quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Regulamento da Endurance Gaúcho 2015 está no ar! Saiba o que mudou.

FGA publicou regulamento do Endurance nesta terça
(Foto: André Kotoman)

Foi publicado nesta terça (27/01) pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) o regulamento do Campeonato Gaúcho de Endurance, temporada 2015.

A primeira e principal mudança é a nomenclatura das categorias, que antes iam de I a VII, e agora passam a misturar letras e números, conforme abaixo:

Categorias:

GP1 - Força Livre: aqui ficam os protótipos turbo até 2100cc ou aspirados acima de 2100, e os carros GT3 modernos (antiga cat. I);

P2 - Sport Protótipos Aspirados 16v: protótipos aspirados multiválvulas até 2150cc (antiga cat. II);

P3 - Sport Protótipos Aspirados 8v: protótipos aspirados 4 cilindros 8v até 2100cc (antiga cat. III);

GT1 - Silhouette/GT3 Light até 2008/G4: carros com "bolha" (stock cars, Metalmoro MR1 "Fiat 500" e outros) e os carros GT3 antigos (até 2008) e os GT4 (antiga cat. IV). Há equalização entre os modelos em itens como peso, pneus, altura do solo e uso de restritor na admissão;

GT2 - Turismo/Turismo Sobre Alimentados/Maserati Trofeo: categoria para os carros de turismo turbo ou acima de 2100cc, incluindo as Maserati Trofeo, que no regulamento antigo integravam categoria superior. Antiga cat. V;

T1 - Veículos de Turismo: carros de turismo até 2100cc, permitidas alterações na carroceria (antiga cat. VI);

T2 - Veículos de Turismo: carros de turismo até 1650cc, sem alteração no desenho de suspensão e longarinas, câmbio original (permitido retrabalho), freios originais e roda aro máximo 15" (antiga cat. VII). Falou-se em alterar a cilindrada desta categoria para 2100cc, mas a redação manteve 1.6;


Preços de inscrição:


Os valores de inscrição variam conforme a categoria e o número de pilotos, mínimo 1 e máximo de 3, conforme a tabela acima.


Demais itens:

Janela de pitstop - mantida duas janelas em cada etapa, período da prova no qual todos deverão, obrigatoriamente, efetuar pitstop, ficando nos boxes durante 3min30s.

Pontuação - continua sendo crescente, da primeira até a última etapa, e há um descarte, podendo ser utilizada prova na qual não participou.

Calendário - Já foi divulgado, datas neste link. Há a tendência, porém que pelo menos duas etapas mudem de data, inclusive a de abertura.


Estes são os principais pontos, num primeiro apanhado. Curioso? Então lá vai o link para o regulamento.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

12 Horas de Tarumã: Resultado Ilustrado e Comentado - parte 2


11º) MRX #71 2.0 16v Duratec - H.Assunção/P.Serrano/E.Padrão - 450 voltas
Carro com desempenho forte, que participou da última etapa da temporada e contou no time com Henrique Assunção, que costuma andar com o também rapidíssimo Spyder Cosworth #75.




12º) Maserati Trofeo #111 V8 - Catô Belleza/Andersom Toso/Vilson Jr/Paulo Rutzen - 446 voltas
Carro vinha com bom desempenho e consistência, comum às Maserati, porém uma batida na entrada da curva 8 às 11h da manhã tirou as chances de brigar pela vitória. 2º lugar cat. IV.




13º) MCR #96 VW 2.0 - Sid Toigo/Marcello Vianna/Hardy Kohl/Paulo Rotta - 445 voltas
Sempre forte candidato à vitória, e contando com o piloto mais jovem do grid (Marcelo Vianna, 16 anos), a equipe Satti Racing viu a vitória esvair-se após a quebra de uma prise. No espírito de superação, porém, e contando com a expetise da Satti Soldas, a equipe simplesmente construiu uma peça nova e voltou à prova e terminou bem colocada! 2º lugar cat. III.




14º) Spyder #913 VW  - Carlos Estites/Mauro Kern/R.Gargiulo/Marcelo Caslini - 440 voltas
O Spyder de SP, da equipe HT Guerra, mais uma vez veio prestigiar as 12 Horas. Dois dos membros do time (Estites e Caslini) acidentaram-se durante a preliminar da Copa Classic, mas mesmo com costela e pé fraturados, encararam a jornada.



15º) Chevette #38 1.8  - Maurício/Henrique Goulart/João Garavello - 437 voltas
Na minha opinião, o carro destaque desta edição das 12 Horas! Um clássico com 30 anos de fabricação, "modernizado" com motor GM 1.8 e injeção eletrônica fez uma prova irretocável, sem problemas, apenas abastecendo e trocando pneus, e subiu ao pódio da competitiva categoria turismo até 2100cc. Trio composto por pai e filhos (Garavello com muitas 12 Horas de experiência, mas Maurício e Henrique na sua primeira experiência), mais um carro da Copa Classic, fazendo bonito na Endurance. 3º lugar cat. VI.



