Já as Fórmulas esperamos ver com um grid legal, é uma categoria que não pode morrer, é escola para pilotos que querem alçar altos vôos.

O cronograma completo você encontra lá no site da APPA, para acessar clique aqui.

Estaremos lá fazendo a cobertura ao vivo no domingo, com textos, fotos e vídeos, pelo twitter AutomobilismoRS por Niltão Amaral. Acesse por http://twitter.com/automobilismors ou então @automobilismors, se você tem conta naquele serviço.