sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mercedes CLA foi testada hoje em Tarumã

Mercedes CLA foi testada no Templo

Foi realizado hoje, no Autódromo de Tarumã, testes da nova Mercedes CLA, que será a categoria principal do Mercedes Challenge a partir desta temporada. Engenheiros e pilotos vindos da Alemanha colocaram a nave à prova no traçado mais rápido e exigente do país.

Sente o luxo desse interior

A categoria deverá ter os gaúchos Luiz Carlos Ribeiro/Fernando Poeta e Fernando Júnior disputando. O carro, pelo que parece nas fotos, é "de cair o c* da bunda", lindo e luxuoso por dentro. Nem parece carro de corrida.

As fotos acima são do próprio Ribeiro. Informação dão conta que o carro já virou 1min11s, superando em 2 segundos o modelo anterior, C250, que continua como categoria de acesso. Estima-se, porém, que o carro é capaz de baixar da marcas de 1min10s, ou seja, é muito rápido.

A "alemoa" é empurrada por um motor 2.0 Turbo com 345 cv e 45 kgf.m de torque, transmissão esportiva de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas preparada para competição e tração integral.

Esperamos ansiosamente para ver essas naves acelerando em solo gaúcho, o que deverá acontecer no dia 07 de setembro, no Velopark.

Fotos: Luiz Carlos Ribeiro/Divulgação

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Lamentável: Régis Boessio fica sem vaga na Truck

Niltão com Boessio, na etapa de Tarumã, em março de 2013

Simplesmente lamentável... O piloto gaúcho Regis Boessio, que foi o 3º colocado no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck na temporada passada, anunciou hoje, via Facebook, que não conseguiu fechar sua participação na categoria para esta temporada.

Puxando fila em Tarumã (foto: FTruck/Divulgação)

Regis já tinha anunciado, algumas semanas atrás, que não conseguiu renovar contrato com a equipe ABF Mercedes, na qual estava há trabalhando há três temporadas, com excelente resultados: poles, vitórias e disputa de título. Hoje, anunciou que não conseguiu acerto com nenhuma outra equipe do campeonato.

Nem a brilhante trajetória nestes três anos, como a vitória em Guaporé, garantiu vaga

Faltam palavras para expressar a indignação com a situação. Se um piloto como Boessio, que ajudou a desenvolver o primeiro Truck bicudo competitivo da atualidade, com vitórias, poles, e disputando o título de 2013 até a última etapa, não consegue colocação no automobilismo nacional, é por que a coisa realmente vai muito mal, o famigerado "Ano da Copa" vem deixando as coisas mais magras para as carreras. A Fórmula Truck perde muito com a saída desse grande piloto, dos que atraía interesse e agregava muito. E além disso, sem um piloto dos pampas, o interesse da gauchada (que é o povo mais apaixonado por carreras do país) será mínimo. Eu, mesmo, não tenho mais motivo para divulgar a categoria aqui no Blog, que é voltado ao automobilismo gaúcho e seus representantes.

Mas não dá nada! Como diz uma música do nosso cantor bagual, Mano Lima, "é na fumaça que se conhece o taura". Tenho certeza que Regis Boessio trabalhará para voltar com tudo na temporada 2015. É bota, baita pessoa, enfim, merece todo o sucesso. Talvez possamos contar com a pilotagem dele ao lado do irmão Ricardo no Gaúcho de Marcas, categoria que terá um grande incremento com a sua volta.


Fiquem com a matérias sobre a emocionante vitória em casa, na etapa de Guaporé, ano passado. É simplesmente de arrepiar.

Abaixo, leia a nota postada por Boessio.

"Boa tarde meus amigos
tenho que anunciar que não conseguimos acertar com nenhuma equipe da Formula truck para a temporada 2014, ficamos tristes mas vamos trabalhar para poder voltar em 2015.
Gostaria de agradecer a Suspentech Suspensões Pneumáticas, Rodrigotto e Oleofil parceiros em todos os momentos.
Também gostaria de agradecer a ABf pelos três anos maravilhosos que tivemos juntos, foi um lindo trabalho de desenvolvimento do caminhão e Piloto, acredito que evoluímos todos 100%, também gostaria de agradecer a Neusa Navarro por todo apoio que tive nestes três anos e a todos da equipe, Andre Firmino, Lisarb Benato , Lucas"o Sorocaba", Opetino, Victor Manoel Tavares Gomes e todos que de alguma forma me auxiliaram nesta caminhada pois sem vcs não teria tido os resultados obtidos nestes três anos.
Primeiro podim em 2011, Primeira pole em 2012, primeira vitória em 2013, sendo que fomos até Brasília disputando o Titulo Brasileiro da Formula truck terminando o Campeonato na terceira colocação.
Gostaria de dizer também muito obrigado a todos que torcem por min, que vibraram junto nas alegrias, que ficaram tristes quando tínhamos problemas ou seja em todos os momentos.
Fica também registrado o meu muito obrigado ao Público que compareceu em Guaporé 2012 minha primeira Pole e 2013 minha segunda vitória na categoria, pois ver aquelas pessoas em pé aplaudindo e gritando 
HA EU SOU GAUCHO, é algo que me emociona só de falar foi muito bom e importante pra min.
e como se fala nos Pampas não ta morto quem peleia.
Obrigado a todos"

