Lancei um desafio no
FACEBOOK DO BLOG DO PASSATÃO com a foto acima, e muitos acertaram: o magrão estiloso da foto é o piloto Carlos Alberto Machado, mais conhecido como BETÃO MACHADO, de Gravataí, pai de Rodrigo Machado, atual presidente do ACRGS (Tarumã).
Os registros enviados pelo Rodrigo e digitalizados pelo Erlon Radl mostram provas de kart nos anos 70, em Tarumã e até mesmo na rua, em Gravataí, bem como um Opalão acelerando também numa prova de rua (provavelmente arrancada) em Gravataí. O pai de Betão, João Machado, foi um dos pioneiros da cidade da grande Porto Alegre no automobilismo.
Maverick que Betão dividia com Rodyvan
Nos início dos anos 80, Betão correu primeiramente com um Maverick de rua (foto que ilustra a matéria), depois dividia um Maverick de pista com o amigo gravataiense Rodyvan Möller: Betão usava o carro na Estreantes e Novatos, e Rodyvan corria na Turismo 5000.
Pelo relevo ao fundo, foto em Tarumã
Puxando pelotão, tela cheia de "Opalôn" na curva 1
Esta tudo indica que é nas "taquareiras", fim da reta de Guaporé
Carros da equipe em Guaporé
Clássico guardrail da Ipiranga indica que estamos em Tarumã
Várias 12 Horas disputadas de Opala
Mas foi nos Opalas que Betão Machado fixou sua carreira até o final dos anos 90, com participações no Gaúcho de Opala e várias edições das 12 Horas de Tarumã.
MRX #27 mergulhando na noite de Tarumã, na curva 1
MRX #27 de Rodrigo liderou grande parte das 12 Horas 2015
Onix #27 de Rodrigo Machado
Betão faleceu em 2009, mas o legado segue com Rodrigo pilotando no Marcas, e em provas de Endurance com protótipo MRX Nissan V6 #27 (carro atualmente parado há alguns anos). Na última 12 Horas de Tarumã, em 2019, um Celta e um Onix compuseram a equipe.
Aí está a história de mais uma das lendas do automobilismo gaúcho, que temos a honra de dividir com vocês!
Fotos: Arquivos família Machado