segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Grid do CLASSIC CHALLENGE TARUMÃ tem mais de 25 carros previstos

Grid qualificado e grande no Classic Challenge, 14/12 em Tarumã


A "festa de abertura" da 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer vai esquentar o clima na tarde de sábado (14/12), no Autódromo de Tarumã!

"Classic Challenge" é a nova denominação das provas festivas da Copa Classic, categoria que tradicionalmente faz a abertura das 12 Horas, desde a edição de 2008.

Serão três baterias, às 18, 19 e 20h, sendo a última realizada à noite, com mais de 25 carros previstos, modelos como Opala, Omega, Chevette, Bianco, Mini Cooper, Fiat 147, Uno, Gol, Voyage, Passat, carros da Copa Fusca e outros que vão trazer o clima das provas que eram realizadas 30 anos atrás - ou mais.

Já a 12 Horas de Tarumã será realizada apenas com carros do Gaúcho de Marcas, com mais de 40 carros previstos, e promete ser uma das mais disputadas de todos os tempos.

Os ingressos serão adquiridos na hora, e custa R$ 30 (arquibancada) ou R$ 70 (com acesso ao box).

O Classic Challenge tem o apoio de Toni Brasil, Abro Lubrificantes/Leus Produtos Automotivos, Plus Veículos e Lacombe Motorsport. A 12 Horas de Tarumã tem como seus principais patrocinadores Salva Craft Beer, VIOPEX Encomendas Expressas e IGT GNV.

Veja a lista dos carros previstos:

B:
#13 - Uno - Edson 
#14 - Fusca - Paulo Fontes
#19 - Gol - Taschetto/Reck
#23 - Uno - Dolfini/Brunelli
#68 - Mini Cooper - A definir
#69 - Bianco - Fernando Brock
#80 - Uno - Togacy Ogino
#90 - Passat - José Maduell
#95 - Uno Viagra - Everton Braz

C:
#3 - Passat Flecha - Niltão Amaral/Djalma Fogaça
#5 - Chevette - Gilmar Carlassara
#74 - Fusca - Luis Gustavo/Daniel

FL:
#6 - Voyage - Gerson Lopes
#40 - Fiat 147 - Tiago Schaedler
#52 - Fiat 147 - Erikson Brum
#69 - Puma Ninja - Adriano "Bagé"
#71 - Opala - Giuliano Giacomazzi
#97 - Chevette - Felipe Schumann
#111 - Opala - Fernando Patussi
#118 - Omega - Dagoberto Moraes
#310 - Gol - Leovaldo Petry
#551 - Omega - Gilberto Carlassara

Copa Fusca:
#18 - Silvano Brock
#35 - a definir 
#152 - Marcelo Albuquerque
#201 - A definir

domingo, 17 de novembro de 2019

Marçal Müller é bicampeão da Porsche Cup e Campeão Gaúcho de Super Turismo

Marçal é bicampeão da Porsche e Campeão Gaucho de Super Turismo!

É campeão! O piloto Marçal Müller, de Novo Hamburgo (RS), sagrou-se campeão da Porsche Império na categoria Carrera Cup 4.0, a principal da competição, neste domingo em Interlagos, no evento suporte do Grande Prêmio Brasil de F1.

Com o líder do campeonato, Vitor Baptista, tendo optado por participar desde o início do Junior Program da Porsche na Europa, cuja fase internacional começou nesta semana, Marçal, que era o segundo, passou a ter como seu principal adversário o piloto Marcel Colleta, que estava poucos pontos atrás.

Com um problema de abertura de capô durante o treino classificatório, Marçal ficou apenas com o sétimo lugar no grid. Na corrida, imprimiu o ritmo mais forte possível para chegar na melhor colocação, para tentar ter alguma vantagem na corrida do domingo, finalizando em 4º, enquanto Colleta foi 2º. Mas como todo piloto precisa "ter estrela", além da competência, a sorte estava ao lado de Marçal, pois, na corrida de domingo seu adversário direto envolveu-se num acidente e deixou o caminho livre para o piloto apenas administrar até a linha de chegada e sagrar-se campeão.

"Foi um fim de semana que começou complicado, tive uma abertura de capô e larguei apenas em sétimo. Parti para o tudo ou nada na primeira corrida para chegar bem colocado e tentar garantir o título no domingo. Na segunda corrida já estava em terceiro quando me avisaram do acidente do Marcel, aí passei a administrar. Estou muito feliz, foi um ano de altos e baixos, mas no final deu tudo certo!", disse Marçal.

