Categoria fará primeira reunião do ano, apresentando ações para manter crescimento do grid
A Copa Classic RS realizará, no próximo sábado pela manhã, a primeira reunião com seus pilotos e preparadores, embora os coordenadores já venham trabalhando incessantemente desde janeiro, na prospecção e fechamento com apoiadores para a temporada.
A reunião será realizada no templo das DKWs, de Teodoro Janusz, local com um fantástico acervo de carros da marca e peças históricas, inclusive a DKW com a qual Teodoro participa da competição, recentemente utilizada por Francisco Feoli e Roberto Giordani, na preliminar das 12 Horas de Tarumã 2011.
Dentre os assuntos a serem tratados, serão divulgados os apoiadores fechados para temporada 2012, com a presença de um deles, a Autoplast, através do seu representante Carlos Henrique, que fará uma palestra explicando as propriedades e vantagens do lubrificante aditivo da marca, que possui PTFE (teflon), elemento que tem o poder de diminuir o desgaste e até mesmo aumentar a potência do motor. Os carros da Copa Classic utilizarão o produto durante a temporada.
Será apresentado, também, o calendário da competição e o seu regulamento 2012 (cuja única mudança foi a divisdão da categoria FL em até 2000cc e acima), que já está homologado pela FGA e deverá ser publicado ainda esta semana. O regulamento não teve alterações substanciais devido às mudanças já efetuadas em 2011 terem possibilitado o crescimento consistente do grid, de 12 para 28 carros.
Já na próxima semana deverá ser feito o anúncio oficial detalhado de todos os apoiadores da temporada, que até o momento são Zé Pneus, Zago Radiadores, Autoplast, Janaína Crescente e Duar.
A foto acima é do acervo do Alberto Dietrich, e mostra os primórdios das corridas de carros clássicos no Rio Grande do Sul, no autódromo de Guaporé.
A então Fórmula Classic, na época, abrangia carros de rua misturados com carros de competição, e foi o começo para que a categoria se oficializasse e passasse a ser um Campeonato Gaúcho a partir de 2009, homologado pela FGA.
Comecei com o Passat Canhão, ainda de rua, a correr um ano após, em 2007.
Ah, o Chevette bordô, que na época era do Harry Trein, hoje continua competindo, mas desde 2008 virou o #77 de Fábio Mincarone, agora vermelho e branco.
Mais uma grande perda em menos de dois meses para a família da Copa Classic: faleceu, na tarde desta sexta-feira (17/02), em acidente de moto na auto-estrada Porto Alegre-Osório (Free Way), o piloto e atual preparador do Chevette #77 da Copa Classic, o gaúcho Ronaldo Nique, aos 53 anos (ironicamente, o mesmo número que costumava utilizar em seus veículos de competição.
Nique pronto para largar no Rally da Meia Noite 2005
Nique coversando com seu navegador, sobre o percurso
Conheci o Nique em 2005, quando fui assistir à largada do Rally da Meia Noite do Classic Car Club, naquela oportunidade pilotando um Fiat Dardo (carro fora de série com motor Fiat 1300), de propriedade do seu amigo Itajara Xavier. Cavei umas fotos do meu acervo, deste rally.
Primeira prova da Classic que assisti (2005). Olha quem largou na pole.
Depois, lembro da primeira prova da Classic que assisti, também em 2005, em Tarumã, na qual me apavorei com o show de pilotagem a bordo do mesmo carro, fazendo ultrapassagens incríveis na curva 1. Um piloto agressivo (no bom sentido), estilo showman, comparável a caras como Chico Bala e Rogério Bareta Xavier, seu colega de pista na época das motos.
Nique nas motos, em 1975!
Antes disso, com certeza o vi correndo de RD 350 em Tarumã, lá por 1986 ou mais, embora não lembre de detalhes porque era pequeno, mas lembro que meu pai gostava de assistir na Curva do Laço (quando ainda era possível ir até lá), para ver a freada e o contorno dos pilotos com o joelho raspando no chão.
Com estilo agressivo, Nique dava show nos Chevettes
Show na chuva
Com Tadeu Matuzalém, em 1982
Nique passou por "poucas" e boas durante sua carreira
Além das motos, da Copa Chevette e do Gaúcho de Marcas, Nique teve várias participações em 12 Horas de Tarumã, com o amigo Garavello, lembro que na edição de 2007 ele escapou de um incêndio no Chevettão, que sentiu um cheiro forte dentro do carro, abriu a porta e veio ua bola de fogo, encostou o carro e saiu correndo, com mais uma boa história e uma sobrancelha chamuscada. Em entrevista concedida à época, contou: - Invadiu um fogaréu para dentro do carro e eu me joguei para fora. Felizmente foram só uns cabelos chamuscados e o dano material no carro.
Gostava de conversar com ele justamente porque estava sempre contando suas histórias. Ironicamente já tinha passado por acidentes graves de moto, como quando estampou a traseira de um Fusca e voou por dentro do carro, indo de encontro ao lado interno do pára-brisa, o que lhe rendeu uma cicatriz acima da boca.
Ronaldo Nique contando suas histórias na ULBRA
Uma das histórias acima ele sempre contava, quando entrou na pista para correr de moto mesmo estando suspenso pelo presidente da Federação, na época o seu Ibraim. Veja o vídeo acima, onde felizmente alguémm teve a idéia de gravar esta história.
Chevette de Mincarone tinha ganho motor GM 2.0, preparado por Nique
Atualmente a convivência com esta grande figura era mais constante devido à Copa Classic, pois preparava o Chevette #77 de Mincarone desde 2008, recentemente tinha aderido ao novo regulamento e trocado o motor do Chevette 1.6 por um GM 2.0.
