quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Turismo 1.4 RS admite modelos novos e substitui o nome Marcas RS

Toyota Etios é um dos novos modelos que competirão

Novidades na categoria que passou a servir de base para a reconstrução das 12 Horas de Tarumã! O até então Campeonato Gaúcho de Marcas passou a ser chamado de TURISMO 1.4 RS, e o regulamento recém publicado traz novidades nos modelos admitidos.

Seguindo a tendência de modernização dos grids, o regulamento 2020 passou a admitir modelos novos, fabricados a partir de 2016. A motorização segue sendo GM 1.4 para todos, independente da marca do carro, porém os carros da chamada classe 1 tem algumas (poucas) diferenças na preparação.

Mas a divisão das categorias continua sendo desportiva, conforme a experiência dos pilotos, independente do carro no qual corram as classe são A, B e N. Há também a categoria Geral, na qual todos estão inscritos.

Modelos Onix já vinham sendo usados no Marcas e 12 Horas

A adesão aos novos carros foi imediata. Além dos Chevrolet Onix, que já vinham disputando, já estão sendo montados (muitos já prontos): Toyota Etios, Hyundai HB20, Voyage G7, Fiat Mobi e Ford New Ka.

Seguindo a tendência da motorização 1.4, que privilegia o baixo custo, está em elaboração o Turismo 1.4 BR, que reunirá principalmente os carros do RS, MG e GO, que já adotam o formato. Assim sendo, as praças da competição tendem a ser Tarumã, Curvelo e Goiânia. O regulamento está sendo formatado e deve ser publicado em março.

E outra novidade sensacional é que as 12 Horas de Tarumã vai valer como final do campeonato Turismo 1.4 BR! Todo esse panorama fortalece ainda mais a prova, que já foi disputada neste formato como sucesso em 2019, então caminhamos para que a 40ª edição da prova de longa duração mais tradicional do Brasil seja histórica, valendo título nacional!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Campeonato Gaúcho de Super Turismo na expectativa para sua quarta temporada

Super Turismo RS vai para sua 4ª temporada

Após calendário e regulamento definidos, agora o clima é de expectativa para o início das disputas.

O Campeonato Gaúcho de Super Turismo vai para a sua quarta temporada consecutiva, abrangendo carros de turismo de vários tipos de carroceria e motorização, bem como os antigos protótipos Aldee (um carro de rua que se transformou em bólido de competição).


E muitas equipes já confirmaram presença, entre elas: a Mottin Racing, que vai com nada menos do que quatro carros, entre eles o Sonic V8 campeão da categoria GT, que deve repetir a dupla de pilotos Humberto Giacomello/André Senger. O campeão da TS, o Linea #199 de Rodrigo/Marcelo Lemke também já está confirmado, bem como o da T2, o Gol #53 de Márcio/Thiago Martins. Já o campeão da T1, o Gol #22 de Ike/Reinaldo Halmenschlager/Catô Belleza confirmou presença nas 6 Horas de Guaporé, até o momento, podendo participar das demais. Na classe TL o vice campeão da temporada passada, o Escort #12 de Jorge Maino/Mauro Vargas já confirmou presença, devendo também ter carros estreantes e uma equipe que migrará de classe: a Brazauto Racing, após acidente com o Uno #95 (campeão das 6 Horas de Guaporé 2018 na classe T2), está montando um Corsa 1.4 equipado com pneus radiais para competir na TL, bem como o Onix #48 de Rocha/Weber/Fontes, que virá da classe T1. O campeão da classe Geral, Marçal Müller e o Gol #544, ainda depende de algumas coincidências de data com a Porsche Cup, onde também foi campeão.


O campeonato continua com cinco etapas, sempre aos sábados, e desta vez a 6 Horas de Guaporé não valerá como três etapas, sendo concedido uma bonificação para aqueles que completarem 75% da prova, tendo data prevista para 19 de setembro. A primeira etapa será em Guaporé, dia 18 de abril, e encerra dia 14 de novembro em Tarumã. Ambas as praças recebem duas etapas, e a segunda ainda está indefinida entre Santa Cruz do Sul ou Rivera (pista inédita para a categoria).

Agora é contagem regressiva! Faltam 68 dias para o começo das peleias.

Veja, abaixo, o calendário:
18/04 - Guaporé
27/06 - Santa Cruz ou Rivera
08/08 - Tarumã
19/09 - 6 Horas de Guaporé
14/11 - Tarumã

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Alfa 164 de pista, única no Brasil! Blog do Passatão Projetos mostra essa nave.

Clique na janela, coloque em tela cheia e enlouqueça com este baita projeto!

Um projeto único no Brasil - quiçá no mundo! A Master Preparações de Guaporé está montando uma Alfa 164 de pista para, inicialmente, participar de trackdays.

