quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Assista ao Blog do Passatão no Ar e concorra do box de 3 DVDs "História do Automobilismo Brasileiro"


Salve esta imagem e compartilhe no Facebook



Chamada para o programa deste domingo, clique para assistir

Neste domingo, 22h, o "Blog do Passatão no Ar - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral" estará, novamente, dando prêmio!

Assista e saiba como ganhar um box com 3 DVD's do Curva do S Especial "História do Automobilismo Brasileiro", que conta desde a primeira corrida oficial realizada no Brasil até o automobilismo nos dias de hoje. Este presentão é um oferecimento da Inline Produtora, através do Marcos Moschetta. O DVD tem a apresentação de Roberto Figueroa, comentários de Paulo Trevisan (proprietário do Museu do Automobilismo Brasileiro) e depoimentos de diversas personalidade do automobilismo.

No programa deste domingo vamos repercutir lançamento do livro dos Jurássicos; o Brasileiro de GT, que ocorre neste final de semana em Guaporé; e falar sobre a 4ª etapa da Copa Classic, que acontecerá no dia 9 de setembro, em Guaporé.

Te espero aqui, domingo, 22h, ao vivo!

Mais uma noite mágica no lançamento do livro dos Jurássicos

Reunião de lendas do automobilismo!

Os pilotos jurássicos proporcionaram mais uma noite espetacular para quem é fã da história do automobilismo gaúcho. Aconteceu ontem, na revenda Süd Motors BMW (gentilmente cedida pelo grande bota Renato Conill), o lançamento do livro "Das Pistas para a História - Um relato de pilotos que marcaram época no automobilismo gaúcho".

O "capo" Giordani foi coordenador do livro, e o mestre de cerimônia

Paulo Lava, uma enciclopédia automobilística, um dos responsáveis pelo livro


Moschetta e a ilustre presença de Roberto Figueroa, entrevistando Gilberto Menegaz

O livro foi escrito pelos próprios pilotos, que contaram suas passagens, contando com a coordenação do "Capo" Roberto Giordani, Gilberto Menegaz, e a enciclopédia viva, Paulo "McCoy" Lava. Já comecei a ler o livro, e é simplesmente leitura obrigatória para quem gosta de automobilismo, oportunidade ímpar de saber a fundo alguns fatos contados pelos próprios protagonistas. Todo mundo aproveitou para colher autódromo daquelas dezenas de lendas ali reunidas.

Carretera #4 Andreatta, linda! E o V8 BERRA!

Pra operar aqui tinha que ser macho! E tem piloto que, hoje, tem medinho de correr...

Lendário Uno #99 Melitta de Hoerlle/Fornari

Réplica perfeita do 147 de Conill

Brasília que ganhou Rally da Copa do Mundo 1974

O "neto #88" não podia faltar!

Passat Canhão também honrado pela oportunidade

Estavam presentes carros do Museu do Automobilismo Brasileiro, trazidos lá de Passo Fundo pelo Paulo Trevisan, que faz um trabalho ímpar na preservação da memória das nossas corridas, além de apoiador cultural do livro: a linda Carretera #4 dos Andreatta, o clássico Uno #99 de Paulo Hoerlle/Antônio Fornari, o Fiat 147 #48 réplica (muito bem feit) do qual Renato Conill corria em 1981 (feita pelos filhos do piloto) e a Brasília com a qual Cláudio Mueller ganhou do Rally da Copa do Mundo de 1974, com o navegador Guido Veeck. Presentes também, representando a Copa Classic, o DKW #88 "neto" (de Teodoro Janusz, réplica da que Feoli/Giordani corriam nos anos 70) e o Passat Canhão #8 deste que vos escreve.

Oscar Leke homenageia representante da Mahle

Paulo Trevisan recebe de Horst Dierks

Chico Feoli entrega para Mueller

Castrinho recebe de Teodoro

O Anfitrião Conill recebe o troféu de "Zuio"

Foram feitos os agradecimentos aos apoiadores culturais do livro, que merecem todo o nosso louvor: Mahle; Museu do Automobilismo Brasileiro (Paulo Trevisan); Relub/Kleenoil (Cláudio Mueller); M.M. Castro Distribuidora (Luís Alberto Castro) e Süd Motors (Renato Conill).