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Gaúchos do Brasileiro de Turismo participaram de testes coletivos em Curitiba

Gaúchos no BR de Turismo (Fotos: Grelak Comunicação)

Foram realizados ontem e hoje, no Autódromo Internacional de Curitiba, treino coletivo do Campeonato Brasileiro de Turismo ("Stock Light"). E são três os gaúchos que participarão do certame, na atual temporada: Christian Castro, Márcio Campos e Matheus Stumpf.

Christian Castro volta às categorias de acesso da Stock


Christian, o mais experiente, visto que fez várias temporada na Copa Montana, antiga categoria de acesso à Stock Car, com chassi e motor semelhantes, foi o piloto que mais quilometragem acumulou nos dois dias: foram 95 km percorridos. “Trabalhamos muito nesses dois dias, testamos praticamente tudo que era possível testar. Coletamos um bom volume de informação” - disse o piloto da Motortech Competições, equipe de Caxias.

Márcio Campos conseguirá manter-se invicto?

Márcio Campos, campeão do Gaúcho de Marcas N em 2010 e atual tricampeão da Mercedes Challenge (2011-2012-2013), também da equipe gaúcha Motortech, encontrará um novo desafio na categoria, na qual já teve uma experiência quando participou da última etapa, em 2013: “Tudo é novo para mim aqui. O carro, a tração, o motor, o câmbio. A gente sabia que precisaria andar tanto quanto pudesse para facilitar a minha adaptação à categoria” - declarou o piloto de Farroupilha,que foi o gaúcho mais rápido, na 8a posição. Campos foi o piloto que mais completou voltas no primeiro dia, perfazendo um total de 93 voltas. A Sicredi continua apoiando o piloto, pelo quarto ano consecutivo.

Já o caxiense Matheus Stumpf, após uma temporada do FIA GT, já tendo a experiência de algumas corridas na Stock Car, será o terceiro gaúcho na Brasileiro de Turismo, pela equipe HPN, tendo completado 58 voltas.

Na competição temos ainda uma equipe gaúcha, a Mottin Racing, que conta com pilotos de SC e MT.

Abaixo, o resultado com os tempos mais rápidos das quatro seções:

1º) Raphael Abbate (SP/W2 Racing, 74 voltas), 1min25s024
2º) Guilherme Salas (SP/W2 Racing, 73 voltas), 1min25s513
3º) Edson Coelho Júnior (MG/RSports, 76 voltas voltas), 1min25s550
4º) João Pretto (MT/Mottin Racing, 57 voltas), 1min25s677
5º) Fernando Fortes (SP/J. Star Racing, 66 voltas), 1min25s890
6º) Wagner Ebrahim (PR/RKL Competições, 88 voltas), 1min25s999
7º) Marco Cozzi (SP/Carlos Alves Competições, 52 voltas), 1min26s149
8º) Márcio Campos (RS/Sicredi Racing, 93 voltas), 1min26s349
9º) Flávio Matheus (SP/Carlos Alves Competições, 74 voltas), 1min26s453
10º) Christian Castro (RS/Motortech Competições, 95 voltas), 1min26s608
11º) Rodrigo Pimenta (SP/J. Star Racing, 24 voltas), 1min26s724
12º) Eric Gasparin (SP/RSports, 68 voltas), 1min26s919
13º) Tito Morestoni (SC/Mottin Racing, 61 voltas), 1min27s075
14º) Matheus Stumpf (RS/HPN Racing Team, 58 voltas), 1min27s742
15º) Mauri Zacarelli (SP/HiTech Competições, 47 voltas), 1min28s292
16º) Pedro Saderi (PR/HiTech Competições, 43 voltas), 1min27s962
17º) Rodrigo Souza (PE/HPN Racing Team, 38 voltas), 1min31s072
Média do 1º: 156,449 km/h