16º) Spyder #11 VW - Airton Diehl/Rodrigo Bonora/Regis Boessio - 414 voltas
Equipe Bonora Racing do Paraná juntou-se à tradicional Equipe Escola Gaúcha de Pilotos/Tarumã Kart Clube. Bonora, que já ganhou 12h na cat. turismo, juntou ao Prof. Airton Diehl e ao nosso representante na Truck, Regis Boessio, um timaço. Uma batida na curva 1, de madrugada, porém, tirou chances de brigar pela vitória. Com um bico emprestado do Spyder dos Stedile, a turma não se entregou e foi até o fim.




17º) Montana Stock V8 #25 - Ney Faustini/C.Batista/Edson Ferreira - 411 voltas
Os paulistas guerreiros da Absoluta Racing, que já haviam participado com bravura da edição 2012, voltaram ao RS. Tiveram alguns problemas, mas com bom desempenho quando estiveram na pista.



18º) Passat Canhão  #8 2.0 - Niltão Amaral/Cleiton Krause/Moisés Rosemberg - 400 voltas
Deste, sou suspeito para falar, mas vamos lá: a dupla do Passat Canhão na Classic, Niltão Amaral e Cleiton Krause, resolveram "dar uma brincada nas 12 Horas", chamando o bota Moisés Rosemberg (que participou de 12 Horas nos anos 70 com os irmãos Maurício e Moacir). Com motor carburado e o tanque de 45 litros, configurado para prova de bateria, e sem contar com abastecimento rápido, a turma tinha que fazer duas vezes mais pit stops do que os carros com tanque de 80/100 litros. O motor 2.0 by Brazauto (sem nada forjado) durou as 12 Horas roncando do mesmo jeito, e os únicos imprevistos foram uma escapada à 1h da manhã no Tala, e uma quebra de roda às 7h da manhã, que tirou o carro durante 35 minutos da prova, tendo chegar a estar na 16ª posição geral às 6h da manhã. Cruzou a linha de chegada após 1200km, notável para um clássico com tanque pequeno. 4º lugar cat. VI.



19º) Corsa 1.6 #52 - Tamar Peretti/Cristiano Jacovenko/Ricardo Terres/Juarez Terres - 394 voltas
Tamar Peretti, de Guaporé (JR Motorsport), chamou a clássica dupla do Gol #88 (brothers Ricardo e Juarez Terres) e o "Fieteiro" Cristiano Jacovenko, e fizeram uma boa prova com o Corsinha 1.6. Cruzou a linha de chegada ao meio-dia. 2º lugar cat. VII.




20º) Gol #146 - Fernando Miranda/Franco Dauer - 383 voltas
O Gol da Bonora Racing teve alguns problemas na primeira metade da prova, mas rodou bem na segunda metade, completando a competição. Vencedor Classe V.




21º) Fiesta 1.6 #63 - Giancarlo Scomazzon/Ed/Erico Postal - 375 voltas
Mais uma turma de Guaporé (também com apoio da JR Motorsport), com o guerreiro Fiestinha, não se entregou, como de costume, e cruzou a linha chegada. 3º lugar cat. VII.


» Clique aqui para ler a 1ª parte (1º ao 10º)
» Clique aqui para ler a 3ª parte (22º em diante)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Divulgado o calendário da velocidade gaúcha 2015! Conheça as datas.

É hora de começar a acelerar!

Saíram as datas da velocidade em asfalto do Rio Grande do Sul! Tudo começa dia 15 de março em Tarumã, com a 1ª etapa da Endurance e Classic, e o encerramento será, como de costume, no final de novembro, dia 22, com a final do Marcas, Fusca e Fórmula RS e Jr.

Classic e Endurance terão seis etapas ao total, duas em Tarumã, duas em Guaporé, uma em Santa Cruz do Sul e uma em Rivera, no Uruguay.


Já o Marcas e cia, além das praças acima, terão oito etapas, e o Velopark no calendário. Serão três em Tarumã, duas em Guaporé, uma em Santa Cruz, uma em Rivera e uma no Velopark.

Então é isso! Acelerem os preparativos, programem-se e contem os dias para "as barata" voltarem a roncar!