Bandeira dos Jurássicos


"Sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra"


Décio Michel, Conill, Borgmann (leitor dos blogs, tive o prazer de conhecer) e seu Ibraim


Flávio del Mese e "Schmitão"

Meu grande amigo Guilherme e o pai jurássico, "Gordo" Esbroglio


Alexandre Hoerlle, Conill, seu Ibraim e Paulo Hoerlle

DKWzeiros Horst Dierks e Oscar Leke


Claro que não poderia faltar o Perna, voz oficial do nosso automobilismo

Perna, Décio Michel e Joel Schroeder


Turma atenta à cerimônia


Ribas e Soldan, dupla clássica do automobilismo gaúcho


Quem diria, com as lendas e a réplica do multicampeão Uno #99 Melitta

Mas, que tal?! Pagando de repórter do Curva do S?!

Acima, momentos da noite. Mais uma vez, senti-me honrado com o convite, e por ter o privilégio de estar no meio de tantas feras (e meus ídolos desde piá)! Valeu, Jurássicos!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Gaúchos farão forte torcida pelos pilotos da casa na GT em Guaporé

Vitor Genz e Matheus Stumpf esperam apoio da gauchada

Começam os preparativos finais para a realização de, na minha opinião, o melhor campeonato brasileiro de automobilismo da atualidade: o Brasileiro de GT, que será realizada em Guaporé, neste final de semana. Gosto muito da categoria porque são os carros com monobloco e motor da marca, ou seja, carros bem próximos às supermáquinas que rodam nas ruas, com um bom trabalho de equalização que garante muitas disputas.

E a categoria GT4, com carros com um pouco menos de preparação, mas também muitos rápidos, tem dois gaúchos que estarão disputando em casa, com o apoio do povo mais apaixonado por automobilismo do Brasil: Vitor Genz e Matheus Stumpf.

Pilotos jovens e rápidos, já têm em suas carreiras conquistas nos disputados campeonatos gaúchos, e também nos brasileiros:

No RS, Genz, filho de lenda do automobilismo gaúcho, João Sant'anna (o "Ganso") foi vencedor das 12 Horas de Tarumã, a bordo do MCR #46, em 2007/2008; campeão no Gaúcho de Marcas em 2009, em dupla com Pierre Ventura, a bordo do Gol #10, apelidado de "Vento Negro". Partindo para os brasileiros, em 2011 foi vice-campeão na Mini Challenge, perdendo o campeonato por muito pouco.

Stumpf é tetracampeão no Gaúcho de Fórmula 1.6 (2006/2007/2009/2010), e bicampeão da categoria GT3, a bordo do Ford GT, em parceria com Valdeno Brito.

Essas duas feras são, nada menos que, piloto oficiais BMW. Na categoria GT4, andam de BMW M3: Genz em dupla com o paulista Leonardo Cordeiro, e Stumpf com o baiano Patrick Gonçalves (que venceu a Mini 2011, em disputa com Genz).

Duda Rosa é líder geral do Brasileiro de GT

Ricci (campeão 2009) corre de 458 Italia

Toso/Kray (Lambo #46) lideram GT Premium, e na #10 vão Tigrinho/Ventura)

Então, conclamamos, desde já, todos os gaúchos amantes da velocidade a comparecerem em Guaporé neste final de semana, pois temos mais gaúchos na categoria GT3 (Duda Rosa lidera o campeonato ao lado de Cléber Faria, na Mercedes SLS e o passofundense Cacau Ricci corre de Ferrari F458 Italia em dupla com Rafael Derani) GT Premium (as Lamborghinis #46 de Andersom Toso/Carlos Kray e #10 de "Tigrinho" (piloto da casa), com Pierre Ventura,

Infelizmente a Mercedes Challenge, categoria que corre junto com a GT, não virá a Guaporé. Uma pena, pois também temos gaúchos na ponta: João Campos e o filho Márcio lideram, seguidos de Fernando Jr. Haverá a Spyder Race, campeonato de protótipos que faz parte da programação.

