segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Endurance Brasil muda praças e RS ganha mais uma etapa em 2019

Santa Cruz volta a receber o Endurance Brasil

O Endurance Brasil anunciou mudança de praça das duas últimas etapas da temporada. Com isto, o Rio Grande do Sul terá mais uma data na temporada.

A etapa que constava com praça a confirmar no calendário no dia 02 de novembro foi definida no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, que já recebeu a categoria em junho.

E, por fim, a última etapa, dia 21/12, foi transferida de Interlagos para Curitiba, por falta de acerto com o clube organizador. Com isso, a etapa que fecha o campeonato terá sua duração reduzida de seis para quatro horas de prova.

Agora, no dia 12 de outubro, o Endurance volta a Goiânia.

Então, preparem o mate que em novembro tem supermáquinas no RS, de novo.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Programa 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer by Blog do Passatão #1

Programa 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer estreou na última quinta

E está lançada oficialmente as 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer, edição 2019! Em evento no Salva Pub, na última terça, foi apresentado o novo formato da prova, com carros do Gaúcho de Marcas e Pilotos, o que deve assegurar que tenhamos a prova mais disputada de todos os tempos.

E uma das novidades é que o Blog do Passatão está na divulgação da prova, realizando programas ao vivo (ao menos dois por mês) chamado 12 HORAS DE TARUMÃ SALVA CRAFT BEER BY BLOG DO PASSATÃO, apresentado por Niltão Amaral.

Curte aí, logo abaixo, a edição #1, que foi transmitida ao vivo na última quinta, 26 de setembro pelo facebook.com/blogdopassatao (curta a página para receber as notificações).


Clique acima e assista ao programa #1

E, abaixo, assista aos melhores momentos do evento de apresentação, vídeo também produzido pelo Blog do Passatão, no qual são citadas as principais novidades por Rodrigo Machado, presidente do ACRGS.

Clique acima e assista ao evento de lançamento

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Porsche Carrera 4.0: Marçal Müller leva decisão para a preliminar da F1

Marçal se aproxima da liderança, e a etapa final promete!
Foto: Reprodução/Youtube

Uma etapa um pouco conturbada, mas que foi positiva pois diminuiu a diferença para a liderança do campeonato. Assim foi a 5ª etapa do Porsche Imperio Carrera Cup para o gaúcho de Novo Hamburgo Marçal Müller.

A tônica do do fim de semana foi a dificuldade de adaptação com a retirada dos freios ABS dos carros da categoria, o que ocorreu após o acidente ocorrido no shakedown na etapa anterior, em Estoril, quando a categoria decidiu desativar o recurso até que seja feita sua atualização. Como Marçal participou apenas da prova sprint em Portugal e vários dos demais pilotos ainda correram a prova de Endurance já sem o ABS, a adaptação foi mais difícil, por estar com menos quilometragem nesta condição.

Na corrida de reposição da etapa de Estoril, Marçal fez uma espetacular largada, pulando de 4º para 2º logo na freada do "S do Senna". Na sequência, porém, ao bloquear as rodas numa frenagem, o carro perdeu rendimento por ficar com os pneus irregulares, finalizando em 4º, subindo para 3º devido a uma punição a um concorrente. Na corrida do sábado pela manhã, finalizou também na 4ª posição, e na corrida da tarde travou uma disputa ferrenha justamente com Vitor Baptista, seu principal oponente na disputa pelo título, naquele momento empatados na liderança do campeonato, mas após um toque, teve seu radiador furado.

"O fim de semana foi um pouco tumultuado pela dificuldade de adaptação sem os freios ABS, mas apesar de tudo, foi bom, pensando no campeonato. Agora é foco total na final, quem chegar na frente nas duas corridas da preliminar da F1 sairá campeão, vamos trabalhar para trazer esse título para o Rio Grande do Sul", disse Marçal.

Levando em conta os descartes, Marçal Müller está a apenas 4 pontos do líder Vitor Baptista, mas também viu Marcel Coletta se aproximar na 3ª posição. Este panorama garantirá uma final de campeonato de arrepiar, no 16 de novembro em Interlagos, prova preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1.

