sábado, 26 de dezembro de 2015

Onboard Passat Canhão na pré-12 Horas 2015, pega com o Fusca #55

Vamos onboard com o Canhão na pré-12 Horas 2015

Te afivela aí, pois o pega do Passat Canhão #8 de Niltão Amaral e o Fusca #55 de Leonardo "Passarinho" Flores na 3ª bateria da Copa Classic Preliminar das 12 Horas de Tarumã 2015 foi de arrepiar. Limpo, sem toques e com muitas ultrapassagens, como deve ser. Infelizmente a bateria da câmera acabou antes de mostrar o lances finais do pega.

Assiste aí!

Clique acima para acelerar o Canhão

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

12 Horas de Tarumã: Volvo C30 conquista troféu fita azul na turismo importados

Quinteto levou o Volvo ao topo dos carros de turismo

O primeiro carro de turismo a cruzar a linha de chegada nas 12 Horas de Tarumã, prova realizada no último domingo. Assim foi a prova para o Volvo C30 #177 2.0 16v do quinteto Rodrigo Bacher, Júlio Martini, Cícero Paiva, Rodrigo Lemke e Kauê Souza, que levou o almejado troféu fita azul para casa.

Na sexta-feira a equipe MC Tubarão iniciou com a pole position da classe TS, com o rapidíssimo tempo de 1:12,232, média de 151,5 km/h, tempo que foi o recorde do carro em Tarumã.

Trabalhos de pitstop perfeitos ajudaram no resultado


Volvo C30 na madrugada

Com uma prova livre de problemas mecânicos ou incidentes da pista, com uma tocada extremamente constante e rápida, contando, ainda, com um trabalho de pitstops perfeito, o Volvo cruzou a linha de chegada ao meio-dia de domingo com o mesmo fôlego da largada, após completar 499 voltas, o equivalente a mais de 1500km percorridos. A prova do forte ritmo que foi imprimido pelo quinteto Bacher/Martini/Paiva/Lemke/Souza foi a volta mais rápida do carro durante a prova, que ficou em 1:12.975, apenas 0,7s mais lento que na tomada de tempo.



Alguns minutos antes da chegada: inteiro, como começou

O desempenho da equipe valeu o troféu fita azul, por ter sido o primeiro entre todos os veículos de turismo a cruzar a linha de chegada, além da vitória na classe Turismo Super (TS). A posição geral foi a 9ª, à frente de muitos protótipos e carros mais potentes.

Comemoração após a chegada

Degrau mais alto para o quinteto

Rodrigo Bacher fala sobre a conquista: "Dessa vez foi barba, cabelo e bigode nas 12 horas de Tarumã 2015. Pole Position na Turismo, Fita Azul na Turismo importado e primeiro lugar na categoria TS. Parabéns a todos os pilotos e à equipe MC Tubarão, que foi fantástica mais uma vez, nos entregando um carro excelente e rápido.", disse Bacher.

Agora a equipe parte para breve recesso, e logo após começam os preparativos para a temporada 2016 do Endurance Brasil.

A equipe tem a participação viabilizada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre via Pro Esporte, e conta como patrocínio de Impresul, Paquetá Esportes, Mídia Mitsubishi, Mídia Premium, ECX Global, Crossfit Ultimate Pirates, Carto Print e Wih.

Texto/fotos: Niltão Amaral

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Feliz Natal e um 2016 com o pé cravado no assoalho!


Feliz Natal e um 2016 com o pé cravado no assoalho! São os desejos do Blog do Passatão by Niltão Amaral e do nosso torcedor-simbolo e Papai Noel ao Automobilismo Gaúcho, o nosso GAÚCHO DA FRUTEIRA (Carlos Alberto Stoduto).

12 Horas de Tarumã: Satti Racing crava a pole e conquista pódio

Comemoração da equipe após chegada

Uma prova difícil e competitiva, conforme previsto. Assim foi a 35ª edição das 12 Horas de Tarumã, a maior prova de longa duração do Brasil, realizada no último fim de semana em Tarumã.

A equipe Satti Racing foi em busca do bicampeonato da prova, cuja edição de 2013 já havia conquistado. Para isto, o protótipo MCR #96 2.0 contou com os dois pilotos mais jovens do grid, o paulista Marcelo Vianna e o santacruzense Lucas Kohl, aliado ao experiente Hardy Kohl.

Vianna contornando a curva 1 em altíssima velocidade

Satti e Vianna comemorando pole position

A equipe começou cravando a pole position da categoria P3, destinada a protótipos aspirados com motor 8v, batendo seu recorde no Autódromo de Tarumã com o tempo de 1:07.406, média de 162,3 km/h, que rendeu a boa 10ª colocação geral, à frente de carros mais potentes.