A primeira corrida será no sábado, às 14h58min, com transmissão pela internet (www.portalgt.com.br). No domingo, às 11h56min, a segunda corrida, com transmissão pela RedeTV e SporTV (também pela internet). Ao vivo ou pela TV, gaúcho torce por gaúcho!

Domingo, às 22h, estarei aqui no "Blog do Passatão no Ar - Automobilismo Gaúcho por Niltão Amaral", ao vivo, comentando os pegas da GT!

Fotos: BMW Team e PortalGT/Divulgação

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Relíquias participaram do XII Rally Internacional do Classic Car Club RS

Largada foi sexta, no Shopping Total

Rogério Franz, agora de Opalão V8, fatura mais uma

Aconteceu, no último final de semana, a 12ª edição do Rally Internacional Classic Car Club RS. O clube promove o excelentemente organizado evento de regularidade para carros antigos pelas estradas e ruas do estado, contanto com a participação de competidores de outros estados e países (Santa Catarina, São Pauloi, Rio de Janeiro, Uruguay e até mesmo um participante dos EUA).

A divisão da classificação é feita conforme o ano dos carros ou o tipo de navegação (odômetro ou velocímetro). O destaque são os carros raríssimos que participam (clique aqui para ver a lista de inscritos com fotos). Desta vez, o rally foi até Caxias e região.

E o craque Rogério Franz, piloto da Classic e rallyzeiro de primeira, faturou mais uma na sua categoria, e teve o menos número de pontos perdidos entre todas as categorias, com o fiel navegador Mário Nardi. Desta vez o brinquedão era um Opala com motor GM V8 350... Não queiram calcular o "pataço" que o "motorzinho" dá quando arranca (já andei de carona, forte é APELIDO).

Lembrando que em 2009 eu e o Leonardo Tumelero fomos vencedores deste rally, a bordo do Fusca 1973 dele, além de eu ter participado de outras edições e rallys do clube (da Serra, da Meia-Noite). Eventos muito legais, parabéns ao Classic Car Club!

Para ver os resultados e fotos desta edição, clique aqui.

domingo, 26 de agosto de 2012

Blog do Passatão (só meia-hora) no Ar


Buenas!  Neste domingo não teve nosso programa normal, fiz um mini-programa pois estou em Rivera, no Uruguay.

Assista, no link acima, nossa versão reduzida de meia hora, deste domingo.

Ah, olha a balaca: foi meu primeiro programa internacional, gravado no "exterior"!

Tá, chega de bobagem. Assistam lá.

Este domingo o Blog do Passatão no Ar dá um tempo. Voltamos domingo que vem, com um baita prêmio!

Este domingo estamos de folga. Domingo que vem voltamos com um presentão!

Gurizada: neste domingo (26/08) o programa "Blog do Passatão no Ar - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral" dá um tempo. Motivo: sou filho de Deus e tirei uns dias de folga, estarei fora domingo à noite!

Mas voltaremos AO VIVO no próximo domingo (02/09) ao vivo às 22h, e teremos um PRESENTÃO pra ti, espectador fiel do nosso humilde programa: farei uma pergunta, e o acertador vai faturar o box "História do Automobilismo Brasileiro", que foi veiculado no canal Speed, produzida pela Inline Produtora de Canoas, apresentado por Roberto Figueroa e Paulo Trevisan, que usou o fantástico acervo do Museu do Automobilismo Brasileiro para ilustrar a história das nossas carreras, desde os primórdios (anos 30) até os tempos atuais.

Então é isso, indiada: continuem acessando diariamente o blog, pois as notícias não param, e programem-se para assistir o programa no dia 02/09!

Forte abraço,
Niltão Amaral!

sábado, 25 de agosto de 2012

Janjão Freire feelings, na Argentina




Esse vídeo veio através do Luc Monteiro, no BLuc. Um acidente na Turismo Zonal classe 2 dos hermanos argentinos, no Autódromo Oscar Galvez, em Buenos Aires, ocorrido há umas duas semanas atrás. O Fiat 128 de Dinicola, após ser tocado pelo 147 de Gomez, voou para baixo, caindo num túnel (houve um acidente assim na Stock Car lá, em 2006, com Gualter Sales).