Calendário Endurance e Classic:
15/03 - Tarumã
19/04 - Santa Cruz
14/06 - Guaporé
26/07 - Rivera
06/09 - Guaporé
11/10 - Tarumã

Calendário Marcas, Fusca, Fórmulas RS e Jr:
29/03 - Tarumã
03/05 - Guaporé
07/06 - Santa Cruz
05/07 - Velopark
23/08 - Guaporé
20/09 - Tarumã
25/10 - Rivera
22/11 - Tarumã

Pra não ficar parado: 24 Horas de Daytona acontece neste fim de semana

24 Horas de Daytona para começar o ano

Buenas, para os fãs de automobilismo, que estão contando os dias para nossos campeonatos começarem, e para os fãs de Endurance, já tem programação para passar o tempo, neste final de semana: 24 Horas de Daytona.

Claro que as 12 Horas de Tarumã são mais importantes (hehehe), mas é uma prova clássica e bacana, e contará com alguns brasileiros no grid: Oswaldo Negri (que, aliás, cravou  a pole), Christian Fittipaldi, Tony Kanaan, Rubens Barrichello, Bruno Junqueira, Augusto Farfus (o "ninho"), Chico Longo, Daniel Serra e Marcos Gomes estarão no cockpit de protótipos e GTs na corrida que vale como 1ª etapa do Tudor United SportsCar Championship.


E tem transmissão pela TV no canal FOX SPORTS 2, do início e final da prova, com Sérgio Lago e o expert em Endurance, Rodrigo Mattar (acompanhem as notícias pelo blog dele), conforme abaixo:

- Sábado (24/01): das 17 às 19h
- Domingo (25/01): das 15h30min às 17h30min.

EDIT: DÁ PRA ASSISTIR A PROVA INTEIRA PELA INTERNET! CLIQUE AQUI!

Vamos começar a acelerar!

Imagens: Divulgação

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Assista ao Passat Canhão no Discovery Turbo by Curva do S!

Alô, mãe! Tô no Discovery Turbo!

Tamo chique! Assista à matéria feita pelo programa Curva do S no canal Discovery Turbo para todo o Brasil, mostrando os Passats Canhão e Relâmpago da Copa Classic e os Passateiros Niltão Amaral e Roberto Lacombe.

Patrocine o Passat Canhão e tenha retorno de mídia

Entrevista e edição by Marcos Moschetta (Inline Produtora). O Curva do S vai ao ar em episódios inéditos às segundas, às 18h55min.

O programa todo é muito bacana, mas se estiver sem tempo, vá direto aos 9:35 do vídeo.


Clique acima e assista!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

12 Horas de Tarumã: Resultado Ilustrado e Comentado - parte 1


E ainda tem muito o que falar sobre as 12 Horas de Tarumã! Vamos apresentar, então, o resultado ilustrado e comentado, falando sobre todos os carros que largaram na 34ª edição da prova mais importante do país, dividido em três partes, começando pelos 10 primeiros.

Curta o Resultado Ilustrado e Comentado by Blog do Passatão!


1º) MCR-P2 #46 Audi 20v Turbo - João Santanna/Vitor Genz/Carlos Kray/Christian Castro - 552 voltas
Após alguns anos com problemas diversos (câmbio, arrefecimento), o protótipo da Mottin Racing contou com ajustes e eletrônica da Pro Tune, o que aumentou a confiabilidade do carro, fazendo com que liderasse durante boa parte do tempo, tendo como principal adversário, a partir da metade da prova, o MRX #65 aspirado do MS. Escreveu na história o recorde de voltas da prova: 550 voltas, totalizando mais de 1600km ou 1000 milhas. Vencedor cat. I e Fita Azul Geral.




2º) MC Tubarão X V8 7.0 #5 - Tiel Andrade/Oswaldo/Guilherme/Eduardo Scheer - 530 voltas
Um excelente resultado da equipe de Campo Bom, levando em conta um carro "novo", aprimorado pela MC Tubarão em cima do chassi "parrudo" criado pelo eng. Luiz Fernando Cruz. O carro impressiona pelo tamanho e pelo ronco do motorzão V8 7.0 de Corvette. A equipe teve trabalho para consertar a dianteira do carro após batida na quinta, na reta, após rodar devido ao óleo e fumaça da quebra do motor do Spyder #777 de São Paulo, o que enaltece mais ainda o resultado. 2º lugar cat. I.




3º) Maserati Trofeo V8 #18 - Fernando Poeta/Guilherme Daudt/Alexandre Silveira/Beto Giacomello/André Senger - 512 voltas
Mais uma vez as confiáveis Maseratis surpreendem e figuram entre as primeiras posições gerais, beliscando a fita azul geral, mais um bom resultado da Mottin Racing. Vencedor cat. IV e Fita Azul Turismo Importados.




4º) MRX #65 2.0 16v Duratec - Nilson e José Ribeiro - 508 voltas
Apesar de ter motor aspirado, a equipe NC do Mato Grosso do Sul inscreveu-se na categoria I e brigou pela liderança da prova durante algumas horas, chegando a liderar, porém problemas ocorridos na parte da manhã distanciaram o carro da vitória. Carro rápido que sempre surpreende por seu desempenho, marcando a 3ª melhor volta da prova. 3º lugar cat. I.