Ano passado, numa prova festiva de kart no Tarumã Kart Clube, entre pilotos e preparadores da Copa Classic, Nique ficou em 2o lugar, atrás de Diego Mariante. Na foto, recebe medalha do seu Arnaldo Fossá.
Em novembro de 2010, Ronaldo Nique conecedeu uma entrevista muito bacana no programa "Tudo em dia", do Luciano do Valle, na Band. Veja, acima.
Fica a lembrança das boas histórias contadas por esta grande lenda do automobilismo gaúcho. Em nome da família Copa Classic, desejo força aos famíliares nesta hora tão difícil.
O velório será neste sábado às 13h, e enterro às 18h, no Cemiterio João XXIII, em Porto Alegre.
Fotos: Vilsom Barbosa/Blog do Sanco/Acervo Ronaldo Nique/Niltão Amaral
Ocorreu, na noite desta terça-feira (14), reunião com os participantes do Campeonato Gaúcho de Endurance, que teve como anfitrião Ademar Moro, que abriu as portas da sua "fábrica dos sonhos", a Metal Moro, localizada em Cachoeirinha, e ainda serviu um excelente "xixo" aos participantes. De fazer "babar" qualquer amante do automobilismo.
Carros do Trofeo Linea em aperfeiçoamento
Motores Turbo dos Linea, fornecidos pela FPT, saltarão de 210 para 260cv
A versão mais atual do MRX, protótipo multicampeão da Metal Moro
A empresa é autoridade na fabricação de karts, protótipos e projetos especiais, tais como os carros do Trofeo Linea (que será chamado Copa Fiat em 2012) e carros do Brasileiros de Marcas (Civic e Focus). Foi possível ver vários Lineas desmontados, que para esta temporada terão motor com 260cv (ao invés de 210) e suspensão completamente desenvolvida pela Metal Moro, ao contrário da atual, que é original.
Com a presença do presidente do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, responsável por Tarumã, Família Andrade (Carlinhos e Né, organizadores da categoria), pilotos e chefes de equipe da Endurance, Jhonny Bonilla (apresentando os pneus de competição argentinos NA Carrera, que está importando para o Brasil) e Niltão Amaral como representante da Copa Classic, que pela terceira temporada consecutiva será parceira da Endurance, dividindo a pista nos finais de semana de corrida.
Foram tratados assuntos como preços de inscrições, divulgação da categoria, levantamento dos participantes da temporada 2012 e outros assuntos importantes. Detalhes no site da categoria, http://www.endurancers.com/
O campeonato começa no dia 06 de maio, no autódromo internacional de Guaporé.
Cartaz do 6o Encontro de Cachoeirinha destaca a Copa Classic
E a Copa Classic, mais uma vez, é destaque no Encontro de Carros Antigos de Cachoeirinha!
A 6a edição acontecerá dia 18 de março, no Parcão da cidade. Em 2011, a Copa Classic ganhou o troféu clube destaque em eleição popular. Uma multidão passou pelo evento e chamamos a atenção, conversando com o público, explicando a categoria colocando o pessoal para sentar no cockpit, e dando umas aceleradas nos motores! Clique aqui e veja como foi.
Estas ações, além de divulgar a existência do campeonato e das corridas, aproximam, do automobilismo, o público comum, angariando novos simpatizantes para o esporte.
Este ano queremos movimentar ainda mais a coisa. Então, dia 18/03, todos em Cachoeirinha!
O crescimento consistente que a Copa Classic alcançou em 2011, com a aprovação do novo regulamento, tem tudo para continuar na temporada 2012.
Novos carros sendo montados aparecem a todo momento. O Chevette "General Lee" do Luiz Fernando Mona, de Canoas, que vai correr na categoria FL, nós já tínhamos visto aqui, porém o projeto está caminhando para a finalização.
As rodas originais alargada pintadas de branco ficaram muito bacanas, e agora podemos ver o motor GM família II (Monza, etc.) que está sendo montado com um carburador que aparenta ser uma Weber IDF 40mm dupla.
Ficamos na torcida para que o "General Lee dos Pampas" possa estar engordando mais ainda o grid da primeira etapa da Copa Classic, que está programada para 06 de maio, em Guaporé.
Mais um adversário do Passat Canhão na FL! A brincadeira tá ficando boa! ;)
Assista, acima, ao trecho do programa Alto Giro, exibido no Speed Channel para toda a América Latina, mostrando os melhores lances da Copa Classic preliminar das 12 Horas de Tarumã 2011.
Grande público presente e grandes pegas na pista de Tarumã!
Aos 0:33 aparece a turma de Ivoti, o preparador Maicon, da MetalGarage e os pilotos Marcelo Bottizzo e Francisco Rossi, no canto direito do vídeo, nada menos que os campeões gaúchos de Endurance 2011 na cat II (protótipos aspirados).
E o Passat Canhão aparece na abertura do programa (0:12), subindo a reta à noite no meio das 12 Horas, num entrevero com protótipos e turismo! Além de aparecer em bons pegas na Classic, a prova ficou linda no vídeo! Hehehe!
Piloto do Passat Flecha #3 (e do Passat Canhão #8 de 2009 a 2016) na Copa Classic RS, Super Turismo RS Endurance Brasil e Gold Classic. Bicampeão das 6 Horas de Guaporé (2016/2018). Trabalhos como repórter/comentarista de automobilismo realizados nos canais Discovery Turbo, Speed Channel e Esporte Interativo, colunas feitas para o jornal Pit Stop e revistas Potência Máxima e Curva 3. Piloto de safety car no Gaúcho de Velocidade.