Com o resultado, Marçal Müller é o primeiro piloto da história da competição a unificar os títulos das categorias de entrada e principal: foi campeão da Challenge em 2017 (atual Carrera Cup 3.8) e Carrera Cup 4.0 em 2019, muito além de ser um "simples" bicampeão.

Campeão Gaúcho de Super Turismo com o Gol Honda K20

Além disto, o piloto também conquistou o título de Campeão Gaúcho de Super Turismo na categoria Geral no sábado, onde corre com um Gol com motor Honda K20, mesmo não tendo competido na última etapa devido à coincidência de datas dos dois campeonatos.

Marçal Müller tem o patrocínio de Patrus Transportes Urgentes, Intensidade Máxima Suplementos, Blu Bar e Dacar Motorsport.

Crédito da arte do topo: Porsche Império Carrera Cup Brasil

Super Turismo RS: BMW #7 de Paulo Sousa vence em Tarumã

Pegas de alto nível na Super Turismo

Foi um caso que chamamos de "barba, cabelo e bigode": Paulo Sousa e sua BMW #7, equipada com motor 6 cilindros Turbo, fez a pole, melhor volta da prova e vitória na 7ª e última etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, realizado neste sábado no Autódromo Internacional de Tarumã.

A pole position foi conquistada com direito a recorde da categoria na pista, com 1min08s103. Numa prova sem qualquer imprevisto, Sousa liderou quase todas as voltas até vencer na geral e na classe GT, perseguido inicialmente pelo Aldee #118 de João/Ricardo Kreuz, que acabaram abandonando, pelo Linea #199 de Rodrigo/Marcelo Lemke e pelo Sonic #17 de André Senger/Humerto Giacomello, que travaram um duelo eletrizante nas últimas voltas, com o Sonic cruzando apenas 0,2s à frente. A prova teve ritmo forte, com apenas duas intervenções do safety car, nas voltas 54 e 75.

"O carro é perfeito, não cometi qualquer erro de pilotagem e a equipe fez um trabalho de box muito bom, deu vitória. Foi uma bela maneira de encerrar o ano esportivo", disse o vencedor Paulo Sousa.

Resultado final das 2 Horas de Tarumã


BMW #7, vencedor geral e GT

Linea #199, vencedor TS

Gol #88, vencedor T1

Gol #27, vencedor T2

Celta #197, vencedor TL

Na classe TS a vitória ficou com o Linea #199 dos Lemke, na T1, com o Gol #88 de Ricardo Terres, na T2 com o Gol #27 de Jonathan/Silvério Mello, e na TL com o Celta #197 de Luiz Sena Jr/Maicon Roncen.

Agora o campeonato entra em recesso, e logo começam as tratativas para a temporada 2020, que promete um salto de qualidade com a possibilidade da chegada de novos carros para a disputa.

Texto: Niltão Amaral/LF Assessoria
Foto: Grégori Dai Prá

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Porsche Cup: Marçal Müller na luta final pelo título, na preliminar da F1

Marçal Müller decide título na preliminar da F1

É hora do tudo ou nada! Será a etapa mais importante do ano para o piloto Marçal Müller, de Novo Hamburgo, no Porsche Carrera Cup 4.0 pois, além de ser o evento suporte do Grande Prêmio Brasil de F1 em Interlagos (SP), a rodada definirá o campeão.

E um componente extra vai mudar o panorama da decisão: o líder do campeonato, o jovem Vitor Baptista, foi para a Europa para participar da fase global do Junior Program da Porsche, programa de jovens talentos da marca do qual foi vencedor da etapa brasileira, e abriu mão de participar da decisão do campeonato. Assim, Marçal disputará o título diretamente com outro jovem, Marcel Coletta, que está apenas dois pontos atrás, já com os descartes.

"O fim de semana de corrida será interessante, tudo pode acontecer, apenas dois pontos me separam do Marcel Coletta, são várias combinações possíveis de resultado, então nem estou fazendo cálculos, vamos nos concentrar em fazer o melhor possível para trazer os pontos necessários para o título", disse Marçal.

Os treinos livres e classificatório ocorrem na sexta, e a previsão de chuva ajuda a colocar mais emoção na disputa. No sábado às 10h30 ocorre a primeira corrida, e no domingo às 10h a segunda.