5º) Volvo C30 #177 2.0 16v Duratec - Rodrigo Bacher/Júlio Martini/Rodrigo Lemke - 506 voltas
Mais uma vez o carro de turismo preparado pela MC Tubarão, equipado com motor 1953cc aspirado, chega numa excelente colocação geral. Sem apresentar problemas mecânicos, o único imprevisto foi uma pequena batida na curva do Laço durante a madrugada. Além de confiável, provou, mais uma vez, ser rápido, virando tempos baixos e constantes, anotando a melhor volta em 1:13,594, mais rápida que alguns protótipos. Vencedor classe VI.




6º) MRX #28 Audi 20v Turbo - Juliano Moro/Batavo Martins/Cristina Rosito/Vicente Orige - 492 voltas
Após anotar a pole, que desta vez não marcou recorde por causa da pista úmida no qualyfing na sexta, o MRX de fábrica da Metalmoro/JLM Racing liderou as primeiras voltas da prova, porém problemas ao decorrer das horas distanciaram o carro da vitória. Apesar disto, anotou a melhor volta da prova, com 1:03,445 (média 172,43 km/h). Destaque para a única presença feminina desta edição, a "bota" Cristina Rosito, fita azul nas 12 Horas 2000. 4º lugar cat. I.




7º) Spyder #7 2.0 16v Opel - Fernando/Edemar Stédile/Cali Crestani - 484 voltas
A turma da Fórmula RS enfrentou problemas como quebra de ponta de eixo, de homocinética, chegou a estar na última posição geral, mas mesmo assim recuperou-se em ritmo forte e chegou nos TOP10, vencendo na classe dos protótipos aspirados 16v. Os irmãos Stédile (Fernando e Edemar, junto com Joacir naquelas oportunidades) venceram as edições de 2005 e 2006 na geral com este carro. Vencedor cat. II.




8º) Gol G3 1.6 #77 - Daniel Elias/Rommel Toscan/Luiz Sena Jr. - 483 voltas
Colocação impressionante para um carro de turismo com motor 1.6 preparado pela Giocar/Autotech, mas quem acompanhou o desempenho deste carro durante a temporada do Endurance já esperava um excelente resultado. Enfrentando como único imprevisto um problema de câmbio, o trio Elias/Toscan/Seninha acelerou forte e foi o fita azul entre os carros de turismo nacional. Vencedor cat. VII e Fita Azul Turismo Nacional.




9º) Spyder 2.0 8v #2 - Fernando Mello/Carlos Rabello/Igor Eberle - 463 voltas
A turma fez um excelente trabalho de desenvolvimento deste Spyder modelo antigo durante o ano, com eletrônica Pro Tune, e chegou à vitória entre os protótipos aspirados 8v. Vencedor cat. III.




10º) Gol G4 2.0 #22 - Ike/Reinaldo Halmenschlager/Alex Schons/Alex Fabiano - 456 voltas
Os santacruzenses Halmenschlager tiveram a companhia do "Fieteiro" Alex Schons e do paulista Alex Fabiano (ex-GT3), tiveram alguns pequenos contratempos durante a madrugada, mas conseguiram uma boa colocação geral com Gol tricampeão das 12 Horas. 2º lugar cat. VI.

Nos próximos dias, os resultados do 11º ao 20º e do 21º ao 32º.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Relembrar é viver: Classic Velopark 2010


(5 anos passam voando!) Fazendo uma limpa nos arquivos do celular (coisa típica dessa época), achei algumas belas imagens do Fernando Peres Nunes feitas na Classic da inauguração do novo traçado do Velopark, em agosto de 2010, com a presença dos amigos da Classic Cup SP.

Eu e o Leo Tumelero vencemos na cat C com o Passat Canhão. Uma corrida para entrar para a história.

Veja mais alguns registros, nesta primeira postagem de 2015!





Foto 1: Passat Canhão dividindo curva com a Puma de Moisés Rosemberg

Foto 2: Canhão entrando meio ligeiro

Foto 3: Canhão, Opala Hulk do Giuliano, 147 do Giordano (SP) e Passat do Trevisan

Foto 4: Galera embolada

Foto 5: Baita disputa entre a DKW do seu Enio Wermuth e o Renault "Rabo Quente" do saudoso Tibiriçá de los Santos

Crédito fotos: Fernando Peres Nunes

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Feliz 2015 com o pé no porão!


Que seja um excelente 2015 para a equipe Canhão/Brazauto e para o automobilismo gaúcho.

Continuem sintonizados no Blog do Passatão!