O programa Cafezinho das 17h, da Rádio PopRock, que tem cobertura em várias regiões do Rio Grande do Sul, anunciou hoje a etapa deste final de semana da Copa Classic.
O programa é líder de audiência da rádio, e a parceria foi viabilizada por Janaína Crescente, sutiãs sob medida, apoiadora da Copa Classic.
Foi divulgado hoje pela FGA e Automóvel Clube do Rio Grande do Sul os horários oficiais das provas dos campeonatos gaúchos de Copa Classic e Endurance, cuja programação acontecerá no próximo final de semana (dias 2 e 3 de junho).
O sábado será de treinos livres, que serão às 9h, 11h10min e 14h45min. O treino classificatório será às 17h10min.
No domingo acontecerão as duas baterias: a primeira bateria às 9h20min, e a segunda bateria às 11h10min.
À tarde acontecerá a prova de 3 horas da Endurance, com largada prevista para às 13h40min.
Novo MC Tubarão terá concorrência do MRX de fábrica
Boas notícias!
Confirmada a participação do novo MC Tubarão na etapa do dia 10 de junho da Top Series, novo Campeonato Brasileiro de Endurance. Na primeira etapa os protótipos gaúchos, os mais rápidos e constantes do Brasil, ficaram de fora, deixando o caminho livre para os GTs tomarem as primeiras posições.
Agora os protótipos estarão bem representados e poderão fazer frente a supercarros como Mercedes SLS e outros.
Já no Gaúcho de Endurance, no próximo final de semana, o Tubarão enfrentará a forte concorrência do MRX de fábrica da Metal Moro. Será uma peleia e tanto!
Abaixo, o release da Equipe MC:
"No próximo Domingo dia 3 de junho em Tarumã será disputada a 2 etapa do Campeonato Gaucho de Endurance.
E a Equipe Mc Competições / Eurobike de Campo Bom irá em busca de mais uma vitória com o seu novo MC Tubarão que está em sua nona versão. Agora equipado com um novo motor Duratec de 4 cilindros e Turbo compressor que chega aos 400cv de potencia.
Os pilotos Tiel de Andrade e Bruno Justo querem manter o ótimo resultado da estréia do carro na primeira etapa de Guaporé que foi marcada pela pole position, melhor volta e a Vitória na prova.
A prova de Tarumã neste final de semana também irá servir de preparação para a equipe Mc Competições / Eurobike que na próxima semana irá para Curitiba competir na 1 etapa do Top Series nos dias 9 e 10 de Junho, que é o novo Campeonato Brasileiro de Endurance onde competem carros Grand Turismo GT2, GT3 e GT4 como Lamborghini, Porsche, Ferrari, Mercedes SLS, BMW entre outros e também os Protótipos com motores Turbos e aspirados.
Neste final de semana a organização do evento espera um grid próximo a 30 carros divididos em 5 categorias. Dentre os carros que competem na Endurance Gaucha temos Ferrari, Maserati, Audi A3 Sportback, Protótipo Fusion e também os carros de Turismo nacional como Gol, Corsa, Uno entre outros e os Protótipos Aspirados e Turbos onde se enquadra o Mc Tubarão.
Os treinos serão na Sábado e as tomadas de tempo e a corrida no Domingo, junto na programação do evento também teremos a Copa Classic que é a categoria mais charmosa do nosso automobilismo com belíssimos carros que marcaram época em nossas pistas.
A equipe MC Competições / Eurobike conta com o apoio de Hoff, Noko Química e Noko-Pielcolor."
Chamada de expectativa foi divulgada na última semana
Galaxie Guascar retorna às pistas
O automobilismo brasileiro voltará a ter uma grande (literalmente) presença nas pistas no próximo final de semana: é que o único Ford Galaxie V8 de corrida em atividade no Brasil retorna na 2ª etapa 2012 da Copa Classic, no Autódromo de Tarumã.
Marcelo Bottizzo, campeão da Endurance, volta à Classic
O carro, apelidado de "Guascar", a Nascar dos "Guascas" (termo gaúcho que define aquele que é rústico, forte, valente), de propriedade do piloto e organizador da categoria, Fabiano Zanon, reestreiará sendo pilotado pelo piloto Marcelo Bottizzo, que, além de piloto da Classic, sagrou-se campeão gaúcho de Endurance 2011, na categoria II.