O link que faço desse acidente, porém, é, obviamente, relativo ao automobilismo gaúcho, e imediatamente lembrei-me: também um Fiat, e também voou para baixo. A única diferença é que não foi tocado. Refiro-me ao clássico, e já comentado por aqui, acidente de Janjão Freire, no Brasileiro de Fiat 147 em Tarumã, em junho de 1980, que vinha disputando a prova com Sipos e Paternostro, quando o carro pendulou na rápida curva 1, passou por cima do guard-rail e parou quase lá no acesso ao autódromo.

Veja os dois vídeos. Há semelhança?

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Pelê-Pelê-Peleia!



A música da banda gaúcha Ultramen, que ilustra o título desse post, é ideal para classificar o conteúdo desse vídeo.

A câmera onboard está no Gol #197, de Luiz Sérgio Sena Vargas Jr., que peleia em cada centímetro da pista de Guaporé, na etapa do Marcas do último final de semana, com o Celta #43 de Nehrke/Vieira, o #47 de Guga Gama, e o Uno #44 usina de Luiz Carlos Ribeiro.

Alguns trechos parecem rally, outros um pouco de UFC. Enfim, vídeo pra quem gosta de automobilismo com-a-faca-nos-dentes.

Gabriel Janusz, o "Guri", prepara-se para estrear na Fórmula 1.6

Gabriel Janusz prepara monoposto para a Fórmula 1.6

Ontem pela manhã, ao buscar, no Templo das DKWs do Teodoro Janusz (que corre na Classic com a DKW #88, ao fundo na foto), o convite para o lançamento do livros dos Jurássicos, conheci o recém chegado monoposto que o Gabriel, ao qual apelidamos de "Guri", (pois era como o Teodoro o chamava até pouco tempo) adquiriu para participar do Campeonato Gaúcho de Fórmula 1.6.

O Gabriel é kartista dos bons, e está seguindo o caminho natural, partindo para os monopostos. O carro precisa de algumas adaptações para ficar no regulamento novo, como, por exemplo, a instalação da injeção programável Protune. A programação é treinar durante o final deste ano, e estrear no certame 2013 da categoria.

Ficamos na torcida por este novo talento, e esperamos, quem sabe: GURI na Fórmula 1, daqui a alguns anos?!


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Acerte a pergunta e ganhe o livro "Pedro Carneiro Pereira - O Narrador de Emoções"

Promessa é dívida: vamos sortear o livro!

O livro acima, "Pedro Carneiro Pereira - O Narrador de Emoções" seria brindado no último domingo, ao vivo, no programa "Blog do Passatão no Ar". Ocorre que o vídeo travou antes do final do programa, e não foi possível fazer o sorteio.

Conforme havia prometido, aqui está a chance para tu ganhares o livro, que é excelente. Vamos lá:

Vou fazer uma pergunta abaixo, que será sobre DKW (a pedido do Gabriel Janusz, que forneceu o brinde). A resposta deve ser via comentário no post (clique abaixo em "comentar"), e deve conter pelo menos o nome e sobrenome de quem está respondendo. O primeiro comentário correto que for postado será o vencedor. O Resultado será divulgado no próximo sábado (25/08).

A pergunta é: "Qual a DKW melhor colocada nas 12 Horas de Porto Alegre de 1968"?

Mãos à obra! Deixem a resposta nos comentários!

EDIT: Primeiro, único e correto acertador foi o GASTON GARCIA, que ganhou o livro. A DKW melhor colocada nas 12 Horas de Porto Alegre 1968 foi a #9, de Henrique Iwers/Jan Balder, finalizando em 6º geral, com 182 voltas, e faturando a cat. A. Parabéns!

Fiquem ligados, pois nas próximas semanas teremos o box com 3 DVDs da série "História do Automobilismo Brasileiro", e o livro dos Jurássicos "Das Pistas para a História", para sortear, ao vivo no programa "Blog do Passatão no Ar - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral", que vai ao ar nos domingos, às 22h.

domingo, 19 de agosto de 2012

Hoje às 22h, Blog do Passatão no Ar #7 presenteará telespectadores com livro de Pedro Carneiro Pereira

Clique acima para assistir!