Acompanhe tudo pelo canal SporTV, nos horários abaixo:
Sábado (16/11)
Prova 1 (4.0) - 13h00 - SporTV 3 (VT, prova às 10h30)
Prova 1 (3.8) - 16h30 - SporTV 2 (VIVO)

Domingo (17/11)
Prova 2 (3.8) - 09h00 - SporTV 3 (VIVO)
Prova 2 (4.0) - 10h00 - SporTV 3 (VIVO)

Marçal Müller tem o patrocínio de Patrus Transportes Urgentes, Intensidade Máxima Suplementos, Blu Bar e Dacar Motorsport.

Texto: Niltão Amaral/Blog do Passatão
Foto: Porsche Império/Divulgação

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

A festa de 49 anos de Tarumã, em vídeo.

Dia de festa no templo da velocidade

E mais uma vez esta importante data para o automobilismo gaúcho não passou em branco. A Confraria dos Pilotos Jurássicos e o ACRGS realizaram, no último dia 08 (sexta) o race day e jantar em comemoração aos 49 anos do Autódromo de Tarumã.

Confira, acima, um resumo dos principais momentos, tanto de pista quanto da cerimônia que aconteceu à noite no clássico Restaurante Tala Larga, incluindo uma homenagem ao jurássico recém falecido, Fernando Esbroglio.

domingo, 10 de novembro de 2019

Djalma Fogaça convida para o Classic Challenge em Tarumã


Djalma Fogaça convida para o Classic Challenge, 14/12 em Tarumã

O MONSTRO Djalma Fogaça está confirmado no Classic Challenge a bordo do Passat Flecha com Niltão Amaral, dia 14/12 em Tarumã, juntamente com as 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer, e convida vocês para comparecerem e torcerem!

Assiste aí!

sábado, 9 de novembro de 2019

Acelerando o Gol GT no trackday de aniversário dos 49 anos de Tarumã

Socando a bota no Gol de rua em Tarumã

Um dia divertido acelerando o Gol GT 1986 de rua na pista de Tarumã, para comemorar os 49 anos do templo da velocidade.

Golzêra em Tarumã

Parece que os pneuzinhos sofreram o golpe no fim da vida

Curte aí um trechinho, com a melhor volta em 1:28.6, com pneus de rua velhos e no fim da vida (sobrou pouco deles pra contar a história).

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Um "#sextou" especial com os 49 anos de Tarumã, o nosso Templo!


A sexta-feira é o dia mais esperado da semana, geralmente devido à chegada do "finde". Mas esta sexta, 08/11, será muito mais especial para os amantes da velocidade: é o dia em que o nosso Templo da velocidade faz 49 anos: o Autódromo Internacional de Tarumã, completará seus 49 anos, Amado por 11 entre 10 dos verdadeiros entusiastas do automobilismo, temido por alguns devido ao seu traçado rápido e desafiador

E o momento é ainda mais importante pois marca a entrada de uma nova administração do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, formada por verdadeiros entusiastas das carreras, que, além disso, possuem experiência administrativa para fazer Tarumã voltar a brilhar como nos velhos tempos.

Vídeo com depoimentos de pilotos e do "Perna", a voz de Tarumã

O fim de semana será dedicado totalmente às comemorações, começando na sexta com o tradicional Race Day dos Pilotos Jurássicos, que foi realizada pela primeira vez nos 40 anos de Tarumã, seguido do Racha Tarumã, e no sábado durante o dia o Track Day, com a realização da primeira edição noturna, o "Track Night", dando um "gostinho" da 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer aos participantes, que poderão pilotar seu próprio carro nos 3016m do autódromo, com toda a segurança. Serão realizados também treinos livres noturnos, já visando a preparação para a 12 Horas e o Classic Challenge.

E não teremos apenas atrações na pista: teremos food trucks para a galera "bater aquele rango esperto", e também a realização de voltas rápidas com o público, para sentir a emoção de andar na pista em um carro de corrida na carona de um piloto profissional.

Para quem for sexta e sábado, o ingresso combo custa R$ 20. Quem for só sexta para R$ 20, ou R$ 15 somente sábado.

Vai ficar de fora desse grande "aquece" para a 12 Horas de Tarumã?

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Saiba qual a velocidade máxima dos bólidos do Endurance Brasil em Santa Cruz

O ponto mais rápido de Santa Cruz, fim da reta dos boxes
Reprodução/Endurance Brasil YouTube

Quem é do meio automobilístico sabe que em corridas de circuito, o que importa é que o tempo de volta seja o mais baixo possível. E um dos principais fatores é que a velocidade de contorno de curvas seja a maior possível, muito mais importante que a velocidade máxima do carro.

