quinta-feira, 30 de maio de 2019

Endurance Brasil troca 3ª etapa de Tarumã para Santa Cruz


Em comunicado distribuído no fim da tarde de hoje, a APE (Associação dos Pilotos do Endurance) informou que a 3ª etapa, que ocorreria em Tarumã no dia 15 de junho, teve sua praça alterada para Santa Cruz do Sul.

Segundo informado, "a alteração da praça se deve à atenção especial que a APE está dando à segurança nas corridas".

Lamentamos a decisão, pois sabemos que Tarumã é palco de provas muito boas devido ao seu veloz traçado, e torcemos para que a data em aberto, em novembro, seja realizada em Tarumã.

Porsche Carrera Cup: no Velo Città, Marçal Müller busca manter-se entre os líderes

Apesar do lastro de 30kg, Porsche #544 andou bem na quinta

Buscar bons resultados para continuar disputando a liderança do campeonato. Assim o piloto Marçal Müller, de Novo Hamburgo, chega à 3ª etapa da Porsche Império Carrera Cup 4.0, no Velo Città, em Mogi Guaçú (SP)


Marçal costuma ter bons resultados na pista de Mogi Guaçú

Vice-líder da classe Carrera Cup 4.0, com 66 pontos (12 atrás de Vitor Baptista), o fato da corrida ser no Velo Città anima Marçal, uma vez que o desempenho do piloto no traçado do interior paulista, bastante técnico, costuma ser bom, já tendo anotado poles e vitórias: "É uma pista da qual gosto muito, onde normalmente me saio bem, então as expectativas são as melhores para fazer duas boas corridas, somando o máximo de pontos possíveis para o campeonato."

Apesar da dificuldade de estar carregando peso extra de 30kg (lastro de sucesso) por estar ocupando a vice-liderança do campeonato, o que pior os tempos de volta em aproximadamente 0,3s, os treinos desta quinta mostraram que o desempenho é bom, tendo batido seu melhor tempo obtido lá, no ano passado.

A tomada de tempo ocorre na sexta às 15h20, e as duas corridas serão no sábado, às 11h10 e 14h35, com transmissão pelo YouTube e Facebook da Porsche Império.

Marçal Müller tem o patrocínio de Patrus Transportes Urgentes e o apoio de Stroke Brasil, Dacar Motorsport, Intensidade Máxima Suplementos e BluBar.

Texto: Niltão Amaral
Fotos: Porsche Império GT3 Cup/Divulgação

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Pilotando safety car: uma nova experiência


O último domingo em Guaporé foi de uma nova experiência para o meu currículo automobilístico: Niltão Amaral, piloto de safety car.

Em função da prova do Endurance Brasil em Goiânia, onde estava o Preto Fincato no SC de lá, não havia quem fizesse este trabalho na 3ª etapa do Gaúcho de Velocidade (Classic/Fusca e Marcas) em Guaporé. Enquanto assistia a Endurance no sábado, recebi ligação da Cris Wilkens fazendo o convite. Um pouco receoso por ser novidade, mas aceitei, então levei o equipamento para Guaporé.


Chegando lá, um bate-papo rápido com o diretor de prova da etapa, Gelson Zauer, SC já com o "pirilampo" (apelido da sirene ou giroflex), fardamento de piloto e rádio para receber as instruções, lá fomos para a pista.

Volta de apresentação

"Correndo atrás" do pelotão após largada

A velocidade combinada nas intervenções é de aproximadamente 80 por hora, se houver necessidade de adequação as coordenadas são passadas pelo diretor. Posiciona-se o SC à frente do grid para a volta de apresentação, lá pela curva do radiador desliga-se o pirilampo e deixa-se o pelotão passar (em algumas corridas o SC sai da frente do pelotão direto na entrada de box, em largadas lançadas com carros mais rápidos). Fazemos a primeira volta atrás do pelotão, aí é só ficar na saída de box para aguardar a ordem para eventual intervenção para neutralizar a prova.