Telespectadores podem ganhar o livro sobre esta lenda gaúcha


Chamada para o programa deste domingo. Clique e assista.

Neste domingo, às 22h, entrará ao vivo, mais uma vez, o programa Blog do Passatão no Ar - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral, que chega à sua edição de #7.

Alguns assuntos do programa:

- 6ª etapa do Marcas/Fusca/Fórmula, em Guaporé
- Visita da Copa Classic à Metalmoro
- Festiva prepara lançamento do livro dos Jurássicos

E, mais uma vez, teremos brinde. O Gabriel Janusz, filho do Teodoro das DKWs, gentilmente cedeu um exemplar do livro "Pedro Carneiro Pereira - O Narrador de Emoções", que conta a história desse ídolo da época, tanto nas pistas quanto nos microfones das jornadas esportivas, que, infelizmente, teve fim trágico. A pedido do Gabriel, a pergunta envolverá algo sobre DKWs!

O box de DVDs com a História do Automobilismo Brasileiro já está comigo, mas sortearei semana que vem, para dar tempo de divulgar esse presentão!

EDIT: O vídeo caiu antes que eu pudesse sortear o livro. Fiquem ligados aqui no Blog do Passatão durante a semana, farei com um post com a pergunta, o primeiro que comentar a postagem com a resposta correta ganhará o livro! Não esqueçam de escrever o nome na resposta.

Resultado da peleia do Gaúcho em Guaporé

Ribeiro foi fita azul no Marcas

Finita a peleia do Gaúcho de Marcas & Pilotos, Copa Fusca e Fórmula 1.6 em Guaporé, finalmente temos alguns resultados para informar a galera.

No Marcas, a 1a bateria foi vencida por Moroni (Celta #6), com Rodrigo Miguel (Celta #85) em 2o, que havia largado na pole, Luiz Carlos Ribeiro (Uno #44), Thiago Silva em 4o (1o da cat. N) e Seninha (Gol #197) em 5o.

Na 2a bateria, com grid invertido, Ribeiro foi galgando posições e venceu a bateria e a soma destas. Em 2o, Guga Gama (Celta #47), 3o Seninha, 4o Fernando Jr (no Celta #6) e Rodrigo Miguel.

Na Copa Fusca, Fighera #8 venceu a primeira bateria, com Bareta #2 em 2o. Na 2a bateria, Fighera teve quebra de motor, e a vitória ficou com Bareta. Tiago Takagi, o guri voador, continua faturando tudo, e venceu as duas baterias na cat. B.

Na Fórmula 1.6, a primeira prova foi vencida por Antônio Grasselli, e teve acidente entre Giacomello e Cali Crestani, na curva 1. Na 2 prova, o veterano Fernando Stédile venceu, com Giacomello em 2o e Gabriel Kenji vencendo a B.

A próxima etapa do Marcas/Fusca/Fórmula será dia 16/09, no Velopark.

Foto: Dudu Leal/Divulgação

Bareta na Copa Fusca, Giacomello na Fórmula 1.6 e Rodrigo Miguel no Marcas são os poles em Guaporé

Da dir p/ esq: Bareta (pole), Fighera (3º) e Kiko (2º)

Já foram definidos os poles para as etapas da Copa Fusca e Fórmula 1.6, em treinos realizados no final da tarde de sábado, em Guaporé.

Na Copa Fusca Rogério "Bareta" Xavier (direita na foto) sai na frente, virando um temporal, na casa de 1min28s. Seu adversário direto na luta pelo título, Moacir Fighera (no centro da foto), largará em 3º. Na categoria B o guri voador, Tiago Takagi, largará na pole, e 4º geral.

Já na Fórmula 1.6 os resultados não foram divulgados, mas sabemos pelo Facebook que o pole position (com direito a recorde da categoria na pista, com 1min13s,) é o gringo de Bento, Marcelo Giacomello que está nas cabeças na luta pelo título. Já o #5 da MC Tubarão, que agora faz incursão na categoria, larga em 4º.