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Blog do Papaissatão no Ar #74 - Apresentando Isadora Amaral


Clique acima para assistir

Assista ao Blog do Papaissatão no Ar #74 - Automobilismo Gaúcho, apresentando Isadora Amaral, além de falar de automobilismo gaúcho, mostra a mais nova piloto que chegou:


- Conhecendo a Isadora Amaral, a próxima "bota" do automobilismo gaúcho;
- As mudanças de regulamento das categorias gaúchas de asfalto;
- Gaúchos no treino coletivo da Stock Car;
- e o que mais vier!

Assista ao vivo a partir das 22h de hoje, e depois fica gravado. Basta clicar no quadro no topo desta postagem!

Num oferecimento de: Pro Tune Electronic Systems, Fernando Largura Advogados Associados, Italian Car, Castelo Pack, Big Odonto, AutoTech Motorsport e MK Centro Automotivo.

Interaja:
Pelo Twitter: @automobilismors
Pelo Facebook: http://facebook.com/niltaoamaral
Pelo e-mail: blogdopassatao@terra.com.br

domingo, 23 de fevereiro de 2014

FGA publica o regulamento 2014 da Copa Classic

Publicado o regulamento 2014 da Classic

Foi publicado nesta semana pela FGA o regulamento 2014 do Campeonato Gaúcho da Copa Classic.

As principais novidades da temporada são:

- A unificação das categorias FL1 e FL2, que agora tornam-se FL, independente da cilindrada. A medida foi tomada devido à baixa presença de carros acima de 2000cc na cat. FL2, não justificando a manutenção da categoria (diferentemente da cat. A, que tem poucos participantes, mas abriga os carros abaixo do ano fabricação 1950 ou até 1000cc, que são os carros mais atraentes e estrategicamente importante para a categoria). A medida não gera problemas de equilíbrio, visto que há carros até 2000cc virando mais rápido que todos os carros da antiga FL2 (acima de 2000cc). Caso o grid dos carros desta cilindrada volte a ser razoável, a divisão de categorias voltará em 2015;

- A liberação da participação dos veículos cuja modelo inicial começou a ser fabricado a partir de 1980, desde que tenham 30 anos de fabricação ou sua carroceria possa ser caracterizada de tal forma. Assim, passam a ser abrigados veículos como Voyage, Gol, Escort, Uno e outros modelos que tiveram a fabricação iniciada no ano de 1984.

As demais modificação foram apenas esclarecimentos e ajustes técnicos de questões que eram omissas, e que, apesar de o regulamento prever que tudo que não está permitido fica expressamente proibido, era necessário detalhar da melhor forma a redação, alguns itens solicitados por um bom número de pilotos e preparadores durante a temporada de 2013.

A temporada terá início no dia 30 de março, no Autódromo Internacional de Tarumã.

Clique aqui para ler o regulamento.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

P1 no coração do papai!

Cheguei!

"Oi! Sou a Isadora, recém chegada herdeira do Passatão, do Blog, e próxima apresentadora do  programa Blog do Passatão no Ar! Roubei a senha e tô aqui atualizandoo blog!

Nessa foto tô mostrando qual será a posição em que o papai vai chegar na próxima corrida! Mas logo logo vou estar botando tempo no nele!"

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Blog do Passatão no Ar #73 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral


Clique acima para assistir

Assista ao Blog do Passatão no Ar #73 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral, que será realizado nas terças durante este mês. Os assuntos:


- Definido o calendário 2014 do automobilismo gaúcho;
- Truck anuncia fim da parceria com a GT Pro, que não deverá acontecer;
- Copa Classic RS fez evento de lançamento em Atlântida, no último sábado;
- e o que mais vier!

Assista ao vivo a partir das 22h de hoje, e depois fica gravado. Basta clicar no quadro no topo desta postagem!

Num oferecimento de: Pro Tune Electronic Systems, Fernando Largura Advogados Associados, Italian Car, Castelo Pack, Big Odonto, AutoTech Motorsport e MK Centro Automotivo.

Interaja:
Pelo Twitter: @automobilismors
Pelo Facebook: http://facebook.com/niltaoamaral
Pelo e-mail: blogdopassatao@terra.com.br

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Copa Classic fez lançamento da temporada 2014 no último sábado

Copa Classic fez lançamento da temporada 2014

Foi realizado no último sábado, na praia de Atlântida (RS), o coquetel de lançamento da temporada 2014 da Copa Classic RS, campeonato gaúcho de velocidade de carros clássicos.