Trabalho de box durante a madrugada no MCR #96

Durante a prova, porém, as dificuldades inerentes à uma prova de longa duração apareceram. A equipe precisou efetuar a troca do motor do protótipo pouco depois da metade da prova transcorrida, após as 6h da manhã, o que custou uma hora parados nos boxes, apesar do rápido trabalho da equipe considerando a magnitude do serviço, fazendo com que a equipe perdesse 100 voltas.

Descontando o prejuízo pela manhã

A partir daí, a equipe mostrou sua habitual garra e efetuou uma corrida de recuperação, ganhando 5 posições gerais em apenas quatro horas restantes de prova, e ainda garantiu um lugar no pódio ao cruzar a linha de chegada na 3ª colocação da sua categoria, após 420 voltas completadas, o que equivale a mais de 1200km percorridos.


Última hora de prova

O chefe de equipe, Eduardo "Sattinho", fala sobre a prova: "Conforme previmos, foi muito difícil essa edição das 12 horas. Tivemos uma corrida com ritmo muito forte e quebramos o motor, mas efetuamos a troca e voltamos pra batalha e deu P3 na categoria e P15 na geral." Sobre a temporada, Satti completa: "É um orgulho ver em cada membro da minha equipe a vontade de fazer melhor. Estivemos num campeonato dificílimo, que é o Endurance, não vencemos nenhuma etapa, mas estamos perto. Agradeço à equipe, pilotos e apoiadores", disse Satti.

Pódio para a equipe

Agora a equipe entra em breve recesso, mas logo começarão os treinos para a temporada 2016. A Satti Racing tem o patrocínio de Brand Têxtil, Global Química & Moda, Kohltrade, Bellko e Satti Soldas.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Copa Classic deu show de disputas na abertura das 12 Horas de Tarumã. Tonho Sala venceu.

Grid da Classic à noite (Foto: Betho Giordani)

Mais um show de disputas dos "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho aconteceu no último sábado, na prova preliminar das 12 Horas de Tarumã, nesta edição com a novidade da realização de três baterias de 25 minutos cada, sendo a última noturna. A prova foi em homenagem a Jorge Krug, piloto da categoria falecido há alguns meses.

3 DKWs inscritas, fato raro

Com 28 inscritos, número um pouco abaixo do esperado devido à previsão de chuva, 22 carros alinharam no grid para a primeira largada, devido a algumas panes mecânicas e acidentes, como a capotagem do Voyage #6 de Vinetou Zambon na reta durante a tomada classificatória, que, apesar de grave, os equipamentos de segurança fizeram seu trabalho e o piloto restou apenas com alguns ferimentos. Destaque para a presença do veterano piloto Paulo Hoerlle, que pilotou a DKW #88 dos Janusz, veículo semelhante a um dos primeiros de sua carreira, além da presença da DKW #90 e a Carretera ano 1936 de Carlos Eugênio, veículos raros. Outro destaque foi a participação de pilotos de fora, como o carioca que disputa a Fórmula RS, Gustavo Camilo, a bordo do Opala #61 de Rodyvan Möller, os catarinenses Marcelo Pacheco e Ike Nodari (Unos #49 e 41) e também o uruguaio Andres Rachid e seu Morris Mini.

A pole position ficou com o Fusca #13 de José Antônio Sala, que voltou à categoria após um ano afastado, registrando o tempo de volta em 1min15s074.

Disputas no Tala (Foto: Mauro Corso)

Na primeira bateria, Sala liderava com algums vantagem até que houve a intervenção do safety car devido à capotagem do Opala #71 de Giuliano Giacomazzi na curva 9, tendo sido encerrada a prova nesta situação ao completar 75% da bateria, devido à dificuldade no resgate do carro.

Largada 2ª bateria (Foto: Mauro Corso)

Carros raros no grid da Classic (Foto: Mauro Corso)

Na segunda bateria, a chuva ameaçou cair, mas não chegou a se concretizar, apenas alguns pingos que começaram quando o grid já estava alinhado, aumentando a tensão das equipes que utilizam pneu slick. Sala abriu boa vantagem e venceu com 13s à frente de Leonardo Flores (Fusca #55), seguidos pelo Gol Sueca #27 de Arthur Caleffi e o Opala de Camilo. Na classe C, o pega ficou entre o Chevette #38 dos Goulart e o Fusca #54 de Becker/Takagi/Silva. Na Classe B quatro carros disputaram a ponta, com o Uno #87 de Cristiano Jacovenko, o Passat de Bica Vianna, o Uno de Pacheco e o VW 1600 de Jorge e Rui Machado, com chegada nesta ordem.