O pole do Marcas será definido amanhã pela manhã. O grid conta com 27 carros, o que demonstra uma melhora em relação à última etapa.

O site Corrida Online anunciou que deverá fazer a transmissão da corrida ao vivo. Acesso o endereço http://www.corridaonline.com.br para assistir!

Atualizando (12h30): encerrado o treino classificatório do Marcas. Os poles: Cat. A - Rodrigo Miguel (Celta #85): 1:27,178 Cat. B - Francisco Möller (Celta #71): 1:28,434 Cat. N - Carlos Maciel (Corsa #4): 1:28,013
Segue, abaixo, o grid de largada da Copa Fusca:

1º Rogério Xavier A
2º Everson Melo A
3º Moacir Fighera A
4º Tiago Takagi B
5º Daniel Oliveira A
6º Carlos Guizzo A
7º Vanderlei Pires B
8º Norberto Correa A
9º Fabricio Fraga B
10º Noli Ferreira B
11º Sergio Rocha B

Foto: Luiz Fernando Silva/Schaefer Assessoria

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Temperatura deverá passar de 40 graus em pleno agosto em Guaporé neste domingo


Marcas trabalha pelo aumento do grid

Calma lá! Não é uma dessas previsões do tempo furadas que estamos acostumados a ver. A coisa vai realmente esquentar na Serra Gaúcha, mas é porque tem a 6ª etapa dos campeonatos gaúchos de Marcas e Pilotos, Copa Fusca e Fórmula 1.6 no aprazível Autódromo Internacional de Guaporé.

O Marcas está em esforços para recuperar o grid de outrora, e se os carros novos que treinaram sábado passado em Tarumã realmente comparecerem, a expectativa deve ser confirmada. Esta semana foi divulgada a realização, novamente, do Brasileiro de Marcas 1600cc, no qual os dez melhores pilotos do RS terão vaga garantida. Será disputado em uma etapa, mas a bola fora é a data: dia 2/12, mesmo final de semana das 12 Horas de Tarumã, na qual muitos pilotos do Marcas envolvem-se.

Os mais fominhas da Copa Fusca já estão em Guaporé desde sexta

Na Copa Fusca o tempo segue quente na disputa pela categoria A. Baretinha Xavier #2 (Sauna Oasis/JAD Signs) vem peleando pelo título, com 160 pontos, no encalço de Moacir Fighera #8 (Arroz Fighera), que tem 175. Na B, Fabrício Fraga (Tà no Sangue Trnasportes) segue folgado com 172 pontos, trazendo na 2ª coloção o guri de 16 anos estreante que vem apavorando (mesmo com 2 etapas a menos), Tiago Takagi (Sergio Paris), com 146, seguido de perto por Noli Ferreira (Bread's), com 142.

MC Tubarão entra na F-1.6 com o clássico #5

Na Fórmula 1.6, uma novidade. A lendária equipe MC Tubarão entra na disputa com a baratinha com o clássico #5, que será pilotada pelo multicampeão de Endurance e 12 Horas de Tarumã, Tiel Andrade. A intenção da equipe, porém, é utilizar o carro na escola de pilotagem e também alugar o carro para pilotos interessados.

O sábado é de treinos livres, e classificatório de Fusca e Fórmula. Abaixo, os horários do domingo.

Acompanhe a repercussão da rodada ao vivo no domingo, 22h, aqui no Blog do Passatão no Ar - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral.


Treino Classificatório


10:20h ás 10:35h Marcas & Pilotos Categoria N
10:45h ás 11:00h Marcas & Pilotos Categoria B
11:10h ás 11:25h Marcas & Pilotos Categoria A
11:35h ás 11:40h Top Qualifyng – Marcas & Pilotos

PROVAS

1ª BATERIA:

FÓRMULA 1.6
11:50h Abertura de box
12:00h Fechamento de Box
12:05h Largada (25 minutos)

COPA FUSCA
12:40h Abertura de box
12:50h Fechamento de Box
12:55h Largada (20 minutos)

MARCAS & PILOTOS
13:25h Abertura de box
13:35h Fechamento de Box
13:40h Largada (16 voltas ou 30minutos)