O local escolhido foi a pizzaria Pizza do Pão, no movimentado Centrinho de Atlântida. Com a presença de três carros da categoria (o Chevette de Henrique e Maurício Goulart, a Puma de Gaston Garcia e o Mini Cooper de Fernando Brock). O evento chamou a atenção de todos que passavam no local, podendo conhecer de perto os carros da categoria e conversar com pilotos, preparadores e organizadores. Foram exibidos DVDs das corridas das últimas temporadas.

Evento movimentou o Centrinho de Atlântida

Público pôde conhecer de perto os carros da categoria

Pizza do Pão brindou os participantes com coquetel

As principais novidades do campeonato para esta temporada são a liberação dos veículos cuja fabricação iniciou-se nos anos 80, desde que já tenham 30 anos de fabricação, o que trará ao grid veículos como Fiat Uno, Ford Escort e VW Voyage, que fizeram a história do automobilismo brasileiro naquela década. Outra novidade é a unificação da categoria FL, que agora não possui mais divisão de cilindrada.

João Garavello conversa com o grande piloto de outrora, "Alesi" Donelli

Turma parou para rever os pegas nos DVDs da categoria

Carlos Júnior, entusiata da Copa Classic, prestigiando o evento

Rogério Franz e Jorge Krug, grandes nomes da categoria

Quanto ao calendário, as novidades são: o número de etapas, que passa de cinco para seis, válidas pelo campeonato, e mais a Preliminar das 12 Horas de Tarumã, que será extra-campeonato, e com pelo menos uma das baterias realizadas à noite; e a entrada do recém inaugurado autódromo uruguaio de Rivera, na fronteira com o Rio Grande do Sul, que passa a fazer parte do campeonato.

Mini "vovô" encontra seu "neto"

Evento terminou à noite

O campeonato começará no dia 30 de março no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão. A Classic continua dividindo o final de semana com os carros super-preparados do Campeonato Gaúcho de Endurance, tornando o evento bastante atrativo aos amantes da velocidade.

Maiores informações sobre a categorias podem ser obtidas no site oficial www.copaclassic.com.br.

Abaixo, o calendário:
30/03 - Tarumã
18/05 - Santa Cruz do Sul
29/06 - Guaporé
24/08 - Rivera
21/09 - Guaporé
26/10 - Tarumã
14/12 - Pré-12 Horas de Tarumã*
*Extra-campeonato

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Imagem mostra ângulo inédito da batida de Breno Fornari na delegacia

Ângulo inédito da pancada de Breno na delegacia

Uma relíquia da história das nossas carreras, vinda dos arquivos de um dos grandes heróis dos primórdios ao automobilismo gaúcho. A imagem acima mostra um ângulo inédito (pelo menos eu nunca tinha visto) de um dos episódios mais famosos da época das corridas de rua: a pancada de Breno Fornari na delegacia da Tristeza, durante a prova 500 km de Porto Alegre, realizada no Circuito da Pedra redonda, zona sul de Porto Alegre, em 1968. Ao escapar, seu Breno deu "PT" na sua Simca.

No carro, o tradicional #35, o patrocínio SABREN, revenda Simca que pertencia à família, e a inscrição "Breve... (no autódromo)", que já fazia alusão à construção de Tarumã, primeiro autódromo do estado, que foi inaugurado em 08 de novemnbro de 1970. Aquele foi o último ano em que as corridas de rua aconteceram, proibidas pelo governo devido aos acidentes fatais, principalmente atropelamento do público. Apesar disto, era uma época romântica, na qual a havia mais envolvimento, e a massa tinha paixão pelas corridas.yo


Breno Fornari (direita) junto com o filho Alexandre, em 2006, no mesmo local

A imagem foi publicada por Alexandre Fornari, filho de Breno, juntamente com a imagem acima, que o mostra no mesmo lugar da pancada, em 2006, durante um encontro que reuniu antigos carros de competição. Os irmãos de Alexandre, "Neco" e "Nêne" Fornari também vieram a ser grandes nomes do automobilismo.

Breno Fornari, ganhador da I Mil Milhas Brasileiras, em 1956, entre outros feitos, faleceu em 2007. Tive a honra de conhecê-lo na prova I Subida da Boróssia, em Osório, da qual participei com o Passat Canhão, ainda de rua, pouco antes da sua partida.