A coisa mais parecida com uma 164 de pista que se tem notícia é um Pro Car, que era um chassi tubular com motor V10 e apenas uma casca de fibra com o desenho imitando o carro de linha. Esta história tu podes acompanhar clicando aqui.

A Alfa Romeo 164 de Guaporé (que, aliás, é região de colonização italiana, mesma origem do carro) partiu de um carro original de rua que teve algumas partes recortadas, mantendo a carroceria de lata, com uma estrutura tubular que dá a sustentação.

Com esta matéria damos início a uma nova série de conteúdo: BLOG DO PASSATÃO PROJETOS, na qual vamos mostrar carros interessantes seja lá qual seu uso. Pode ser de rua, trackday, racha, arrancada, pista... Se tu queres ver algum carro específico mostrado aqui, pode sugerir aí nos comentários!

Bueno, chega de papo. Clica lá no topo e assiste aí!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Divulgado o calendário 2020 do automobilismo gaúcho


Habemus datas! Foi liberado nesta terça pela FGA o calendário 2020 do automobilismo gaúcho.

A temporada começa em Tarumã no fim de semana do dia 22 de março, em Tarumã, com Copa Classic/Fusca e Marcas, além do Endurance Gaúcho, com 1h30 de duração, abrigando protótipos (excluídos os AJR) e carros GT3 e de Turismo (numa primeira análise achei que acabou havendo concorrência com o regulamento da Super Turismo, o que não me parece bom. Vamos ver). Tarumã também encerra a temporada, no dia 15 de novembro.

A Copa Classic passa para 7 etapas. O Campeonato Gaúcho de Super Turismo continua tendo suas provas realizadas aos sábados, e as 6 Horas de Guaporé será realizada dia 19/09.

As 12 Horas de Tarumã e o Classic Challenge, que encerram o ano de velocidade, ainda não tiveram a data divulgada, o que deverá ocorrer em breve.

Veja, abaixo, os calendários:

Copa Classic/Fusca/Marcas:
22/03 - Tarumã
19/04 - Guaporé (com F1.4)
24/05 - Velopark (com F1.4)
28/06 - Santa Cruz ou Rivera
09/08 - Tarumã (com F 1.4)
20/09 - Guaporé (com F1.4/sem Classic)
11/10 - Velopark (com F1.4)
15/11 - Tarumã (com F 1.4)

Super Turismo:
18/04 - Guaporé
27/06 - Santa Cruz ou Rivera
08/08 - Tarumã
19/09 - 6 Horas de Guaporé
14/11 - Tarumã

Endurance RS:
22/03 - Tarumã
24/05 - Velopark
20/09 - Guaporé
15/11 - Tarumã

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Linea #199 de Lemke vence o Guaporé Summer Race

Linea #199 foi o primeiro a cruzar a quadriculada

Apesar de terem largado apenas 11 carros, foi uma vitória fazer uma prova em pleno verão, quando a gauchada só quer saber de praia. O Guaporé Summer Race abriu a temporada automobilística, movimentando o cenário das carreras logo no primeiro dia de fevereiro.

O grid de largada foi definido pela ordem das inscrições, e a pole sorteada ficou com o Spyder #131 Taques/Bonora. Durante a prova, um excelente pega pela ponta, com o Spyder #131 revezando a liderança com o Linea Turbo #199 de Rodrigo Lemke, seguidos pelo Spyder #2 de Michel Soares/Sandro Loff.

Resultado final geral

Mas quem cruzou a linha de chegada primeiro foi o Linea, seguido dos Spyder #131 e #2, todos na mesma volta. Lemke anotou, ainda, a melhor volta, com 1:14.814.

Na Classe GT tivemos o Opala #77 de Colau/E. Valmorbida/Zambon; na TS, seguindo o Linea, ficou o Aldee #70 de Nando Brock/Bica Vianna; na T1 vitória do Gol #41 de Alexandre/Bruno Romanzini, seguido do Focus de Postal/Postal/Scomazzon e do Voyage de Telmo Jr/Troian, e na T2 o Gol #19 da Classic (Taschetto/Reck), que findou numa excelente 5ª posição geral, e na TL tivemos o Celta #96 de E e L Karpinski e S Polon. Nos protótipos, além do #131 e do #2 fechou em 3º o Spyder #13 de Sala/Almeida/Fonseca.

Acabamos na pista, pilotando (e "andando na frente de todo mundo")

Ah, e o seu Niltão Amaral, que ia só para fazer cobertura da prova, acabou indo para pilotar o safety car, um espertinho Ka 1.6 cedido pelo Telmo Jr. Foi minha segunda experiência, a inaugural havia sido no ano passado, numa etapa do Gaúcho de asfalto com Classic e Marcas.

Agora esperamos a divulgação do calendário, que deve acontecer nos próximos dias, para programarmos nosso ano de carreras, que deve ser bem movimentado!