Das Pistas para a História: leitura obrigatória para os amantes da velocidade
A semana está sendo cheia, no bom sentido, para mim! Além da visita à Metalmoro, ocorrida ontem, hoje mais um honroso e especial compromisso: participei da festiva mensal dos Pilotos Jurássicos Gaúchos.
Para quem não sabe, este grupo começou informalmente com a reunião de algumas lendas, pilotos e preparadores, e hoje é um grande grupo, com estatuto e tudo mais. As reuniões geralmente acontecem no Templo das DKWs, no nosso colega de Classic Teodoro Janusz.
E nesta quinta a reunião era especial: aconteceram os preparativos para o lançamento do livro "Das Pistas para a História", de autoria de Gilberto Menegaz, Paulo Lava e Roberto Giordani. Na verdade, são os organizadores do livro, pois cada um das dezenas de pilotos conta uma passagem que vivenciou. Um trabalho muito bacana.
Cordeiro cedido por Belleza e assado por Nêne Fornari
Foi servido um maravilhoso cordeiro assado, com a churrasqueira pilotada, mais uma vez, por Antônio Miguel "Nêne" Fornari, assador oficial da turma. Ficam os agradecimentos ao grande piloto Carlos Belleza, que mandou a carne de primeira, diretamente de sua fazenda no Alegrete.
E eu, como não podia deixar de ser, aproveitei para mais uma sessão tietagem. Não me canso de dizer que nunca imaginei um dia estar comendo churrasco e batendo papo com diversas lendas das quais sou fã desde piá, quando comecei a ir a Tarumã e acompanhar o automobilismo gaúcho.
Grande honra, ao lado de Antônio Pegoraro, "pai" de Tarumã
Emocionante foi encontrar essa lenda chamada Antônio Pegoraro, um dos grandes responsáveis pela construção do nosso Autódromo de Tarumã, motivo de orgulho de todos os gaúchos! Seu Pegoraro, além deste feito, pilotava Simca (2º lugar nas 12 Horas de Porto Alegre de 1962, 50 anos atrás, em parceria com Dante Carlan, que encontrei no aniversário de Tarumã, ano passado), e é pai de outra lenda da pilotagem chamada Cézar "BOCÃO" Pegoraro, e de Sergio Pegoraro.
Com Renato Conill, lenda nos Fiats
Outro com quem aproveitei para tirar uma foto é Renato Conill, bota os Fiats, desde os 147, passando por Uno e Palio, que, companheiro de equipe de Janjão Freire, fez memoráveis corridas contra os paulistas Átila Sipos e Paternostro.
Feoli, eu, e a foto das antigas!
Lembram da foto que postei outro dia, eu, ainda piá, dentro do carro de F2 do Chico Feoli? Pois, agora a foto está autografada pelo próprio! Muito legal.
Roberto Giordani presenteia o "gringo" Moschetta
Já o nosso "mago" das imagens do automobilismo, Marcos Moschetta, acompanhado do seu cinegrafista Altair Melo (meu telespectador no Blog do Passatão no Ar), presente fazendo a cobertura do evento, recebeu justa homenagem, sendo presenteado com uma camiseta dos Jurássicos, pelo seu trabalho em favor do automobilismo atual e de outrora.
O lançamento oficial do livro acontecerá dia 29 próximo, com a realização de um coquetel na revenda BMW Süd Motors, espaço gentilmente cedido por Renato Conill, e contará com a presença dos pilotos e até mesmo carros de época. Com certeza um evento emocionante!