Intervenção para neutralizar a prova

Felizmente o pessoal estava comportado (hehehe), e só precisei intervir extraordinariamente na última bateria da Classic, pois o Escort #48 parou em posição perigosa, com problemas mecânicos. Logo ao sair do box já dei a sorte de pegar o líder. Dada a ordem para "fugir", pois seria dada a relargada, é só acelerar em direção aos boxes para se distanciar do pelotão e voltar para a saída de box.

Vìdeo do procedimento de largada da Classic, onboard do safety

Valeu a experiência, agradeço pelo convite, é interessante ver como as coisas funcionam "do outro lado". E agora vocês sabem um pouco dos bastidores do safety car!

Fotos: Cesar Luz/Worldcross

domingo, 26 de maio de 2019

Classic/Fusca: bom grid e mais um show dos "Velhozes e Furiosos", em Guaporé

Belo grid da Classic no domingo de sol, em Guaporé

Com 19 carros no grid, em um domingo ensolarado, Copa Classic e Fusca deram mais um show de pegas, na sua 3ª etapa.


Grid de largada

Resultado da 1ª bateria

Como vem sendo costume, os "velhozes e furiosos" protagonizaram vários pelotões de pegas. Na primeira bateria, "Passarinho" Flores (que fez a pole com o Fusca #55 em 1:22.101) duelou com o Fiat #147 de Schaedler/Josimar Ribeiro, com o Omega 6 cil. de Beto Carlassara botando pressão. Com problemas de motor, porém, o Omega ficou pelo caminho, bem como o Fiat, com problemas elétricos, deixando o caminho livre para Passarinho, seguido de Gerson Lopes (Voyage #6). No pelotão dos radiais, Cleiton Krause conseguiu se sobressair após pega com o Gol #19 de Reck/Taschetto e o Chevette de Gilmar Carlassara, chegando numa excelente 3ª colocação geral. Bom pega, também, entre os Fuscas de Silvano Brock, Moacir Fighera, PC Teo e Dimare/Oliveira.

Resultado 2ª bateria

Na segunda bateria, de volta, o Fiat #40 chegou no Fusca #55 e duelou até o final, com Passarinho vencendo por 0,3s. O Fiat #40 anotou a melhor volta da corrida, 1:22.210, na primeira bateria. Carlassara (cat. C) se sobressaiu com o Chevette entre os radiais e Fernando Brock venceu na B.

Resultado final por categoria Classic/Fusca

Pódio FL

Pódio C

Pódio B

Pódio Fusca

Na soma dos tempos das baterias, os vencedores foram: Cat. FL: Passarinho (Fusca #55); Cat. C: Gilmar Carlassara (Chevette #5); Cat. B: Cleiton Krause (Uno Bala #39); e Copa Fusca: Moacir Fighera.

Resultado final do Marcas

No Marcas os vencedores foram: Ike Ramos/Paulo Jr (A), Guto Rotta (B) e Jonas Simon (N).

Agora a Copa Classic dá uma pausa e retorna em 04 de agosto, na sua prova internacional, no Autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera (Uruguai). Marcas e Copa Fusca voltam dia 23/06, em Tarumã.

sábado, 25 de maio de 2019

Ferrari 488 de Serra/Longo fatura as 4h de Goiânia do Endurance Brasil

Baita grid do Endurance Brasil em Goiânia

Foi uma corrida movimentada, como de costume no Endurance Brasil, com disputas até o fim das 4 horas de prova.

Ferrari 488 faturou a etapa

Os AJR, com problemas (inclusive o pole #88), foram ficando pelo caminho, deixando que a Ginetta G57 dos Ebrahim/Pedro Aguiar, que teve uma tocada regular e praticamente sem problema, liderasse, até que na última parada a necessidade de um ajuste no volante fez com que Daniel Serra assumisse a ponta com a F488 e vencesse. Porém, a Ginetta fatura sua primeira vitória na categoria já na segunda corrida, e um 2º geral.