Marçal Müller tem o patrocínio de Patrus Transportes Urgentes, Intensidade Máxima Suplementos, Blu Bar e Dacar Motorsport.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Porsche Carrera 4.0 em Interlagos: Marçal Müller tem etapa decisiva em busca do título


Uma etapa decisiva, visando alcançar a liderança ou, pelo menos, levar a decisão para a última etapa. Este será o desafio de Marçal Müller em Interlagos neste fim de semana, na penúltima etapa da Porsche Carrera Cup 4.0.

Além das duas corridas da quarta etapa, haverá uma corrida de reposição, pois devido a um acidente que danificou o guardrail na etapa anterior, em Estoril (Portugal), não houve tempo hábil para que a segunda corrida daquela etapa fosse realizada. Desta forma, o fim de semana terá peso decisivo para encaminhar o fim do campeonato. Marçal Müller ocupa a vice-liderança do campeonato, a 18 pontos do líder Vitor Baptista.

Nos treinos ocorridos na quinta, Marçal teve algumas dificuldades com o carro, dentre elas o de andar sem os freios ABS, que aguardam atualização que virá da fábrica e, por isto, foram desativados nesta etapa, e o mapa de câmbio que foi refeito, pois algumas marchas não entravam. Mas as devidas correções, bem como ajuste de geometria do Porsche #544 foram realizados pela equipe da categoria, e o piloto espera andar melhor a partir de agora.

"Nos treinos de ontem tive dificuldades de adaptação sem o ABS, e alguns pontos que a equipe da categoria já corrigiu, então acredito que hoje será melhor. Reta final de campeonato, estou em segundo, então o foco é fazer o máximo de pontos e tentar ficar à frente do Vitor Baptista, que é o atual líder"

Nesta sexta tem a etapa de reposição a partir das 16h. No sábado, ocorrerão as duas corridas da quinta etapa, às 10h35 e 14h05. A transmissão será pelo SporTV e pelo Facebook e Youtube da categoria.

Marçal Müller tem o patrocínio de Patrus Transportes Urgentes, Intensidade Máxima Suplementos, Blu Bar e Dacar Motorsport.

sábado, 14 de setembro de 2019

CGST: Após muitas disputas, BMW #7 de Kern/Sousa vence as 6 Horas de Guaporé



Foi mais uma edição muito disputada da tradicional prova 6 Horas de Guaporé, com grid de 35 carros e pelo menos três postulantes diretos à vitória, durante praticamente toda a corrida, válida pelo Campeonato Gaúcho de Super Turismo, com pontuação para o campeonato a cada duas horas de prova.

Próximo ao horário da largada, alguns pingos de chuva deixaram as equipes na dúvida sobre qual pneu usar, panorama que durou apenas alguns minutos iniciais, com tempo seco durante o resto da prova.

Grid de largada com 

E o Gol Honda K20 #544 de Marçal Müller/Aldoir Sette imprimiu fortíssimo ritmo desde a primeira hora tomando a ponta em cima do pole (Sonic Stock V8 #17 de André Senger/Beto Giacomello), liderando a grande maioria da prova, mas sem muita folga em relação ao Sonic #17 e à BMW 130i Turbo #7 de Mauro Kern/Paulo Sousa.

O panorama persistiu até que, logo após a última janela de pitstop, faltando pouco mais de uma hora para o fim, Aldoir Sette enroscou-se com o Celta #197, que também saía dos boxes, fazendo com que o Gol #544 capotasse violentamente, danificando o carro, mas com o piloto saindo ileso. A partir daí, a BMW de Kern/Sousa herdou a liderança e conseguiu mantê-la até a bandeirada, apesar do forte ritmo do Sonic #17.

Assim, a equipe MC Tubarão chega ao bicampeonato das 6 Horas de Guaporé, pois na edição passada a vitória ficou com o Linea #69 de Júlio Martini/Matheus Stumpf, também da equipe.