Zanon e Bottizzo revisando o Galaxie
O carro, cuja última participação na categoria foi em 2009, já está passando por uma revisão completa, executada pelo próprio Zanon e pelo experiente preparador Vilmar.
Esta e outras atrações poderão ser vistas rasgando as velozes curvas do Autódromo Internacional de Tarumã no próximo final de semana, com os treinos no sábado e as duas baterias da competição no domingo.
Passat Canhão, após 6 meses de inatividade, treinou até tarde na pista
Uma estranha chuva que insistiu em cair, sem trégua das 14h30 até às 16h30, apenas no perímetro do Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (apesar da maioria dos serviços de previsão do tempo não previrem chuva para o sábado), prejudicou a programação de várias equipes que tentaram treinar hoje, principalmente as da Copa Classic e Endurance, que tiveram uma das últimas oportunidade para os últimos acertos antes da 2ª etapa, que ocorrerá ali no próximo final de semana.
A equipe do Passat Canhão #8, de Niltão Amaral/Leonardo Tumelero (Mecânica Sabiá/MK Mecânica), entretanto, persistiu e foi para a pista, mesmo com o asfalto úmido, para amaciar o novo motor que foi montado para a etapa. Após 38 voltas, apesar de não ter o asfalto seco e com condições ideais de "virar tempo", a equipe ficou satisfeita com o treino: "Apesar das condições climáticas adversas, o dia foi extremamente positivo para a equipe, pois pôde testar o novo motor que foi montado para a temporada, após a quebra na prova de 52 minutos das 12 Horas de Tarumã e o 3º lugar obtido na Classic preliminar, em dezembro. Além do motor ter se comportado a contento, o carro mostrou estar com um bom acerto de chão, mesmo rodando com pneus slick em condições de pista molhada" - disparou Niltão.
Passat #51 na penumbra, para rodar com novo motor
Outra equipe dos clássicos que resolveu dar umas voltas no sábado úmido foi a do Passat #51 "Boa Idéia" de Émerson Preto/Rodrigão Ricciardi. Com novo motor, mais forte e recém montado, a equipe resolveu fazer um "shake down", mesmo chegando no final da tarde e já com pouca luminosidade na pista, que findou a contento.
Jorge Flores, Fusca #55, também se fez presente nos treinos do dia, andando em condições de pista bastante encharcada.
Os clássicos encerraram o dia de treinos já com pouca luz e faróis ligados, demonstando o comprometimento das equipes com o certame da Copa Classic.
Equipe EGP/TKC trabalha duro na escuridão de Tarumã
Outras equipes aproveitaram a tarde para dar - um tentar dar - algumas voltas: no Marcas, o Celta #100; e na Endurance houve as seguintes presenças: o novo protótipo Tubarão e a linda - e ainda virgem em provas - BMW M1, (Equipe MC Competições); o Uno 2.0 16v de Aldoir Sette; o protótipo Spyder/Opel #43 de João Catita; o protótipo Spyder/VW de Celso Ponsoni/Juliano Fantin; e o protótipo Spyder de Antônio e Michael Soares/Eduardo Tomedi. Já a equipe Escola Gaúcha de Pilotos/Tarumã Kart Clube, do Prof. Airton Diehl, fez forte trabalho de boxes para colocar o seu VW Polo em condições de participar da próxima etapa da Endurance, após capotagem do Gol #11, campeão da cat. IV em 2011.
A peleia toda acontecerá no próximo final de semana (dias 02 e 03 de junho), no Autódromo Internacional de Tarumã, com várias atrações já confirmadas no grid.
Faltando uma semana para a 2ª etapa da Classic, certamente amanhã Tarumã receberá diversos "velhinhos" para os últimos ajustes antes do final de semana da peleia.
O Passat Canhão estará por lá, principalmente para fazer amaciamento de motor, e virar umas voltinhas rápidas para ver como anda o auto. Já coloquei o macacão pra arejar e tirar o mofo! hehehe!
Então, se estiver de bobeira, dê um pulo em Tarumã amanhã à tarde, a partir das 14h.
Foi informado hoje pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul o preço de inscrição e os boxes dispóníveis para a Copa Classic na 2ª etapa, a ser realizada em Tarumã, dia 03/06.
Preço de inscrição:
A inscrição ficou em R$ 400,00 por carro. Serão acrescidos, posteriormente, os custos de produção do DVD da prova e da confecção do troféu de homenagem a Mário Tibiriçá de los Santos, que dará nome à prova. Tibiriçá, piloto da Classic com seu belo Renault 4cv ano 1948, faleceu em janeiro deste ano, de câncer.