Os vencedores das categorias

Outros destaques: o pega entre o Porsche 911 com Ricardo Maurício e a Mercedes AMG GT3 de Xandinho Negrão no último stint, até que, em um toque, o Porsche rodou; A Ginetta G55 GT4 de Kreis/Braga/Guerra numa excelente 5ª posição geral;  O Radical SR3 dos Stumpf vencendo pela primeira vez na categoria e chegando em 8º geral e a Mercedes CLA 45 da turma da Super Turismo RS, Arthur Caleffi e os Lemke Brothers, num excelente 11º geral com um carro teoricamente mais lento em comparação aos demais.

Resultado final

Acima, o resultado final. A próxima prova será aqui no nosso veloz templo, Tarumã, dia 15 de junho, e o Blog do Passatão estará in loco, desta vez!

Tempos do treino geral da tarde de Classic/Fusca e Marcas

Tempos dos treinos livres de Classic/Fusca e Marcas

Com um bom grid de 18 carros, a Copa Classic fez seus treinos livres hoje, em Guaporé. Devido a ser só duas categorias, os treinos foram agrupados, com Classic/Fusca e Marcas andando juntos. Acima, os tempos da tarde.

Amanhã acontece o treino classificatório e as baterias das categorias, e o Blog do Passatão estará por lá.

Assista ao vivo ao Endurance Brasil em Goiânia, largada às 13h30

Clique acima para assistir ao Endurance Brasil

Clique acima para assistir à 2a etapa do Império Endurance Brasil, em Goiânia. Atenção, pois a largada foi adiantada para as 13h30min, e a transmissão será aberta às 13h.

Coloque em tela cheia e divirta-se!

sexta-feira, 24 de maio de 2019

1:16.271: AJR #88 com Tarso Marques bate recorde absoluto da pista de Goiânia!


Habemus recorde absoluto em Goiânia! O piloto ex-F1 Tarso Marques (companheiro de Vicente Orige) levou o AJR #88 V8 da JLM Racing à pole position do Endurance Brasil, com o tempo de 1:16,271, média de nada menos que 181 km/h numa pista que sequer é de alta! A marca, além de mostrar o quão rápido é o protótipo fabricado em Cachoeirinha (RS), confirma a fama de piloto reconhecidamente rápido de Tarso, que muitas vezes virava tempos melhores que seu então companheiro de F1, ninguém menos que Fernando Alonso.

Vicente Orige com Tarso Marques, que virou o temporal (Foto: Bruno Terena/MS2)

A marca bateu o tempo da Fórmula 3, que era o recorde anterior, com 1:16.653, por Cristian Hahn. É a primeira vez que um protótipo bate o tempo de um F3, pois nas demais pistas, apesar de ficar próximo, os F3 ainda tem alguma vantagem no tempo de volta. O tempo é quase 8s mais rápido do que a pole da Stock Car em Goiânia, semana passada (1:24.199).

Grid de Largada para as 4h de Goiânia

Nas categorias as poles ficaram com: Ferrari 488 de Serra/Longo (GT3); Scorpion Hayabusa Turbo de Turvey/Riberi (P2); MRX 16v #72 de Carlos/Yuri Antunes (P3); Ferrari F458 de Mendes/Tom Filho/Ricci (GT3 Light); Mercedes AMG de Auler/Romera (GT4) e MRX 8v de Marcondes/Haag (P4).

Amanhã a largada para a prova de 4h de duração será às 14h, e compartilharemos por aqui a janela de transmissão, e faremos alguns lives comentando a prova (de casa mesmo, já que a verba não permitiu ir) no facebook.com/blogdopassatao.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Endurance Brasil já "virou temporal" em Goiânia, no treino extra

Belíssimo "camera car" registra chegada do Endurance a Goiânia

Os treinos extra de quinta já deixaram claro que teremos um verdadeiro "temporal" em Goiânia. Apesar de ser o primeiro contato com a pista, os tempos já foram surpreendentes.