A linda BMW 130i Turbo de Kern/Sousa

Sobre a vitória, a dupla da BMW #7 declarou: "Foi uma briga danada, os três primeiros na mesma volta, trocando de posição, mas no fim, livre de problemas, conseguimos quase uma volta de vantagem", disse Mauro Kern. "O carro é muito bom, o "chão" dele é fantástico, e apesar de ter sido apenas a segunda prova que fizemos com o carro, ele já mostrou o seu pontencial. A equipe fez um excelente trabalho, também, foi uma baita prova", completou Paulo Sousa.

Resultado geral

Resultado por categoria

Celta #197 faturou top10, mesmo com motor 1.4 e pneus de rua

Na classe TS a vitória ficou com o Aldee #70 de Fernando Brock/Bica Vianna/Gerson Lopes; na T1, mais uma prova consistente do Gol #22 de Ike/Reinaldo Halmenschlager/Catô Belleza da equipe Spenger, que sagrou-se tricampeã da categoria; Na classe T2 a vitória ficou com o Corsa #44 de Pedro Ávila/Alessandro Gandra; e na TL destaque para a excelente oitava colocação geral do Celta #197 de Luiz Sena Jr./Maicon Roncen, equipado com motor 1.4 e pneus de rua, teoricamente mais lento que todas as outras categorias, mas numa prova consistente, a dupla da ADESCA sagrou-se também tricampeã da categoria.

A próxima - e última - etapa da temporada 2019 do Campeonato Gaúcho de Super Turismo será no dia 16 de novembro, no Autódromo Internacional de Tarumã, e deverá ser disputada também à noite.

Texto: Niltão Amaral/LF Assessoria

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

CGST: Sonic #17 de Senger/Giacomello crava pole das 6 Horas de Guaporé nos últimos instantes

Beto Giacomello leva o Sonic V8 à pole nos últimos instantes

Um treino classificatório que deixou clara a competitividade da categoria: a pole position das 6 Horas de Guaporé foi confirmada apenas na últimas voltas, com o Sonic Stock V8 #17 de André Senger/Humberto Giacomello cravando a pole geral e da classe GT em 1:14.060, média horária de 149,716 km/h.

Mas, antes disso, o Gol #544 de Marçal Müller/Aldoir Sette havia tomado a pole provisória por apenas um décimo. Ao parar no box, Giacomello foi questionado pela equipe se faria mais uma tentativa. Faltando três minutos para o fim do treino, o piloto voltou à pista com o Sonic e cravou a pole.

Grid de largada das 6 Horas de Guaporé

"A equipe disse que estávamos a um décimo do melhor tempo e perguntou se eu queria deixar assim. Disse que não, voltei para a pista, deu pra abrir mais uma volta e fazer essa pole", disse Giacomello. Sobre a estratégia para a corrida, o piloto afirma que, apesar da prova ser longa, o ritmo será forte desde o início: "Estamos com um equipamento muito bom, revisamos todo o carro e deveremos dar tudo que dá desde o início", completou o piloto da Mottin Racing.

Na classe TS a pole ficou com o Linea #199 de Rodrigo/Marcelo Lemke; na T1, com o Gol #22 de Ike/Reinaldo Halmenschlager/Catô Belleza; na T2, com o Gol #53 de Márcio/Thiago Martins, e na TL o mais rápido foi o Celta #197 de Sena Jr./Roncen.

Amanhã a prova, com seis horas de duração, tem largada marcada para as 16h.

Texto/fotos: Niltão Amaral/LF Assessoria

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

CGST: 6 Horas de Guaporé encaminha reta final do campeonato

Mercedes CLA 45 e BMW 130i Turbo são duas máquinas da ST
(Foto: William Inácio)

Uma prova muito especial, que encaminha a reta final do Campeonato Gaúcho de Super Turismo e comemora os 50 anos da AGA (Associação Guaporense de Automobilismo). Assim será a 6 Horas de Guaporé, tradicional prova de longa duração que ocorrerá neste fim de semana, no belíssimo autódromo da Serra Gaúcha.

A prova tem um grande peso, pois valerá como três etapas do campeonato - quarta, quinta e sexta - com a pontuação apurada a cada duas horas de prova. A regularidade, portanto, terá grande peso e pode mudar o panorama do certame.