Boxes:
Os boxes disponíveis para a Copa Classic serão os de número 01 a 10. São boxes provisórios, já que os principais foram derrubados para a construção de novos, mas segundo o ACRGS, os boxes estarão totalmente fechados até a data da prova.
Lista de inscrição (previsão):
Cat. A (até 1000cc ou fabricação até 1950)#01 - Carretera Chevrolet 1936 - Carlos Eugênio "Ratão"
#88 - DKW - Teodoro Janusz
Cat. B (de 1001cc até 1600cc)
#12 - Fiat 147 - Thadeu Enzweiler
#51 - Passat 1.6 - Emerson/Rodrigão
#55 - Fusca AP - Jorge Flores
#69 - Mini 1275cc - Fernando Brock
#74 - Corcel I - Fernando Leke
#99 - Brasília - Eduardo Neves
#888 - Chevette - Giancarlo Scomazzon/Érico Postal
Cat. C (de 1601cc até 1800cc)
#16 - Puma GT - Sérgio Aguinsky
#47 - Passat - Jorge Krug
Cat. FL1 (até 2000cc e conforme preparação)
#08 - Passat Canhão - Niltão Amaral/Leonardo Tumelero
#13 - Fusca Hot - Tonho Sala
#31 - Fusca Hot - José/Paulo Fontes
#36 - Passat - Nereu Rebechi
#58 - Passat TS - Diego Mariante
#73 - Puma AP - Moisés Rosemberg
#77 - Chevette - Fábio Mincarone
#147 - Fiat 147 Europa - Rogério Franz
Cat. FL2 (acima de 2000cc e conforme preparação)
#06 - Opala Stock 6cil - Rodyvan Möller
#43 - Opala Stock 4cil - Marcos Voges/Ramiro Tissot
#79 - Ford Landau V8 - Marcelo Bottizzo
#98 - Puma GTB 6 cil - Alberto Dietrich
#302 - Maverick V8 - Leovaldo Petry
Veja, acima, o vídeo do 2º acidente grave ocorrido na 1ª bateria do Marcas e Pilotos, hoje em Guaporé, disputa da 3ª etapa 2012 do certame.
Envolvidos no acidente: Uno #77 de Leandro Scherer/Eduardo Fagundes; Celta #71, da dupla Petroll/Moller; o Celta #9, de Tavares/Rotta e o Corsa #45, de Wermuth Jr. Foi mais o susto, ninguém ferido com gravidade.
A bateria foi encerrada sob bandeira amarela, devido ao acidente.
Este domingo foi dia de velocidade em Guaporé, com a realização da 3ª etapa do Gaúcho de Marcas, Copa Fusca e Fórmula 1.6. Vamos a um apanhado do que aconteceu por lá:
Marcas e Pilotos:
Uno #78 destruído após acidente (Foto: Leila Schaefer)
A primeira bateria do Marcas foi marcada por dois graves acidentes. Jairo Bastos (Uno #78) e João Batista Rosa (Celta #51) bateram forte na rápida Curva do Radiador, foram encaminhados ao hospital, mas passam bem, tendo ficado apenas em observação devido à força da pancada.
Após interrupção da corrida e nova largada, mais um acidente forte entre o Uno #77 de Leandro Scherer/Eduardo "Negocinho" Fagundes; Celta #71, da dupla Petroll/Moller; o Celta #9, de Tavares/Rotta e o Corsa #45, de Wermuth Jr., provocando nova intervenção do resgate médico, que levou Fagundes ao Hospital para exames. (informações do Blog Pit Lane)
A bateria terminou em safety car, com Fernando Jr/Moroni (Celta #98). vencendo. Rafael Cohen (Ka #3) chegou em segundo, Luiz Sérgio Sena Jr. (Gol #198) em terceiro e a Nehrke/Vieira (Gol #40) em quarto. Na classe B, Dirceu Magno venceu, com Eduardo Gontijo em segundo e Christian Matuzalen em terceiro. A N foi vencida pela dupla Celso Schuler/Juliano Salton, seguidos de Carlos Maciel e Marcos Silveira.
