segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Super Turismo abriu temporada com duas horas de pegas eletrizantes em Guaporé


Pega forte pela ponta: Linea Turbo x Gol Honda

A volta do Campeonato Gaúcho de Super Turismo não deixou a desejar, com fortes disputas da largada até a bandeirada final.

Cinco meses após o previsto, a Super Turismo finalmente fez sua primeira etapa, no Autódromo Internacional de Guaporé e sob os protocolos de saúde estabelecidos (entre eles a ausência de público), com 22 carros na pista. Um grid um pouco aquém do normal, devido à atual situação de pandemia, mas ainda assim um bom grid, recheado de máquinas como Mercedes, Lamborghini e outros carros de turismo modificados para serem rápidos na pista como Gol, Corsa, Uno e até mesmo um clássico Opala com preparação de época.

O treino classificatório já dava sinais de que a disputa seria acirrada: a pole position ficou com o Linea #199 Turbo de Rodrigo/Marcelo Lemke, com 1:14.630, apenas um décimo à frente do Gol #544 (equipado com motor Honda K20) de Marçal Müller, que por sua vez ficou, também, apenas um décimo à frente do Aldee #118 de Ricardo/João Luis Kreuz.


A instabilidade do tempo nos minutos que antecederam a largada deixou as equipes indecisas, mas a chuva deu trégua durante as duas horas de prova. Logo na largada, Marçal pulou para a ponta da prova com o Gol #544, abrindo alguns segundos em relação ao Aldee #118, que também manteve alguma diferença em relação ao Linea #199.

Na sequência, o Linea que pulou para a segunda posição e, com o abandono do Aldee dos Kreuz, passou a uma perseguição implacável a Marçal, tirando uma diferença de aproximadamente 18 segundos, encostando e assumindo a liderança da prova. A última janela de pit stop, porém, foi decisiva: com a entrada do safety car enquanto Marçal cumpria sua parada (o que diminui o ritmo de quem está na pista), este saiu na liderança e a manteve até a bandeirada, não sem ser duramente atacado pelo Linea, que chegou a apenas 1,5s atrás.

O ritmo impressionante da disputa entre o Gol de Marçal e o Linea dos Lemke fez com que ambos virassem tempos ainda mais rápidos que os do treino classificatório, com várias voltas na casa de 1:14, e algumas na casa de 1:13, como o Linea #199 estabelecendo o recorde de volta mais rápida da Super Turismo no Autódromo de Guaporé: 1:13.563, com a alta média de 150,72 km/h.

"Foi uma prova muito disputada, primeiro com o Aldee, depois com o Linea, foi uma prova de duas horas em ritmo de bateria, dei tudo de mim do início ao fim e deu tudo certo. Estou muito feliz por esta vitória na abertura do campeonato.", disse Marçal Müller.

Na classe TS a vitória ficou com a Mercedes #81 de Arthur Caleffi/Fernando Poeta; na classe T1, com o Ka #43 de Biancini/Bastos, que fez prova consistente; na T2, com o Corsa #44 de Alessandro Gandra e na TL venceu o Celta #8 de Silvio Lodi/Nico Dallagnol.

O grid da Super Turismo recebeu dois protótipos Spyder do campeonato Endurance RS, categoria que não fechou o número mínimo de carros para ter sua prova. O Spyder #2 de JB Rodrigues/F Mello/F Toschi foi o vencedor, seguido do Spyder #42 de Michael Soares/Walter Konrad.

A transmissão ao vivo da etapa da Super Turismo teve o apoio de Abro Lubrificantes/Leus Produtos Automotivos, TransRoncen, Feiticeiro Lanches e a qualidade do provedor Net11.

Niltão Amaral/LF Assessoria
Fotos: Gregori Dai Prá

Os resultados da abertura do Gaúcho de Velocidade


Super Turismo, peleias do início ao fim

Super Turismo:



Copa Classic:






Turismo 1.4



sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Serviço para a abertura do Gaúcho de Velocidade em Guaporé

Gol #544 de Marçal Müller, campeão geral de 2019 (Foto: David Biz)

Chegou a hora! É neste fim de semana o retorno do automobilismo gaúcho, após 5 meses da previsão inicial, seguindo todos os protocolos de saúde estabelecidos, inclusive a ausência de público.

A Super Turismo inicia com bom grid, são 24 carros previstos. O Gol #544 com motor Honda K20 do campeão da classe geral 2019, Marçal Müller volta com o carro renovado após acidente nas 6 Horas de Guaporé. Quatro Mercedes CLA 45 AMG engrossarão o grid da classe GT, bem como a Lamborghini Gallardo #111 equipara com motor Audi 20v Turbo, entre outros. Carros clássicos também estarão no grid, como dois Opala 6 cilindros, e carros como Celta, Corsa e Uno, mostrando a diversidade do grid.

Kadett #48 é uma das atrações da Copa Classic


A Copa Classic não terá um grid muito grande, serão 12 carros, mas a categoria sempre tem bons pegas, e traz como novidade no grid o GM Kadett #48 de Sérgio Rocha/Paulo Fontes, inédito no nosso automobilismo.

Turismo 1.4 (Foto: Dudu Leal)

E a Turismo 1.4 inicia a temporada com sua nova denominação (ex-Marcas), com previsão de 18 carros no grid e rodadas duplas, que aumentam a importância de cada fim de semana de corrida da categoria que serve como base do formato atual das 12 Horas de Tarumã, com novos carros no grid como Uno "botinha", New Ka e outros.