Outro ingrediente especial da prova é a parte noturna, pois a largada será dada às 16 horas do sábado, com mais da metade da prova sendo realizada após o sol se por, o que confere um ar de romantismo à corrida, mas também cria dificuldades inerentes à menor visibilidade noturna. São esperados mais de trinta carros no grid, o que aumentará as disputas.



 "A expectativa é de que seja a prova mais importante do ano, que praticamente vai definir os campeões, por termos três etapas em uma", disse Telmo Jr., organizador do campeonato. "Será muito especial, também, pois estaremos utilizando a prova para comemorar os 50 anos da AGA (Associação Guaporense de Automobilismo), e o homenageado será Telvino Michelon, um dos sócios-fundadores da entidade, e trabalhou como médico responsável pelo ambulatório do autódromo durante 35 anos", completa.

Pega forte na etapa anterior (Foto: Grégori Dai Prá)

O panorama do campeonato é o seguinte: na classe GT, Marçal Müller (Gol #544) está invicto e lidera com 330 pontos, seguido de Tiel Andrade (Focus #5); na TS, os irmãos Rodrigo/Marcelo Lemke (Linea #199) lideram com 295 pontos, contra 220 de Ricardo/João Luiz Kreuz (Aldee #118); na T1, Ike e Reinaldo Halmenschlager/Catô Belleza (Gol #22) tem 285 pontos, contra 240 de Telmo Jr./Carlos Rabello (Voyage #51), empatados com Rocha/Weber/Fontes (Onix #48); na T2, a dupla de pai e filho, Márcio/Thiago Martins (Gol #53), lidera com 330 pontos, contra 245 de Ávila/Gandra (Corsa #44), e na TL Sena Jr./Roncen (Celta #197) tem 295 pontos contra 185 de Silvio Lodi/Nicolas Dallagnol (Celta #8).

Lista dos prováveis participantes

Os treinos livres começam na sexta-feira, com a tomada de tempos sendo realizada ao fim da tarde, com treinos noturnos posteriores. A largada para a prova de seis horas de duração será realizada no sábado, às 16h.

A corrida terá transmissão ao vivo no YouTube e Facebook do Curva do S.

Abaixo, a programação completa.

Sexta, 13/09:
08h30 - 09h30: 1º treino livre
10h25 - 11h25: 2º treino livre
13h10 - 14h10: 3º treino livre
15h05 - 16h05: 4º treino livre
17h10 - 17h25: Classificatório Slick
17h30 - 17h45: Classificatório Radial
19h - 23h: treino livre

Sábado, 14/09:
15h35 - 15h50: Box aberto
15h55: Placa de 5 min.
16h: Volta de apresentação
16h03: Largada 6h de Guaporé

Texto: Niltão Amaral/LF Assessoria

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Assista os vídeos onboard do Passat Flecha em Interlagos

"Entrevero" da Gold Classic Interlagos

A galera sempre pede as imagens onboard, então seguem, abaixo, os vídeos onboard meus com o Passat Flecha em Interlagos. A do treino livre está dentro do carro, e nas das corridas as imagens são a partir do teto.

Curte aí, e não esquece de colocar em tela cheia!


Treino livre


1ª corrida

2ª corrida

AJR #65 vence e faz pole com recorde em Interlagos

Beto Ribeiro agradece ao seu AJR (Foto: Bruno Terena)

E, definitivamente, a equipe NC Racing reencontrou o caminho da vitória!

Após vencer as 3 Horas de Santa Cruz do Sul, o AJR #65 de Nilson e José Ribeiro, a dupla do Mato Grosso do Sul chegou a Interlagos, cravou pole com novo recorde da categoria em Interlagos (1:28.332) e, numa prova consistente, venceu a prova de 4 Horas de duração (geral e cat. P1), que teve a maior parte da sua duração realizada à noite.

Grid do Endurance Brasil em Interlagos

Belas imagens de uma prova noturna

Na sequência, provando que Interlagos favorece os GT3 em ritmo de corrida, vieram Ferrari 488 de Serra/Longo (vencedora da categoria), Porsche 911 GT3R e as duas Mercedes AMG GT3.