A melhor marca do dia ficou com o protótipo Ginetta G57 V8 #20 dos Ebrahim/Aguiar, com 1:18,099, o que mostra a adptação rápida da equipe e dos pilotos na segunda corrida do carro em solo brasileiro.

Apesar de ainda não valer como marca oficial (o que ocorrem na tomada ou corrida), a marca já seria o recorde (exceto fórmula) do circuito, nada menos que 6s mais rápido que a pole de Thiago Camilo na Stock Car (1:24.199), no último fim de semana. Resta saber se o recorde absoluto, que pertence à Formula 3 de Christian Hahn, será batido: 1:16.653.

Amanhã tem o classificatório, ao fim de tarde. Abaixo, os tempos de quinta:

Tempos do treino extra de quinta em Goiânia

Foto: Bruno Terena/MS2

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Onboard Uno Viagra com Niltão Amaral nas 2h de Guaporé 2019

Clique acima para ver a onboard

Largada e primeiras voltas onboard no Uno Viagra #95 da Brazauto, durante a 2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, pilotado neste stint por Niltão Amaral, depois por Cleiton Krause nos dois últimos. P3 na categoria, 22º geral. Tem um pega legal com o Corsa #44 pilotado pelo Pedro Ávila.

domingo, 12 de maio de 2019

Marçal Müller fatura mais uma no Gaúcho de Super Turismo


Mais uma vez a chuva deu as caras no Gaúcho de Super Turismo. Para não dizer que não deu trégua, a largada e os primeiros 35 minutos de prova foram no seco. O restante das duas horas lembrou muito o clima da 1ª etapa, em Santa Cruz: muita água na pista.

Grid de largada

Carro de Marçal, o Gol G5 de corrida mais lindo do país

Marçal Müller comemora mais uma

E quem mais uma vez deu as cartas foi Marçal Müller, com direito a "barba e cabelo" (pole e vitória geral e na classe GT). Só não teve "bigode" pois a volta mais rápida ficou com o Aldee #118 dos Kreuz, virando um "temporal" (1:15.409), aliás, a vitória só não se deu de ponta a ponta pois o mesmo Aldee chegou a assumi-la por algumas voltas. Sobre o classificatório, aliás, a pista estava secando (também numa rara trégua da chuva, no fim da tarde de sexta), mas havia um rio de óleo na curva 1, impedindo que os tempos fossem melhores.

Niltão Amaral no primeiro stint, a bordo do Uno Viagra

O final da primeira perna da prova foi tensa para os carros que usam pneus slick, pois a chuva começou com 35 minutos de prova e foi apertando, foram dez minutos que exigiram habilidade para segurar o carro na pista até a abertura da janela para, aí sim, fazer a troca sem perder tempo. Senti isso na pele, pois eu estava na pilotagem do Uno Viagra #95 da Brazauto justamente na primeira tocada, e contava os minutos para ver a placa de janela! A pista virou um verdadeiro "sabão", depois o Cleiton Krause assumiu para os últimos stints já com pneus radiais para enfrentar o aguaceiro.

No encalço do Corsa #44 nas primeiras voltas

Deu pódio para Cleiton Krause/Niltão Amaral

Mas também teve diversão, quando nas primeiras voltas travei um duelo com o Corsa #44 da mesma categoria, pilotado pelo experiente Pedro Ávila, até que com sinais de fadiga de freio, resolvi aliviar o pé para não forçar o carro, afinal, eram duas horas de prova.

Resultado final

Aldee #33, vencedor TS

Gol #22, vencedor T1

Gol #53, vencedor T2

Celta #197, vencedor TL

Vencendo na classe TS, bela prova de Roberto Lacombe/JB Rodrigues com o Aldee #33. Na T1, vitória da "viatura alemã", o Gol #22 de Ike e Reinaldo Halmenschlager/Catô Belleza. Na TL Seninha/Roncen venceram com o Celta #197, e na T2 Márcio/Thiago Martins venceram, e nós, Cleiton Krause/Niltão Amaral, subimos no pódio em 3º, com o Uno Viagra #95.