2ª BATERIA:

FÓRMULA 1.6
14:30h Abertura de box
14:40h Fechamento de Box
14:45h Largada (25 minutos)

COPA FUSCA
15:20h Abertura de box
15:30h Fechamento de Box
15:35h Largada (20 minutos)

MARCAS & PILOTOS
16:05h Abertura de box
16:15h Fechamento de Box
16:20h Largada (16 voltas ou 30 minutos)

PÓDIUM 17horas

Fotos: Dudu Leal/Copa Fusca/Né Andrade

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Das Pistas para a História: Pilotos Jurássicos lançarão livro no próximo dia 29

Das Pistas para a História: leitura obrigatória para os amantes da velocidade

A semana está sendo cheia, no bom sentido, para mim! Além da visita à Metalmoro, ocorrida ontem, hoje mais um honroso e especial compromisso: participei da festiva mensal dos Pilotos Jurássicos Gaúchos.

Para quem não sabe, este grupo começou informalmente com a reunião de algumas lendas, pilotos e preparadores, e hoje é um grande grupo, com estatuto e tudo mais. As reuniões geralmente acontecem no Templo das DKWs, no nosso colega de Classic Teodoro Janusz.

E nesta quinta a reunião era especial: aconteceram os preparativos para o lançamento do livro "Das Pistas para a História", de autoria de Gilberto Menegaz, Paulo Lava e Roberto Giordani. Na verdade, são os organizadores do livro, pois cada um das dezenas de pilotos conta uma passagem que vivenciou. Um trabalho muito bacana.

Cordeiro cedido por Belleza e assado por Nêne Fornari

Foi servido um maravilhoso cordeiro assado, com a churrasqueira pilotada, mais uma vez, por Antônio Miguel "Nêne" Fornari, assador oficial da turma. Ficam os agradecimentos ao grande piloto Carlos Belleza, que mandou a carne de primeira, diretamente de sua fazenda no Alegrete.

E eu, como não podia deixar de ser, aproveitei para mais uma sessão tietagem. Não me canso de dizer que nunca imaginei um dia estar comendo churrasco e batendo papo com diversas lendas das quais sou fã desde piá, quando comecei a ir a Tarumã e acompanhar o automobilismo gaúcho.

Grande honra, ao lado de Antônio Pegoraro, "pai" de Tarumã

Emocionante foi encontrar essa lenda chamada Antônio Pegoraro, um dos grandes responsáveis pela construção do nosso Autódromo de Tarumã, motivo de orgulho de todos os gaúchos! Seu Pegoraro, além deste feito, pilotava Simca (2º lugar nas 12 Horas de Porto Alegre de 1962, 50 anos atrás, em parceria com Dante Carlan, que encontrei no aniversário de Tarumã, ano passado), e é pai de outra lenda da pilotagem chamada Cézar "BOCÃO" Pegoraro, e de Sergio Pegoraro.

Com Renato Conill, lenda nos Fiats

Outro com quem aproveitei para tirar uma foto é Renato Conill, bota os Fiats, desde os 147, passando por Uno e Palio, que, companheiro de equipe de Janjão Freire, fez memoráveis corridas contra os paulistas Átila Sipos e Paternostro.

Feoli, eu, e a foto das antigas!

Lembram da foto que postei outro dia, eu, ainda piá, dentro do carro de F2 do Chico Feoli? Pois, agora a foto está autografada pelo próprio! Muito legal.

Roberto Giordani presenteia o "gringo" Moschetta

Já o nosso "mago" das imagens do automobilismo, Marcos Moschetta, acompanhado do seu cinegrafista Altair Melo (meu telespectador no Blog do Passatão no Ar), presente fazendo a cobertura do evento, recebeu justa homenagem, sendo presenteado com uma camiseta dos Jurássicos, pelo seu trabalho em favor do automobilismo atual e de outrora.

O lançamento oficial do livro acontecerá dia 29 próximo, com a realização de um coquetel na revenda BMW Süd Motors, espaço gentilmente cedido por Renato Conill, e contará com a presença dos pilotos e até mesmo carros de época. Com certeza um evento emocionante!