1a bateria havia começado assim (Foto: Dudu Leal/Divulgação)
Na 2ª bateria, o grid sofreu forte impacto por conta dos acidentes da corrida inicial. Largaram 26 carros. Essa bateria, contudo, transcorreu sem acidentes, fora os toques e esfregões normais de corrida. Rafael Cohen e Luiz Clemente Moroni (dupla de Fernando Jr no Celta #6), largaram na sétima e oitava posições, respectivamente, pois a regra do Marcas prevê a inversão dos oito primeiros.
Moroni partiu melhor e logo entrou na briga com Rafael Biancini pela ponta. Os dois acabaram se tocando na curva 3 e Biancini levou a pior, caindo para o meio do pelotão. Cohen conseguiu negociar passagem até a segunda posição e ambos iniciaram um forte duelo.
Já na segunda metade da prova, o Cohen conseguiu colocar por fora na curva 1 e contornar a curva 2 por dentro, assumindo a ponta. A partir daí, controlou o ritmo da prova rumo à vitória. (Fonte: Site Marcas e Pilotos RS)
Copa Fusca:
Fighera, #8, número vencedor, faturou tudo (Foto: Copa Fusca/Divulgação)
O nome da etapa de Guaporé na Copa Fusca foi Moacir Fighera (#8, numero vencedor, hehehe), clássico esquema "barba, cabelo e bigode". Fez a pole (1:28,819) e faturou as 2 baterias da prova.
Outro destaque foi o estreante Tiago Takagi, que fez bela prova na cat. B.
Estou aguardando a publicação dos resultados completos para colocar aqui.
Fórmula 1.6:
Giacomello, 3º na foto da 1ª bateria, vencedor da 2ª (Foto: Bernardo Bercht/Cpovo)
Nas baratinhas da Fórmula 1.6 gaúcha, o "gringo" de Bento, Marcelo Giacomello, continua afundando o "pezon" no assoalho do bólido, e sendo destaque da etapa.
A 1a bateria foi vencida por Antônio Grasselli, com Stédile em 2º e Giacomello em 3º. Na 2ª bateria, apesar de largar em 6º devido à regra de grid invertido, o Giacomello foi galgando posições até vencer, disparando, assim, no campeonato.
No decorrer da semana completarei as informações, principalmente quanto aos resultados completos das provas.
O Blog do Passatão esteve em Tarumã no último sábado para acompanhar a primeira vez da Audi DTCC no veloz cicrcuito de Tarumã!
Os carros são Audis A3 2.0T muito bonitos e bem apresentados, inclusive mantendo o painel original, e tem pouca preparação, equipados com a injeção eletrônica gaúcha ProTune, carros montados e com assitência total da competente turma da MC Competições de Campo Bom (Carlinhos Andrade e os filhos, Tiel, Né e Dente). Aì está justamente a questão interessante: a categoria possibilita ver como é o desempenho de carros praticamente de rua, quase iguais dos que alguns tem na sua garagem, apenas com os ajustes indispensáveis para a pista. Proposta bem mais interessante que carros tubulares com bolha.
Audis descendo o Tala
Na primeira prova, assistida do Tala, chamou atenção o silêncio do carro, aliado ao controle de tração, que fazia o carro dar mini "cantadinhas de pneu" no contorno da curva, até porque, devido à turbina, o carro não tem aquele "berro" tradicional de carros de corrida.
Filho de Flávio Pilau "apavorou" na estréia na categoria. (Hot Car, 1982)
Alexis, após podium
Carros após revisão completa
Resultado 1a prova
A 1ª prova do dia foi dominada pelo #8 (bonito número, hehehe), de Adolpho Rossi/Williams Farias, seguido a 0,6s pelo gaúcho e estreante Alexis Pilau, que surpreendeu muitos com seu desempenho. Na verdade, surpreendeu para quem não sabia que ele é filho de peixe: seu pai é Flávio Pilau, renomado piloto dos anos 80, em categorias como Hot Car, Marcas e outras (foto acima furtada do Blog do Sanco).
Marçal x Pilau
Amorim x Vianna
Já na 2a prova, com grid invertido, quem pulou pra frente foi Pedro Queirolo #13, que sobrou, abrindo mais de 4 segundos de vantagem de Marcal Melo #83, que protagonizou um pega fantástico com Alexis, com várias tentativas de ultrapassagem, disputa com técnica, bonito pega, mas Marçal conseguiu segurar o ímpeto de Pilau, que fez a volta mais rápida com 1:17,865. Outro bom pega foi de Wagner Amorim e Fábio Vianna, pela 10ª posição.