Resultado das 4h de Interlagos

Na GT3L, venceu a Ferrari F458 de Mendes/Tom Filho/Ferter; na GT4, a Ginetta G55 de Braga/Guerra; na GT4L, o Audi RS3 de H. Visconde/F. Steyer; na P2, o MRX #32 Tubarão Turbo de Kern/Sousa; na P3, o MRX #72 16v de Antunes/Antunes/Pistilli, e na P4 o Spyder de Tinoco/Furquim.

Próxima etapa: 12 de outubro, em Goiânia.

domingo, 8 de setembro de 2019

Assista ao show da Gold Classic Interlagos

Gold Classic Interlagos foi um baita show!
Foto: Vanderley Soares

Foi um show! Corrida de verdade, raiz, com nada menos que 50 carros dos anos 60 a 90 dividindo as curvas do técnico traçado do Autódromo José Carlos Pace (Interlagos). Tudo isto com uma sensacional cobertura gerada pela MasterTV/CATVE, com a narração do mentor de toda esta festa: Luc Monteiro.

A vitória desta histórica edição ficou aqui no RS, com Leovaldo Petry e seu super Maverick V8 preparado pela Project Motorsport, de Ivoti. A equipe Brazauto trouxe para casa dois troféus de 5º lugar, com Niltão Amaral na cat. TS com o Passat Flecha #3, e Cleiton Krause na cat. TL com o Uno Bala #39.

Coloque em tela cheia e curta aí as duas corridas na íntegra!


Assista à 1ª corrida, acima


Assista à 2ª corrida, acima

Veja todos os resultados da Gold Classic Interlagos

Resultados da Gold Classic Interlagos (Foto: Reprodução/CATVE.com)

Veja uma compilação dos resultados da tomada de tempo e das duas corridas da Gold Classic Interlagos, abaixo, by Racing Cronometragem.

Para fazer download das planilhas completas (com treinos livres) dos resultados em pdf, clique aqui.

Resultado treino classificatório

Resultado 1ª corrida (geral)

Resultado 2ª corrida (geral)

Resultado 1ª corrida (por categoria)

Resultado 2ª corrida (por categoria)

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Esquadra gaúcha vai disputar a Gold Classic Interlagos, neste sábado

Copa Classic representando o RS na Gold Classic

Assim como acontecia desde os primórdios do automobilismo brasileiro, desde as primeira edições das Mil Milhas Brasileiras no final dos anos 50, mais uma vez o automobilismo gaúcho estará representado no Autódromo de Interlagos.

Trata-se da Gold Classic Interlagos, prova festiva será realizada no próximo fim de semana em São Paulo, reunindo pilotos e carros das categorias "Classic" de várias regiões do Brasil. E o Rio Grande do Sul terá representação em 10 dos 50 carros já inscritos até o momento, oriundos da Copa Classic RS. A prova é um desdobramento do sucesso da 1ª edição da Gold Classic, ocorrida em novembro de 2018, em Cascavel, iniciativa do narrador e piloto Luc Monteiro e de Edson Massaro.

A 1ª edição, ocorrida em Cascavel

Em dois dos carros haverá mescla entre equipe ou piloto se outros estados. É o caso do Gol #22 da equipe gaúcha Lacombe Motorsport (de Viamão/RS), que terá como piloto o paranaense Juliano Bastos, em contrapartida ao piloto gaúcho César Cardoso (Canoas/RS), gaúcho que embarcará no Passat #30 da equipe paulista JR Motorsport. Se considerarmos a naturalidade, e não a residência, teríamos 11 representantes entre carros e pilotos, uma vez que Mauro Kern, apesar de radicado em São Paulo, é gaúcho de nascença, mas além de morar em SP, corre com a Puma #12 preparada pela equipe paulista HT Guerra.