Nosso agradecimento ao Alexandre por cuidar tão bem destas importantes lembranças. Feliz do povo que preserva a sua história e enaltece seus heróis!

Imagens: Arquivo pessoal/Família Fornari

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Truck desfaz parceria com a GT Pro, que termina antes de começar

RIP: GT PRO termina antes mesmo de começar

A Fórmula Truck anunciou, hoje, o fim da parceria que estava sendo alinhavada para que a categoria dos supercarros GT, que passaria a ser denominada GT PRO, tivesse continuidade, correndo juntamente com 8 etapas da corrida dos caminhões. Apesar do esforço de um grupo de pilotos para que a categoria não morresse, algumas coisas não bem esclarecidas aconteceram nos bastidores e puseram fim ao negócio.

A alegação da direção da Truck foi incompatibilidade de patrocinadores e a diferença de perfil entre as categorias. A decisão foi comunicada em reunião entre Neusa Felix Navarro, presidente da Fórmula Truck, e Johnny Weisz, representante da GT, em Santos. “Isso impossibilitou que a parceria seguisse. Não será possível que a efetivemos neste ano, quem sabe em um futuro próximo. Preferimos não causar nenhum tipo de problema a nenhuma das duas categorias e a seus patrocinadores neste momento”, declarou Neusa Navarro.

Marçal Melo, um dos representantes da GT Pro, rebateu em postagem no Facebook: "A GTPRO não tinha nenhum patrocinador... Gostaria muito de saber então qual nosso patrocinador que inviabilizou a parceria", disse Marçal.

Com o fim da parceria, a categoria ficou inviabilizada, e teve seu fim anunciado pelos organizadores. Poderá ser a primeira temporada desde 2007 em que não haverá campeonato de GTs no Brasil, que já vem de uma troca de organização da SRO para a Loyal, que durou apenas um ano organizando, com grid que minguou, ano passado.

Fico pensando em quem estava fazendo investimentos para participar da categorias, vendendo protótipos aro 13" para montar outros de aro 18" fechados, que seriam os permitidos na categoria, como anunciamos aqui, uns dias atrás.

Felizmente, sempre há o Gaúcho de Endurance, que tem "coração de mãe" e admite praticamente todos os tipos de carros, "salvando a pátria" e evitando que quem tem carro fique sem ter onde andar ou para quem vender, evitando, assim, maiores prejuízos para as já sofridas equipes e pilotos que batalham para adquirir e manter carros na pista.

Uma lástima o fim da categoria, a qual sempre apreciei. O único ponto positivo é que alguns protótipos e pilotos gaúchos, que migrariam para a GT Pro, podendo esvaziar o Gaúcho de Endurance, agora continuarão na cat. I, mantendo a excelente fase que o campeonato vem passando.

Classic fará lançamento da temporada 2014 em Atlântida, neste sábado

Copa Classic fará lançamento da temporada neste sábado, em Atlântida

Será realizado neste sábado, na praia de Atlântida, o evento de lançamento da temporada 2014 da Copa Classic RS, Campeonato Gaúcho de velocidade de veículos clássicos.

A grande novidade da temporada será a liberação dos modelos de carros cuja fabricação iniciou-se a partir doa anos 80, o que deve trazer para o grid carros que fizeram a história do automobilismo naquela década, como Gol, Voyage, Uno, Escort, entre outros.

O campeonato passa a contar com seis etapas, mais a Preliminar das 12 Horas de Tarumã, prova festiva que contará com uma das baterias disputada à noite.

No evento deste final de semana, estarão presente carros da categoria, organizadores e pilotos, que estarão recebendo o público, esclarecendo dúvidas e explicando o seu funcionamento.

O lançamento ocorrerá no centrinho da Praia de Atlântida, na pizzaria Pizza do Pão (em frente do minigolfe), a partir das 18h deste sábado, 15 de fevereiro. Esperamos todos lá!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

FGA divulga calendário oficial 2014. Rivera entra no calendário.


Agora é oficial! Foi divulgado pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), na manhã desta quarta, o calendário 2014 do automobilismo gaúcho.

Em relação do calendário da Endurance e Classic, cujo pré-calendário já havíamos divulgado aqui, poucas mudanças. A principal é a entrada de Rivera, como já previmos, e a mudança de data de uma das etapas de Guaporé, que foi adiantada em uma semana.