Porém a pergunta mais feita por quem não está tão acostumado com os bastidores das corrida é: "Quanto pega de velocidade"? E mesmo quem é do meio também tem curiosidade de saber qual a velocidade máxima dos super carros do Império Endurance Brasil.

Então o Blog do Passatão, utilizando os dados do speed trap da Cronomap Timing (by Aldo Pastore) na tomada de tempo da 7ª etapa, realizada no último fim de semana no Autódromo de Santa Cruz do Sul, vai matar esta curiosidade para vocês!  Lembrando que esta velocidade é alcançada na reta de 752 metros do Autódromo de SCS com os carros saindo lançado da curva 14, e também que os carros não são configurados com a prioridade de obter a maior velocidade de reta (como os carros de arrancada), mas sim um equilíbrio desta com os contornos de curva.

AJR #65 foi o carro mais veloz em Santa Cruz

O carro mais rápido de todos foi o protótipo AJR V8 #65 de Nilson/José Ribeiro (NC Racing), com 276,2 km/h, seguido pelo AJR V8 #43 de Orige/Martins/Campos/Genz (JLM Racing) 275,5 km/h.

Ferrari 488 foi o GT3 que chegou à maior velocidade

Entre os carros da classe GT3, o mais rápido é a Ferrari 488 V8 biturbo de Daniel Serra/Chico Longo, com 262,7 km/h.


Consulte a planilha acima para ver a velocidade máxima de cada carro! Ressaltando que estão ordenados pela volta mais rápida, não pela velocidade. Consulte a coluna TOP SPEED.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Rodrigo Machado é o novo Presidente do ACRGS

Arthur Caleffi (finanças), Rodrigo Machado (Presidente) e Paulo Hoerlle (patrimônio)

Foi eleita na noite desta terça, a nova diretoria do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul. Rodrigo Machado, que exercia interinamente a presidência desde maio, foi eleito novo Presidente do ACRGS para o próximo triênio, tendo Arthur Caleffi como vice de Finanças e Paulo Hoerlle como vice de Patrimônio.

Machado é piloto, e de família com tradição no automobilismo, além de ter experiência em administração empresarial; Arthur Caleffi, também piloto e empresário, ainda tem experiência na área de clubes, como conselheiro do Sport Clube Internacional, e Paulo Hoerlle é uma lenda do automobilismo, tendo participado da 1ª 12 Horas de Tarumã em 1971 e com brilhante carreira, multicampeão da Copa Fiat, além de proprietário da oficina Hoerlle, com décadas de existência.

Cleiton Krause assume a presidência do Conselho Deliberativo no lugar de Machado. Foi feita, também, a renovação de um terço do referido conselho.

A prioridade, neste momento, segundo a nova diretoria, é seguir com o trabalho focado na promoção da prova 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer, que já tem mais de 50 carros inscritos e promete ser a maior dos últimos tempos.

Na sequência, duas ações que serão tomadas serão a reformulação do estatuto do clube e a execução das obras necessárias para que o Autódromo de Tarumã volte a receber provas nacionais, como a Stock Car, no ano do seu cinquentenário.

Nesta sexta (08/11) o autódromo estará comemorando seus 49 anos, com uma programação especial que inclui trackday e treinos noturnos.

Nosso desejo de sucesso à nova diretoria, para que Tarumã volte a brilhar!

Programa 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer by Blog do Passatão #4 direto de Tarumã


Versão muito especial do programa das 12 Horas, direto de Tarumã

Assista à edição #4 do programa 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer by Blog do Passatão, versão gravada da transmissão ao vivo feita em 05 de novembro de 2019 no Autódromo de Tarumã, entrevistando o Presidente do ACRGS, Rodrigo Machado e demais convidados.

domingo, 3 de novembro de 2019

Assista à Gold Classic Cascavel 2019, com vitórias de Petry e Casarini

Mais um baita grid da Gold Classic (Reprodução/CATVE.com)

Com pole e vitória na primeira bateria do gaúcho Leovaldo Petry com seu super Maverick V8 #302 (virando o classificatório em 1:12.916, colocando 1,8s de vantagem), e de Denísio Casarini com o Willys Interlagos #122 na segunda corrida (e na etapa, pela soma de pontos e critério de desempate), a Gold Classic deu mais um show de disputas raiz para quem gosta de corrida de verdade.