Largada da 3ª bateria (Foto: Paolo Reis)

Canhão x Fusca #55 (Foto: William Inácio)

Chegada da prova é uma grande festa

Na terceira bateria, ao anoitecer, Arthur Caleffi bateu na chegada da curva do Laço. Niltão Amaral (Passat Canhão #8) superou o Opala #61 e chegou para um duelo com o Fusca #55 de Leonardo Flores, que durou várias voltas e teve várias ultrapassagens, levantando o público de Tarumã, até que o Fusca ficou sem freios e teve que diminuir o ritmo. Nova vitória de Sala, com Niltão em 2º e o Chevette #38 em 3º, vencendo na classe C, Claudiomiro Pacheco na B e Hoerlle na A.

Abaixo, o resultado final por categorias:

Pódio FL
Cat. FL:
1º José Antônio Sala (Fusca #13)
2º Leonardo Flores (Fusca #55)
3º Niltão Amaral (Passat Canhão #8)
4º G. Camilo/R. Möller (Opala #61)
5º Arthur Caleffi (Gol Sueca #27)
6º Giuliano Giacomazzi (Opala #71)
7º Diego Mariante (Passat #58)


Pódio C

Cat. C:
1º M.Goulart/J.Garavello/H.Goulart (Chevette #38)
2º João Paulo Infantini (Gol Urubu #22)
3º L.Becker/T.Takagi/L.Silva (Fusca #54)
4º Everton Braz (Passat #111)


Pódio B

Cat. B:
1º César Vianna (Passat #48)
2º Cristiano Jacovenko (Uno #87)
3º Marcelo Pacheco (Uno #49)
4º Jorge/Rui Machado (VW 4p #91)
5º Claudiomiro Pacheco (Uno #65)
6º Ike Nodari (Uno #41)
7º Wagner Wilke (Fusca #3)
8º Andres Rachid (Mini#12)
9º Cleiton Krause (Uno Bala #333)


Pódio A

Cat. A:
1º T.Janusz/G.Janusz/P.Hoerlle (DKW #88)
2º Carlos Eugênio Leonardo (Carretera #1)
3º José Paulo Maduell (DKW #90)

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Blog do Passatão no Ar #142 conta como foi as 12 Horas e Copa Classic

Como foi a festa de fim de ano do automobilismo gaúcho

Blog do Passatão no Ar #142 - Automobilismo Gaúcho com Niltão Amaral conta como foi as 12 HORAS DE TARUMÃ e COPA CLASSIC!


Clique acima para assistir

O programa vai ao ar nesta terça, 22/12, às 22h15min, na janela acima. Depois, fica disponível em versão gravada.

Com o patrocínio de: Pro Tune Electronic Systems, Cervejaria Abadessa, Big Odonto, Castelo Pack, Brazauto Mecânica Automotiva, Paz Mecânica e Auto Peças e Quejo Auto Peças (Capão da Canoa), Gustavo M. Fernandes Cirurgião Dentista e Campanha Adote um Vira-Lata!

Para entrar em contato:
Whatsapp: solicite participação no grupo
Facebook: facebook.com/niltaoamaral
E-mail: blogdopassatao@terra.com.br

domingo, 20 de dezembro de 2015

Resultado final das 12 Horas de Tarumã

MRX #27 fez excelente prova, mas não levou

MRX #27 Nissan fez grande prova e liderou as horas finais das 12 Horas de Tarumã, mas o MCR #46 acabou vencendo pelo 2º ano consecutivo, assumindo a liderança faltando 10 minutos.

Abaixo, o resultado final:

Obs.: No carro #32 Franco Pasquale andou, não Elias Azevedo

sábado, 19 de dezembro de 2015

Resultado Copa Classic. Tonho Sala vence com Fusca #13.

Tonho Sala, equipe e o Fuscão #13

Absoluto, com pole e vitória nas 3 baterias, José Antônio "Tonho" Sala venceu com o Fusca #13. Abaixo, veja os resultados completos.

Resultado 1ª bateria

Resultado 2ª bateria

Resultado 3ª bateria

Resultado final

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

MCR #46 é pole das 12 Horas. Veja grid.



E o MCR #46 de Christian Castro/Carlos Kray/Vitor Genz/Pedro Castro cravou a pole para as 12 Horas de Tarumã 2015, como tempo de 1:01.688, obtido com pista que tinha secado após o temporal do início da tarde, com alguns pequenos pontos úmidos, 0,2s mais rápido que o MRX #65 dos Ribeiro. o MRX #28, que detém recorde entre os protótipos, com 57.878, teve problemas mecâicos e não foi para a pista.

Sol tímido no fim de tarde proporcionou belas imagens

Excelente desempenho das equipes com assessoria by Niltão: O MCR #96 de Viana/Kohl/Kohl/Miranda foi pole na P3 virando um "temporal" de 1:07.406, bem como o Volvo #177 virou 1:12.232 e foi pole na classe TS.

Abaixo, veja o grid de largada:


Fotos do treino livre noturno da Copa Classic pré 12 Horas de Tarumã