Resultado 2ª prova
Bastidores da DTCC
Stoduto, o mascote e o Gaúcho da Fruteira
Os bastidores da DTCC mostratam muita organização, uma área de alimentação dentro dos boxes muito bem servida para pilotos, jornalistas, e todos que ali estavam. E não podia faltar, claro, o Gaúcho da Fruteira, seu irmão, Stoduto, e o mascote, sobre o qual em breve haverá promoção aqui no Blog!
Foi um bom sábado de velocidade, e que os Audis voltem a Tarumã para proporcionar outros pegas como so de hoje.
A categoria mais querida do automobilismo gaúcho coloca 12 carros no grid em Guaporé.
A pole mostrou que a disputa da 3a etapa do campeonato gaúcho de Copa Fusca irá pegar fogo. Moacir Fighera #8 cravou a pole-position com o tempo de 1.28,819, superando Daniel Oliveira #42 por apenas 995 milésimos. A pole na B ficou com Vanderlei Pires #20 com o tempo de 1.31,041, a outra surpresa do dia foi o colocação do estreante Tiago Tagagi, que ficou em segundo lugar no grid da B.
Este final de semana tem várias opções para os gaúchos amantes da velocidades matarem sua sede de carreras.
Em Guaporé, na serra gaúcha, teremos a 3ª etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos, Copa Fusca e Fórmula 1.6, categorias que costumam apresentar peleias fantásticas, todo mundo com a faca nos dentes em busca da melhor colocação.
Um dos destaques do final de semana é a estréia do belíssimo Fusca #54, juntamente com Tiago da Silva, neto do "Vovô Urbano", que fez seu nome na categoria, tendo começado 24 anos atrás. O mais legal de tudo isto é que a equipe planeja a participação nas 12 Horas deste ano com Urbano, seu filho Leandro e o net Tiago, devendo ser fato inédito três gerações disputando a mais importante prova de longa duração em atividade no Brasil.
Tarumã é uma boa opção para aqueles que estarão na grande Porto Alegre neste sábado: serão realizadas a classificação e as duas provas da Audi DTCC, competição monomarca que utiliza o Audi A3 2.0 Turbo, com pouca preparação.
Hoje foram realizados os primeiros treinos livres da categoria no autódromo, e o tempo mais rápido do dia ficou com Marçal Melo/João Gonçalves, com 1:17.339, média de 140,390 km/h.
Segundo informação do Né Andrade, da equipe MC, responsável pelos carros, as provas terão portões abertos, entrada franca, só chegar. Abaixo, os horários de amanhã:
Sábado – 19/5
09h10 às 09h20 – Warmup AUDI DTCC
11h00 às 11h50 – 5ª Prova AUDI DTCC
14h00 às 14h50 – 6ª Prova AUDI DTCC
Já em Erechim está rolando o Rally Internacional (velocidade), com várias máquinas vencendo bumps e levantando terra.
Roberto Figueroa, grande divulgador do automobilismo nacional e regional
Foi com grande alegria que todos os amantes da velocidade receberam a notícia no dia de hoje. O programa "Curva do S", apresentado por Roberto Figueroa, que era exibido pelo Canal Speed, que foi tirado do ar para dar lugar ao Fox Sports (que tem 90% de futebol na sua programação), breve estará de volta à televisão, através do canal Esporte Interativo, continuando com a produção da competente e canoense Inline Produtora, de Marcos Moschetta.
E tem novidade: foi criado o programa "Curva do S nas Pistas", dedicado exclusivamente a provas de automobilismo e motociclismo.
Bem vindo de volta, "Curva do S"! O automobilismo regional volta a ter um dos poucos canais acessíveis para sua divulgação. Abaixo, carta de Roberto Figueroa, contando detalhes:
"É com muita alegria que informo que o programa Curva do S, esta de volta na televisão brasileira, a partir da próxima quinta feira dia 24 de maio no canal Esporte Interativo (http://www.esporteinterativo.com.br/).