Assista à transmissão da Gold Classic via YouTube da CATVE na janela acima

Na janela acima tem a transmissão de parte do VT da 1a corrida, e a 2a corrida na íntegra. Se quiser assistir pelo Facebook, que mostrou o VT completo da 1ª corrida, clique aqui.

Grid de largada

Resultado da corrida 1

Resultado da corrida 2

Acima, os resultados desta edição. Agora as atenções dos amantes das corridas de "velhinhos velozes" volta-se para o CLASSIC CHALLENGE em Tarumã, dia 14/12, prova preliminar das 12 Horas de Tarumã com três baterias de 25 minutos cada, sendo a última noturna.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Endurance Brasil: AJR #113 tem pole com novo recorde de Santa Cruz

AJR #113 é o novo recordista de Santa Cruz. Foto: JLM Racing/Divulgação

E prova após prova o Endurance Brasil tem quebrado recordes. Desta vez o AJR #113 de David Muffato/Pedro Queirolo baixou o tempo para 1:11.912, contra 1:12.342 do então AJR #88 (hoje #43). O tempo ainda não bate o da Formula 3 (Matheus Iorio, com 1:10.060).

Grid de largada para as 3 Horas de Santa Cruz

Com uma diferença de apenas 0,043s vem o AJR #65 de Nilson/José Ribeiro, que está em ótima fase e já venceu três etapas no ano, iniciando esta sequência na etapa de junho, que aconteceu também em Santa Cruz.

RS3 LMS na IMPA Motors

Fotos: IMPA Motors/Divulgação

Uma das novidade do grid é a aquisição do Audi RS3 LMS pela equipe IMPA Motors Racing, que faz sua estréia com o carro nesta etapa, com os pilotos Júnior Victorette/Marcelo Karam. Com motor 2.0 Turbo de 350 cavalos de potência, que o leva de 0 a 100 km/h em 4,5s e a uma velocidade final de 265 km/h, equipado com câmbio sequencial de seis marchas, o carro compete na categoria GT4 Light.

  Assista à corrida na janela acima

Amanhã a largada, que foi antecipada, acontecerá ao meio-dia, com transmissão pelo Facebook e Youtube da categoria. Acima, a janela para assistir pelo Youtube. Não esqueça de colocar em tela cheia.

Seninha/Rabelo disputarão a 33ª Cascavel de Ouro neste domingo

Seninha disputará a Cascavel de Ouro a bordo de um HB20

Colocar o nome no rol de vencedores de uma tradicionalíssima prova do automobilismo brasileiro e conquistar o prêmio de R$ 100 mil. Com este objetivo a dupla Luiz Sena Jr e Adriano Rabelo participará da 33ª edição da Cascavel de Ouro neste fim de semana, no Autódromo Zilmar Beux em Cascavel (PR).

A prova com três horas de duração, que reúne carros no regulamento de marcas e pilotos 1.6, está entre as mais tradicionais do automobilismo brasileiro, atraindo pilotos de todo o país, como o caso do gaúcho Sena Jr. e do cearense Adriano Rabelo, que virão de localidades distantes para disputar a prova a bordo de um Hyundai HB20 RSpec 1.6 16v, numa parceria entre a equipe Centerbus Sambaíba e a H Racing, responsável pela preparação dos veículos e criadora da competição monomarca Copa HB20.

Veja clipe mostrando a participação de Seninha na Copa HB20 no Velopark

O entrosamento entre os pilotos e a equipe é fator que deve favorecer, pois tanto Sena Jr. quando Rabelo correram a edição passada pela Centerbus Sambaíba, apesar de terem estado com outra dupla e outro carro naquela ocasião.

"A Cascavel de Ouro oportuniza estar ao lado dos melhores pilotos da categoria marcas do Brasil. Nossa expectativa é muito positiva, pois estaremos na mesma equipe do ano passado, a CenterBus Sambaíba, e a agora com o parceira da HRacing, que será responsável pelos Hyundai HB20 que serão os carros da equipe, estaremos com totais condições de disputar a vitória", disse Sena Jr., que completou: "Só tenho agradecer a oportunidade de fazer parte deste timaço que foi formado para esta disputa".

Os treinos oficiais começam na sexta, com a tomada de tempos no sábado, e a corrida com largada no domingo às 13h, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Fox Sports.

A participação do piloto da Adesca é apoiada por Segurança Vêneto, MatvSul, empresas parceiras da iniciativa.

LF Assessoria - Niltão Amaral
Fotos: Claudio Kolodziej