Tudo começa dia 23/03, com a primeira etapa do Marcas, Fusca e Fórmulas RS e Jr. em Guaporé. Uma semana após, serão abertos os trabalhos pela Classic e Endurance, em Tarumã. Outra novidade é que, em princípio, os Gaúchos de Marcas e Copa Fusca terão apenas 7 etapas, ao passo que as Fórmulas terão 8, estando prevista para o dia 06 de julho, em Guaporé, uma etapa apenas das duas categorias.

O que achamos um pouco "embolado" foi a última etapa do Marcas e cia. ficar em 07 de dezembro em Tarumã, apenas uma semana antes das 12 Horas, o que pode "embolar" um pouco as coisas, tirando um dia importante de treino, que é o sábado anterior à prova de longa duração, e tirar do grid alguns pilotos do Marcas que participam, visto que fica pesado participar de duas provas.

Vamos às datas:

Endurance e Copa Classic:
30/03 - Tarumã
18/05 - Santa Cruz do Sul
29/06 - Guaporé
24/08 - Rivera
21/09 - Guaporé
26/10 - Tarumã
14/12 - Pré-12 Horas de Tarumã*
*Extra-campeonato

Marcas, Copa Fusca, Fórmula RS e Jr.
23/03 - Guaporé
27/04 - Tarumã
08/06 - Tarumã
06/07 - Guaporé (apenas Fórmula RS e Jr.)
31/08 - Santa Cruz do Sul
28/09 - Rivera
09/11 - Guaporé
07/12 - Tarumã

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Blog do Passatão no Ar #72 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral


Clique acima para assistir

Assista ao Blog do Passatão no Ar #72 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral, que será realizado nas terças durante este mês. Os assuntos:


- Luiz Carlos Ribeiro correrá na Mercedes Challenge;
- Luciano Mallmann Cardoso e Jindra Kraucher correrão com novo protótpo na GT Pro;
- Copa Classic RS fará evento de lançamento em Atlântida, neste sábado;
- e o que mais vier!

Assista ao vivo a partir das 22h de hoje, e depois fica gravado. Basta clicar no quadro no topo desta postagem!

Num oferecimento de: Pro Tune Electronic Systems, Fernando Largura Advogados Associados, Italian Car, Castelo Pack, Big Odonto, AutoTech Motorsport e MK Centro Automotivo.

Interaja:
Pelo Twitter: @automobilismors
Pelo Facebook: http://facebook.com/niltaoamaral
Pelo e-mail: blogdopassatao@terra.com.br

Campeões do Gaúcho de Endurance e 12 Horas anunciam participação na GT Pro

Equipe anuncia participação na GT Pro e coloca MRX à venda

Mais uma em primeira mão aqui no Blog do Passatão! Foi anunciada agora há pouco a participação da equipe M3 Motorsport na GT Pro, nova categoria que incluirá os carros GT3, GT4, GT Premium, e a novidade, os protótipos fechados aro 18", dividindo a programação com a Fórmula Truck em seis de suas etapas.

A dupla formada pelo gaúcho Luciano Cardoso e o paulista Jindra Kraucher, campeões do Gaúcho e Brasileiro de Endurance e 12 Horas de Tarumã (ou "Campeões de Tudo", conforme brincam, em alusão a um bordão de um time de futebol), com a preparação do lendário "seu" Zé Laênio, pai de Luciano, encararão este novo desafio, e montarão um protótipo MR18, novo modelo da Metalmoro, com carenagem fechada e rodas aro 18", que foi lançado na última 12 Horas.

"Campeão de Tudo" parte para novo desafio

"A expectativa é igual a quando se conhece uma namorada nova", brinca Luciano. "Estar entre pilotos de renome internacional na GT Pro Brasil será um grande aprendizado, e participar que um mega evento da F-Truck, que chega a colocar 70.000 pessoas, será uma nova emoção", completou.

Sobre o surgimento da oportunidade, contou: "O convite surgiu do fabricante dos protótipos MRX e MR18, Ademar Moro, que acredita no trabalho de nossa equipe e sabe que faremos o máximo para representar muito bem a sua indústria, a Metalmoro."

Metalmoro produzirá novos MR18, como o dos irmãos Roso (Foto: Paolo Reis)

Em relação ao novo carro, Luciano comenta: "Os carros serão disponibilizados pela Metalmoro no final de abril, e a primeira prova já será em maio. Desta forma, teremos pouco tempo para os ajustes necessários, tendo como objetivo completar a prova e marcar os primeiros pontos. A corrida terá duas baterias de aproximadamente 50 minutos, necessitando de um ritmo mais forte. Os motores e câmbios utilizados serão os mesmos de 2013, então, neste quesito, não teremos tanto para aprender", completa.