A próxima etapa da ST será dia 22 de junho, em Tarumã.

Fotos: Grégori Dai Prá/Assessoria CGST

terça-feira, 7 de maio de 2019

Programação da Super Turismo e Turismo Nacional em Guaporé

Horários da Super Turismo

Esta postagem contém a programação de uma verdadeira maratona de automobilismo, que vai acontecer neste fim de semana em Guaporé. Além dos treinos na sexta, sábado teremos nada menos que 8 baterias da Turismo Nacional (4 de cada classe) e mais as 2h da Super Turismo.

Acima, a programação da ST. Abaixo, a programação da TN (foram divulgados em separado).

Horários da Turismo Nacional BR

domingo, 5 de maio de 2019

Previsão de grid para a 2ª etapa do Gaúcho de Super Turismo


Entramos na semana da 2ª etapa do Gaúcho de Super Turismo (GP Carlinhos Andrade), e já temos uma boa idéia do grid, cuja previsão está em 33 carros. Estou nessa, embarcado no Uno Viagra #95 da Brazauto, em parceria com o Cleiton Krause, disputando a cat. T2.

Além disto, teremos as provas da Turismo Nacional, com carros de Turismo 1.6, que terá mais de 60 carros no total, com o grid dividido nas classes 1 (fabricados após 2015) e 2 (modelos antes de 2015), correndo separadas.

Os horários deverão ser divulgados na terça pela FGA. Segue a previsão de grid (que pode até receber novas confirmações durante a semana):

GT
#5 Focus - Tiel Andrade/Julio Martini
#9 Maserati V8 - Ricci/Tecchio
#17 Sonic Stock V8 - Giacomello/Senger
#46 - Montana Stock Turbo- Luciano Mottin
#544 - Gol K20 - Marçal Müller

TS
#14 Mercedes CLA 45 - Júnior Victorette
#18 Aldee - Silvano Brock/Tiago Muriel
#20 Mercedes CLA 45 - Caleffi/Seninha
#26 Escort 2.0 16v - Steyer's
#31 Linea - Juliano Salton
#33 Aldee - Beto Lacombe/JB/Luc Monteiro
#70 Aldee - Fernando Brock/Bica Vianna
#116 Linea - Leandro Scherer
#118 Aldee - João Luiz/Bidu Kreuz
#199 Linea - Rodrigo/Marcelo Lemke

T1
#22 Gol G4 - Halmenschlager's/Catô Belleza
#48 Onix 2.0 - Rocha/Weber/Fontes
#51 Voyage G5 - Telmo Jr/Carlos Rabello
#88 Gol G4 - Ricardo/Juarez Terres
#310 Gol G1 - Leovaldo Petry

T2
#00 Corsa -Nelson/Thalisson Cardoso/Dieder
#44 Corsa - Pedro Ávila/Alessandro Gandra
#53 Gol G3 - Marcio/Thiago Martins
#95 Uno Viagra - Cleiton Krause/Niltão Amaral

TL
#12 Escort - Jorge Maino
#16 Celta - Schlosser's/Tonho Sala
#45 Celta
#81 Corsa - MP Racing
#125 Ka - Giovani Pick
#151 Celta - Silvio Lodi/Nikolas Dallagnol
#180 - Gol G4 - Kreuz's
#197 Celta - Seninha/Roncen
#221 Onix - Rafael Bassani

Tela Classic: assista a compactos das etapas 2019 da Copa Classic

Compacto 2ª etapa em Tarumã by Blog do Passatão


Programa da 1ª etapa em SCS by Inline Produtora

Programa da 2ª etapa em SCS by Inline Produtora