O Blog do Passatão acompanhou o dia de velocidade no Velopark, neste domingo. Mais uma vez, todos de parabéns, diretoria do Velopark, pilotos, organização das categorias, todos que colaboraram para mais um verdadeiro espetáculo promovido na pista do mais novo palco do automobilismo gaúcho, somando-se aos três existentes.
A Fórmula 1.6 mostrou que está retomando o crescimento, tento aumentado o grid, e com a presença de pilotos de renome, experientes (Fernando Stédile) e novos (Matheus Stumpf, que tem andado muito bem na GT Brasil).
A Copa Fusca, apesar de poucos carros no grid, sempre proporciona pegas sensacionais! Na 1a bateria um duelo ferrenho foi travado entre Moacir Fighera, na ponta, seguido muito de perto por Rogério "Bareta" Xavier, do início ao fim. Na largada da 2a bateria, o carro de Fighera quebrou, deixando o pega de ponta entre Daniel de Oliveira e Jair Regio, sendo que a algumas voltas do final os pilotos se enroscaram, tendo Régio rodado e batido no muro, ficando atravessado na entrada da reta. Na soma das baterias, deu Daniel de Oliveira em 1° e Bareta/Herbert Souza em 2º na Cat. B e Geral. Na Cat. A ficou em 1º Juarez Paim e 2° Moacir Fighera.
Briga de facão entre Moacir Fighera e Rogério Bareta Xavier
Jair Régio roda após envolver-se com Daniel Oliveira, bate no muro e fica atravessado na reta
Já o Marcas coneçou o dia com o treino classificatório, no molhado. A chuva parou, mas a pista ainda estava bastante úmida, provocando algumas atravessadas como a do Celta #31 de Márcio Campos, e atoladas como a do Gol #10, que rodou na curva 1 e precisou ser removido.
Classificatório com pista molhada
Bonita atravessada de Márcio Campos, com pista úmida
Gol #10 rodou e ficou atolado na curva 1, uma das bandeiras vermelhas do treino
Dalmo Carneiro e Paulinho Santos, com cuidado no "S" de alta
A tocada do Marcas é sensacional, traseira sempre escapando (Rodrigo Miguel)
Participante do Pará bateu no treino de sábado e ficou fora da prova
Tempos do treino, geral
Tempos dos Top 10
Na primeira bateria, tivemos a liderança de Luis Clemente Moroni (Celta #98) de ponta a ponta, seguido de forma surpreendente pelo Novato Márcio Campos (Celta #31), destaque de desempenho na bateria. Tivemos incidentes, alguns com intervenção do Safety Car, como a batida na reta do Celta de Magno Adam, rodada de Edy Azevedo #117 na curva 1 (após rebocado o carro pegou) e o Palio #64 de Alex Schons, que perdeu a roda na curva do grampo. Retomada a prova, viu-se uma espetacular vinda de Rafael Mocelin (Palio #143) para as primeira posições, tendo assumido a 2ª colocação há poucas voltas do final.
Palio #64 de Alex Schons perdeu a roda
Galera no grampo
Bonita tomada de pega entre Ike Halmenschlager (Gol #22) e Rafael Biancini (Celta #43)
Moroni foi seguido de perto pelo Novato Márcio Campos, que surpreendeu com seu desempenho
Rafael Mocelin (Palio #143) em mais uma brilhante recuperação, saiu de 11º e acabou em 2°
Resultado 1ª bateria
O intervalo das baterias foi de muito trabalho para algumas equipes. A de Alex Schons trabalhou forte para recuperar o estrago proporcionado pela perda da roda dianteira direita, enquanto o preparador Tuxo trocava o motor do Corsa #11 de Batavo Martins, que fumou na 1a bateria. Ambos voltaram para a prova.
Palio de Alex Schons sendo rebocado pros boxes
Equipe de Schons trabalhando. O carro voltou para a 2ª bateria
Equipe Tuxo trocando motor do Corsa #11 de Batavo Martins
Já na 2a bateria, Mocelin partiu à caça de Moroni, e em algumas voltas já assumia a liderança. Logo após, Safety Car na pista, devido ao estouro do pneu de Catô Belleza (Corsa #66) no final da reta. Mocelin manteve a ponta até o final, faturando, também, na soma das baterias.
Pegas no "S" da entrada da reta oposta
Mocelin assume a ponta
Rafael Mocelin em cima do seu carro, comemorando a vitória
Resultado da 2a bateria
Veja, abaixo, os resultados finais por categorias. A próxima etapa será em Guaporé, 19/09.
Resultado final - Categoria A
Resultado final - Categoria B Resultado final - Categoria N