O canal Esporte Interativo tem transmissão via:
TV aberta: VHF
São José dos Campos - Canal 9
Santa Inez - canal 10
UHF
São Paulo - Canal 36
Campinas - Canal 26
Santos - Canal 59
Mogi das Cruzes - Canal 58
Vitória - ES - Canal 20
Curitiba - PR - Canal 14
Porto Velho - RO - Canal 25
Macapá - AP - Canal 19
Belém - PA - Canal 17
Manaus - AM - Canal 20
Araguaína - TO - Canal 26
Rio Verde - GO - Canal 3
Via Parabólica:
Estamos localizados no satélite C2 analógico, na frequência 980 Vertical, e também no C1 digital, na frequência 3695 horizontal (taxa de símbolo 4400, fec é 2/3). Caso você não consiga sintonizar o Esporte Interativo na sua parabólica, recomendamos que você procure um técnico na sua região.
TV’s por assinatura:
OI TV - no canal 515
Claro TV - no canal 48
Cabo Telecom - nos canais 47 (analógico) e 200 (digital)
Além, no caso de você nâo estar perto da TV, o canal também é disponivel via internet e telefones celulares.
Teremos a princípio 2 horarios semanais, nas quintas o programa inédito as 12.30, e com repetiçâo aos domingos as 9.30.
Também gostaria de falar sobre um novo projéto de programa chamado “Curva do S, na Pista”, totalmente dedicado a provas de automobilismo e motociclismo nacional, indo ao ar aos sabados as 8.30.
Repasso agora alguns números oficias de audiência do canal Esporte Interativo:
Audiência média diária – 140.000 (indivíduos/minuto)
Alcance médio diário – 7.291.500 (indivíduos únicos que veem o canal por, pelo menos, 1 minuto)
Alcance médio mensal – 39.898.300 (quase 40 milhões de pessoas passam pelo canal em um mês!)
Cobertura – 107.000.000 (indivíduos que tem acesso ao canal no Brasil)
Com esta nova parceria, tenho certeza absoluta, que nosso trabalho em trazer o melhor da velocidade brasileira e internacional junto com seus bastidores, vai ser cada vez mais completo!
É sempre muito importante a colaboraçâo de todos, com comentários, sugestôes e críticas, no site do canal!
Agradeço muito todo o apoio em todos esse anos, e vamos em frente!
É isso mesmo. O Passat acima é do Geraldo Cruz Teixeira, de Porto Alegre, mais um futuro participante (sem previsão de estréia, ainda, está pintado e irá para instalação de santoantônio) da Copa Classic RS, uma das categorias com o crescimento mais sólido do automobilismo gaúcho.
Para se ter uma idéia, o grid da categoria começou 2011 com 12 carros no grid, e terminou com 28 carros na última prova, preliminar das 12 Horas de Tarumã. A primeira etapa deste ano, já conhecida por ter grid menor, ainda mais sendo no interior, começou com 17 carros, e previsão mínima é de pelo menos 25 carros na próxima etapa, em Tarumã, dia 03/06.
Comparando a primeira etapa 2011 com 2012, tivemos um crescimento de 41%. Durante 2011, do menor ao maior grid, houve um crescimento de 133%.
Bom trabalho, Geraldo! Estamos aguardando o Passatão no grid.
Assista, acima, compacto em vídeo da 1a etapa 2012 da Copa Classic, realizada em Guaporé, no último dia 06 de maio.
Não é um vídeo profissional, foi captado, editado e narrado por este que vos fala, mas dá pra ter uma idéia do que foi a etapa inugural dos "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho!
Fabiano Zanon, Sérgio Aguinsky (Classic), Perna (Bate Roda), Gerson Ribeiro (Master Power Turbo), Marco Patané (Full Turbos), Niltão Amaral (Classic) Oscar Moreira (Bate Roda)
Os coordenadores da Copa Classic, Fabiano Zanon, Sérgio Aguinsky e Niltão Amaral, participaram no último sábado do programa Bate Roda, na rádio Band AM 640 KHz.
Estavam presente, também, Marco Patané, da Full Turbos, uma das principais lojas de produtos de performance do estado, e Gerson Luís Ribeiro, Gerente Comercial da MASTER POWER TURBO, empresa gaúcha situada em São Marcos, que vem se destacando nacionalmente na produção de turbocompressores linha automóveis, competição e pesados.
O Bate Roda vai ao ar todos os sábados às 13h, na rádio Band RS, que pode ser sintonizada no AM 640, ou pela internet no endereço http://www.bandrs.com.br/player/rb.html
Os representantes da Copa Classic RS estarão daqui a pouco, às 13h de sábado, nos estúdios da Band AM 640 KHz, para participar do programa Bate Roda, com Oscar Moreira, Ademir Perna Moreira e Airton Diehl.