Pega das 12 Horas poderá se repetir na GT Pro

O piloto gaúcho prevê competitividade acirrada entre os protótipos na nova categoria, e indica a participação de mais uma dupla gaúcha de renome no certame: "O campeonato promete disputas sensacionais, pois contará, entre outros pilotos, com a dupla Tigrinho/Machão, que durante todas as etapas do gaúcho 2013 foram sempre muito competitivos, tendo travado vários duelos, sendo o último deles nas 12 horas de 2013", completa.

O MRX #12, carro campeão, foi colocado à venda pela equipe. Uma ótima oportunidade para quem quer um carro recém montado, de ponta, com apenas uma temporada de uso, que nunca bateu, e com pedigree. O fato a ser lamentado é que provavelmente o Gaúcho de Endurance perca a participação da dupla, que precisará focar no novo campeonato. Este, aliás, é um dos pontos que gera um pouco de preocupação em relação ao novo campeonato: o "canibalismo" de grid entre o gaúcho de Endurance e a categoria R18 da GT Pro.

Logo da nova categoria

Algumas novidades interessantes estão por vir para a categoria. A possibilidade da volta de um grande patrocinador master, algumas padronizações para os R18, inclusive na preparação, são algumas possibilidades.

Ficamos no aguardo para ver as novas viaturas e o desempenho da gauchada no novo campeonato! A primeira peleia está marcada pra o dia 18 de maio, em Interlagos. Veja matéria que já escrevemos sobre a categoria.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Luiz Carlos Ribeiro e Fernando Poeta correrão na Mercedes Challenge

Ribeiro troca BR de Turismo por Mercedes Challenge

Começam a surgir as notícias sobre os nossos peleadores gaúchos nas categorias do automobilismo nacional em 2014. E a última novidade é o anúncio de Luiz Carlos Ribeiro e Fernando Poeta na Mercedes Challenge.

A categoria passa por novidades. Os carros antigos, modelo C 250, passam a ser categoria de acesso, e a categoria principal será disputada com o novo modelo CLA 45 AMG. Outra novidade é a mudança da organização. A categoria, que completou sua terceira temporada em 2013, fazia parte da programação da GT, até então. A partir desta ano, passa a ser organizada pela Vicar, fazendo parte da programação de seis corridas do Brasileiro de Marcas e F3, e duas com a Stock Car e Brasileiro de Turismo.


A "alemoa" tem visual agressivo e uma cavalaria de respeito

O motor 2.0 Turbo é forte, conta com 345 cv e 45 kgf.m de torque, transmissão esportiva de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas preparada para competição e tração integral.

Os gaúchos correrão pela Mottin Racing, pela qual Ribeiro correu a temporada 2013 do Brasileiro de Marcas, disputado com carros tubulares V8 com 350cv e tração traseira, junto com a programação da Stock Car. Ribeiro, que vem de boas temporadas no Gaúcho de Marcas, nas quais é muito rápido com seu Fiat Uno viador, prevê adaptação mais fácil ao carro de turismo da marca alemã: "Acho que será mais fácil obter melhores resultados", disse o piloto de Bom Retiro do Sul.

Ribeiro faz o caminho inverso do gaúcho Márcio Campos, que, após três títulos na Mercedes, migra para o Brasileiro de Turismo, mirando futura participação na Stock Car.

O patrocínio, por enquanto, fica a cargo da distribuidora gaúcha de combustíveis Charrua, parceira de longa data de Ribeiro. A dupla ainda está captando demais patrocinadores para a empreitada.

Uma bela notícia. Por enquanto, a única aparição prevista em solo gaúcho é dia 07 de setembro, no Velopark. Torçamos pelo nossos pilotos farroupilhas!

Confira o calendário do certame:
04/05 - Goiânia
25/05 - Interlagos
01/06 - Ribeirão Preto
27/07 - Curitiba
03/08 - A definir
07/09 - Velopark
19/10 - Curitiba
23/11 - Brasília

Foto Ribeiro: Assessoria Schaefer/Divulgação
Foto Mercedes: Vicar/Divulgação

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Rivera poderá integrar o calendário do Gaúcho de Endurance e Classic

Rivera deverá ser uma das praças do Gaúcho de Velocidade

Uma boa notícia para um dos povos mais apaixonados por automobilismo da América do Sul. O calendário dos campeonatos gaúchos de Endurance e Copa Classic poderão incluir o recém reinaugurado Autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera, entre as suas seis etapas previstas. A Classic, aliás, participou da reinauguração em novembro, sendo a primeira categoria brasileira e andar por lá. O autódromo foi palco de muitas batalhas dos gaúchos nos anos 70 e 80. Nos anos 90 fechou, e foi totalmente reformado e reinaugurado com novo traçado em novembro último.