Em oito dos carros teremos conjunto pilotos/carros/equipe 100% gaúchos: A equipe Brazauto, de Cachoeirinha, terá dois carros no grid, o Passat Flecha #3 de Niltão Amaral (Sapucaia do Sul) e o Uno Bala #39 de Cleiton Krause (Porto Alegre); O Gol Trovão #33, também da Lacombe Motorsport (Viamão) terá Roberto Lacombe na pilotagem (Porto Alegre); O Fiat 147 #40 tem os pilotos (Tiago Schaedler e Josimar Ribeiro) e equipe (Fórmula Uno Racing) oriundos de Canoas; o Escort #48, preparado pela RS Racing de Viamão, terá o também viamonense Paulo Weber dividindo o cockpit com Sérgio Rocha (Porto Alegre); Já Fernando Brock, do Bianco #69, é oriundo de Novo Hamburgo, bem como sua equipe, a Eltz Racing; o Opala #71 6 cilindros de Giuliano Giacomazzi forma o único conjunto totalmente portoalegrense, com a equipe Pieretti Race; e por fim, Ivoti também estará representada com Leovaldo Petry e seu Maverick V8 #302, preparado pela também ivotiense equipe Project Motorsport.

O traçado do mítico circuito paulistano, palco da F1, FIA WEC e outras grande competições, será novidade para praticamente todos os pilotos gaúchos. Roberto Lacombe competiu, no ano passado, em uma etapa da LDA a bordo de um Passat 1.6, e Niltão Amaral, apesar de nunca ter competido, deu algumas poucas voltas, também em 2018, a bordo de uma Ford Courier do Super Racing Club, mas não competiu. Apesar de tudo, a experiência deve favorecer os pilotos da casa, que estão acostumados ao técnico traçado de 4.309 metros, mas nem por isso a gauchada vai deixar de competir com a "faca nos dentes", claro que respeitando o espírito de confraternização e respeito dentro e fora da pista, que também é a tônica da Classic gaúcha.

O ingresso é gratuito para arquibancadas e acesso aos boxes da Classic, que ficarão em tendas próximas à curva do Laranjinha. Além da Classic, haverá Endurance Brasil, Turismo Nacional e categorias do paulista de velocidade.

A programação oficial terá três treinos livres e o classificatório na sexta-feira (06/09) e as duas corridas de 30 minutos cada acontecendo no sábado (07/09). As corridas terão transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook, com geração de imagens pela MasterTV/CATVE.

Horários Classic:
Sexta, 06/09:
8h00 - 1º treino livre
10h55 - 2º treino livre
13h50 - 3º treino livre
17h00 - Classificatório

Sábado, 07/09:
8h45 - Abertura de box
8h50 - Largada Corrida 1

14h30 - Abertura de box
14h35 - Largada Corrida 1


Quais pilotos e/ou carros gaúchos estarão em Interlagos?

#3 - Niltão Amaral (Sapucaia do Sul)
Carro/equipe: Passat Flecha (Brazauto, Cachoeirinha)

#22 - Juliano Bastos (PR)
Carro (equipe, cidade): Gol (Lacombe Motorsport, Viamão)

#30 - César Cardoso (Canoas)
Carro (equipe, cidade): Passat (JR Competições/SP)

#33 - Roberto Lacombe (Porto Alegre)
Carro (equipe, cidade): Gol Trovão (Lacombe Motorsport, Viamão)

#39 - Cleiton Krause (Porto Alegre)
Carro (equipe, cidade): Uno Bala (Brazauto, Cachoeirinha)

#40 - Tiago Schaedler/Josimar Ribeiro (Canoas)
Carro (equipe, cidade): Fiat 147 (Fórmula Uno, Canoas)

#48 - Sérgio Rocha/Paulo Weber (Porto Alegre/Viamão)
Carro (equipe, cidade): Escort (RS Racing, Viamão)

#69 - Fernando Brock (Novo Hamburgo)
Carro (equipe, cidade): Bianco (Mecânica Eltz, Novo Hamburgo)

#71 - Giuliano Giacomazzi (Porto Alegre)
Carro (equipe, cidade): Opala 6cil. (Pieretti Race, Porto Alegre)

#302 - Leovaldo Petry (Ivoti)
Carro (equipe, cidade): Maverick V8 (Project Motorsport, Ivoti)