O programa repercutirá a 1a etapa da Classic e Endurance, realizada no final de semana passado, em Guaporé.
Sob muita neblina, os clássicos abriram a temporada 2012
Foi dada a largada para a temporada 2012 do Campeonato Gaúcho de Copa Classic, competição de velocidade em asfalto que reúne carros clássicos, conhecidos como os "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho. A primeira etapa do certame ocorreu no último final de semana, no Autódromo Inernacional de Guaporé, na Serra Gaúcha, cidade recentemente considerada como a de melhor gestão fiscal do estado do Rio Grande do Sul.
Público compareceu, apesar da "cara amarrada" do tempo
Foram 17 carros inscritos, dos quais largaram 16, pois Joel Schumann, apesar de ter feito o treino classificatório, teve problemas elétricos no Chevette #97 e não conseguiu alinhar para as baterias da competição, realizadas no domingo pela manhã. O público foi em número razoável, levando-se em conta o tempo fechado, e não dispensou o tradicional churrasco enquanto assistiam aos pegas.
O treino classificatório, realizado no sábado, mostrou um equilíbrio impressionante entre os 3 melhores classificados, com menos de meio segundo de diferença entre o pole, Leovaldo Petry (Maverick V8 #302) com 1:22,225, Tonho Sala/Paulo Barreto (Fusca Hot AP #13), com 1:22,589 e Marcos Voges/Ramiro Tissot (Opala #43), com 1:22,682, sendo que a surpresa foi o Fusca, que é da categoria FL1 (até 2000cc) colocar-se em meio aos "grandalhões" da FL2 (acima de 2000cc). Os demais poles foram: categoria A, Teodoro Janusz (DKW #88); categoria B, Fernando Leke (Corcel #74) e categoria C, Jorge Krug (Passat #47).
Volta de apresentação
Vídeo da largada da 1ª bateria
A manhã do domingo começou com forte neblina, bastante comum nesta época na região serrana do estado, fazendo com que a largada fosse adiada em alguns minutos, visando a segurança dos pilotos, mesmo assim o piso ainda estava um pouco úmido.
Fusca #13 teve problemas na 1ª bateria, quando liderava
Opala #43 na frente, Maverick #302 se aproximando conforme pista secava
Mariante e Rebechi fizeram belo duelo de Passats
Puma #16 (Aguinsky) e Corcel #74 Leke, em um bom pega
Dada a largada da primeira bateria o Fusca #13 de Sala/Barreto assumiu a ponta na freada da curva 1, mantendo a liderança, porém, por apenas duas voltas, quando um problema mecânico fez o "besouro" parar no final da reta, assumindo a ponta o Opala #43, que havia ultrapassado Leovaldo (Maverick #302). Outro que fez uma largada espetacular foi Diego Mariante, (Passat #58), que pulou de 5º e, mergulando por fora na freada da curva 1, assumiu a 3ª posição, superando Nereu Rebechi (Passat Hot #36) e o Opala. O Fusca chegou a voltar à prova, mas parou definitivamente logo após. Mais atrás, seguiu, com pouca vantagem sobre Nereu Rebechi (Passat Hot #36) e Rogério Franz (Fiat 147 #147), que travavam um duelo próximo, porém Rebechi livrou-se de Franz e encostou em Mariante. Outro duelo interessante foi o do Corcel de Leke e a Puma AP de Sérgio Aguinsky.
Após incidente com Opala #43, Maverick #302 encontra barreira de pneus
Bateria acabou sob safety car, devido ao acidente
Na 9ª volta um acidente mudaria o rumo da corrida: com a pista secando, Leovaldo e seu Maverick começou uma aproximação forte em relação ao Opala, tocado por Ramiro Tissot. Ao tirar de trás do Opala próximo a freada da curva 1 o Opala fez uma breve mudança de trajetória, fazendo com que Leovaldo desviasse, colocasse as rodas na grama e batesse na proteção de pneus, ficando por ali. O incidente foi considerado normal pelos comissários. Desta forma, com o safety car na pista, a bateria acabou, ficando a vitória com Diego Mariante devido a uma punição aplicada sobre Tissot, por ultrapassagem em bandeira amarela.
Equipe e até mesmo o piloto trabalharam pesado no #302
Equipe adversária do Opala #43 ajudou no conserto
A equipe Overboost/MetalGarage (chefiada por Márcio Trasel/Maicon Rodrigo), do Maverick, num show de competência, trabalhou em ritmo frenético, e recebeu ajuda da equipe do Opala #43, seu adversário, demonstrando que a solidariedade e o companheirismo estão acima da competitividade na categoria, e para espanto de todos, alinhou o carro para a 2ª bateria, fato digno de louvor.