Classic foi primeira categoria brasileira a correr no autódromo renovado

A iniciativa partiu de Jhonny Bonilla, um dos responsáveis pela coordenação da reforma do autódromo da fronteira RS Santana do Livramento - Uruguay, e que recém foi nomeado diretor do autódromo. A idéia do diretor é promover a integração entre o automobilismo gaúcho e uruguaio, que são povos irmãos, inclusive na paixão pelas carreras: "Sei que é uma responsabilidade grande para mim, e ficarei muito feliz se conseguirmos este passo importante" - disse Bonilla. Para compensar o custo do deslocamento de 500km da capital, serão buscadas vantagens para os pilotos, como prêmio de largada, desconto em hotéis e outras medidas.
O traçado é um "tesão"

A Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) condicionou a realização da etapa na fronteira à aceitação das categorias. Consultadas, a coordenação da Classic e Endurance, após consulta aos seus pilotos, manifestou-se favoravelmente.

Quanto às outras categorias, não sabemos a posição oficial, mas tudo indica que o Marcas, Copa Fusca e Fórmula RS (nova denominação da Fórmula 1.6) e Júnior também tenham pelo menos uma etapa em Rivera. A organização da prova será gaúcha, com comissários e equipe da FGA.

Linda paisagem da fronteira RS-Uruguay é palco para a gurizada "bajar trancado"

Assim, mesmo com a saída do Velopark, o Gaúcho de Velocidade em Asfalto continua sendo disputado em 4 autódromos, coisa que não acontece em nenhum campeonato estadual Brasil afora, tendo a gauchada oportunidade de correr em todos os tipos de traçado, o que colabora para a formação de bons pilotos.

Saudamos a decisão, e "se bamo a frontera"! Lá as corridas atraem uma legião de apaixonados, de todas a fronteira e região, que agora tem um autódromo perto de casa. Abaixo, alguns dados sobre Rivera:

Autódromo Eduardo P. Cabrera
---------------------------------
Extensão - 3200m
Largura - 14m
Áreas de escape - Asfalto nos finais de reta
Proteção de segurança - barreiras de pneus padrão FIA (parafusadas)
Zebras - Padrão FIA
Localização - Sul do Estado do RS, a 480km de Porto Alegre (Fronteira com Livramento)
População - Rivera/Livramento 220.000 Habitantes
Hotelaria - 4000 leitos divididos nas duas cidades

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Blog do Passatão no Ar #71 - O primeiro de 2014!


Clique acima para assistir

Assista ao Blog do Passatão no Ar #71 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral, o primeiro de 2014, falando sobre a pré-temporada ao automobilismo gaúcho. Os assuntos:


- O "fechamento" do Velopark;
- GT continua, e correrá em conjunto com Fórmula Truck;
- Considerações sobre o calendário 2014;
- e o que mais vier!

Assista ao vivo a partir das 22h20min de hoje, e depois fica gravado. Basta clicar no quadro no topo desta postagem!

Num oferecimento de: Pro Tune Electronic Systems, Fernando Largura Advogados Associados, Italian Car, Castelo Pack, Big Odonto, AutoTech Motorsport e MK Centro Automotivo.

Interaja:
Pelo Twitter: @automobilismors
Pelo Facebook: http://facebook.com/niltaoamaral
Pelo e-mail: blogdopassatao@terra.com.br

Blog do Passatão no Ar volta hoje, às 22h!

Voltaremos ao ar nesta terça à noite!

Tava com saudade?! Chega de "férias"! O Blog não parou, mas nosso programa deu uma pausa de pouco mais de um mês para deixarmos as notícias irem acontecendo.

Fato é que nesta TERÇA, 22H, volta ao vivo o programa BLOG DO PASSATÃO NO AR, Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral, falando sobre a pré-temporada 2014 das categorias gaúchas, e também sobre o "FECHAMENTO" no Velopark. Sim, fechamento. Explicaremos porque pensamos assim, assistam!

O "BBB" já pensa numa estratégia para não perder audiência para o "PAREDÃO DO AUTOMOBILISMO GAÚCHO"! Chupa, Beeal! hehehe!