Leovaldo, mesmo com carro avariado, largou atrás, e ainda venceu
A bela Carretera 1936 de Ratão, carro mais antigo de competição em atividade
Scomazzon/Postal superaram problemas para andar em casa
Na 2a bateria o Opala #43, agora com Marcos Voges, teve problemas de diferencial e abandonou a prova na logo na 2ª volta. Assim, o Fusca #13, que havia largado em 13º, veio forte e assumiu a ponta, mas Leovaldo Petry, mesmo com o Maverick sem o pára-lama direito e com reparos provisórios, fez uma corrida de recuperação fantástica, logo chegando na 2ª posição, quando partiu à caça do Fusca, gradualmente, até passar e receber a bandeira quadriculada na 1ª posição. Logo atrás, Diego Mariante duelava com Franz e Rebechi duelavam, com várias trocas de posições, mas a bateria terminou com o Passat #58 na frente, seguido do Passat #36 e do Fiat #147.
Na soma das baterias, na categoria A a vitória ficou com Teodoro Janusz e sua DKW #88; Na B, Fernando Leke faturou com o Corcel; Na C, Jorge Krug acelerou forte rumo a vitória; na FL1 e na geral, DIego Mariante foi o grande vencedor; e na FL2, Leovaldo Petry, após uma batida na primeira bateria, recuperou o carro e rumou à vitória na 2ª bateria e na sua categoria.
Passat #51...
e Fusca #27 fizeram boas estréias.
Outro destaque foram os estreantes: Émerson Trindade/Rodrigão Ricciardi, em sua primeira prova no automobilismo, que, apesar dos problemas normais de um carro também estreante, o Passat #51, demonstraram fibra e participaram das 2 baterias; e Gilvan Dall'Oglio, experiente piloto que já teve passagem pelos Opalas, Marcas, Fórmula 1.6 e Copa Fusca, fez boa corrida de estréia na categoria, com o Fusca #27.
A Copa Classic conta com o apoio de Zé Pneus, Zago Radiadores, Autoplast Lubrificantes, Janaína Crescente - Lingerie sob medida e Duar - Protetor de Ar Condicionado.
A próxima etapa é dia 03/06, no veloz circuito de Tarumã, em Viamão, com previsão de pelo menos 25 carros inscritos.
Resultado final da prova após 27 voltas ou 83,160 km (soma das baterias):
Pos. nº nome(s) cat. carro
1º) #58 Diego Mariante FL1 Passat
2º) #36 Nereu Rebechi FL1 Passat
3º) #147 Rogério Franz FL1 Fiat 147
4º) #77 Fábio Mincarone FL1 Chevette 2.0
5º) #47 Jorge Krug C Passat
6º) #27 Gilvan Dall'Oglio FL1 Fusca AP
7º) #74 Fernando Leke B Corcel I
8º) #302 Leovaldo Petry FL2 Maverick V8
9º) #16 Sérgio Aguinsky C Puma GT AP
10º) #88 Teodoro Janusz A DKW
11º) #99 Eduardo Neves B Brasília
12º) #01 Carlos Eugênio Leonardo A Carretera
13º) #13 J.Sala/P.Barreto FL1 Fusca Hot AP
NC) #51 Emerson/Rodrigo B Passat
NC) #43 Tissot/Voges FL1 Opala Stock
NC) #188 Scomazzon/Postal B Chevette
Pontuação do campeonato, após 1 etapa:
Cat. A:
1º) Teodoro Janusz - 20 pts
2º) Carlos Eugênio - 15 pts
Cat. B:
1º) Fernando Leke - 20 pts.
2º) Eduardo Neves - 15 pts.
Piloto do Passat Flecha #3 (e do Passat Canhão #8 de 2009 a 2016) na Copa Classic RS, Super Turismo RS Endurance Brasil e Gold Classic. Bicampeão das 6 Horas de Guaporé (2016/2018). Trabalhos como repórter/comentarista de automobilismo realizados nos canais Discovery Turbo, Speed Channel e Esporte Interativo, colunas feitas para o jornal Pit Stop e revistas Potência Máxima e Curva 3. Piloto de safety car no Gaúcho de Velocidade.