O sábado é de treinos livres e tomada de tempo, e as corridas serão realizadas no domingo, conforme cronograma acima.

A Super Turismo terá transmissão ao vivo pelo facebook.com/superturismors. A Copa Classic fará boletins ao vivo pelo facebook.com/copaclassic, e o programa Curva do S estará também trazendo informações da Turismo 1.4 e das demais. O Blog do Passatão também estará trazendo informações atualizadas das 3 categorias pelo facebook.com/blogdopassatao e instagram.com/blogdopassatao

#vamosacelerarjuntos

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Blog do Passatão no Ar desta terça trará detalhes da abertura do gaúcho de velocidade!

O Blog do Passatão no Ar de hoje (terça), 19h, é muito especial!

Vai falar dos detalhes pra tão esperada abertura da temporada do automobilismo gaúcho em Guaporé, neste fim de semana, com Copa Classic, Super Turismo e Turismo 1.4.

Então se liga no Facebook do Blog do Passatão, nesta terça, 19h, direto da Plus Veículos em Porto Alegre! #vamosacelerarjuntos #autodromodeguapore

domingo, 23 de agosto de 2020

Gauchada domina a abertura da Turismo Nacional!

 
Gauchada peleou bonito na TN!

E a gauchada mostrou seu valor e constância na "guerra" da Turismo Nacional, cuja abertura da temporada aconteceu neste fim de semana, no Autódromo de Goiânia.

Sena e Rabelo saíram como líderes da Super

Na classe Super, o gaúcho Luiz Sena Jr (em parceria com o cearense Adriano Rabelo), e da também gaúcha equipe ADESC/Auto Racing, venceram a segunda corrida, com Rabelo no comando, e conquistaram o 2º lugar por 3 vezes, com o Gol #197 EA211 1.6 16v. Já o Gol #106 da equipe, de Fernando Jr/ Sandoval, teve problemas que impediram um resultado melhor, finalizando duas provas, em 17º e 14º.

Ribeiro venceu duas e é vice-líder

Luiz Carlos Ribeiro (Ourocar Racing) também venceu as provas 1 e 4 e ficou na vice-liderança da Classe, com o Toyota Etios #44. Fabiano Cardoso (Fast Racing), preparador e piloto, venceu a corrida 5 com o Onix #461. Choka Sirtuli/Dudu Fuentes lutaram como puderam com motor 8v do seu Onix, com cerca de 20cv a menos que a maioria dos concorrentes, e conseguiram um 6º lugar na prova 4. O Fiat Cronos preparado e pilotado pelo gaúcho Kaki Andrade (em parceria com Renato Constantino) foi 2º lugar na prova 3.

Guto Rotta/Cé, em 1º, e Claitão Salcedo em 4º

Já na classe 1A o show ficou por conta de Guto Rotta (equipe gaúcha Tuta Racing, pilotando em parceria com Alexander Cé) no Onix #76, cravando a pole position e vencendo a prova 5, ficando ainda em 2º lugar em três das provas. A Tuta Racing ainda faturou a primeira corrida, com o pernambucano Carlos Machado na pilotagem. Claitão Salcedo (Xtreme Motorsports) classificou-se em 4º na tomada de tempos, e levou seu New Ka #14 à 6ª colocação na prova 6, com 7º lugar em duas provas.

Agora a gauchada se concentra para a abertura do Gaúcho de Velocidade, no próximo fim de semana, no Autódromo de Guaporé! #vamosacelerarjuntos #autodromodeguapore

Foto largada: TNBR/Divulgação
Demais fotos: Cláudio Kolodziej

Turismo Nacional: ADESC conquista liderança da classe Super em Goiânia

 
Sena Jr/Rabelo lideram classe Super

Um fim de semana com resultado acima do esperado! A equipe ADESC (Associação Desportiva Santacruzense) volta da primeira etapa da Turismo Nacional, realizada em Goiânia, com uma vitória e ocupando a liderança da classe Super com o Gol #197 de Luiz Sena Jr/Adriano Rabelo (RS/CE).

Largando em 15º na primeira das seis corridas do fim de semana, Sena Jr ganhou seis posições, finalizando em 9º. Na segunda corrida, Rabelo largou em 2º, devido à inversão do grid, tomou a ponta logo na largada e venceu, logo na sua corrida de estréia na categoria, defendendo-se de fortes investida do Etios de Luiz Carlos Ribeiro. E na terceira corrida (a última de sábado), o cearense finalizou numa boa 4ª posição.

Na primeira prova de domingo (a quarta da etapa), mais uma excelente participação do Gol #197, com Sena Jr. saindo de 6º e escalando para a 2ª posição, na qual cruzou a linha de chegada pressionando Luiz Carlos Ribeiro, apenas 0,2s atrás. Na quinta prova, mais uma vez Sena Jr. acelerou forte, ganhando posições até chegar na 2ª colocação. E, para encerrar com chave de ouro o fim de semana, Adriano Rabelo também fez excelente sexta prova, e mesmo após um acidente que avariou a dianteiro do Gol #197, conseguiu finalizar na 2ª posição, anotando, ainda, a melhor volta da prova, com 1:49.126.

Com os resultados consistentes, nada menos que cinco pódios em seis corridas, uma vitória, chegando três vezes em segundo e uma em quarto, Sena Jr./Rabelo saem da primeira etapa como líderes da classe Super com 136 pontos, à frente de Luiz Carlos Ribeiro, que soma 112.

"O resultado nos surpreendeu! Não esperávamos andar entre os ponteiros, mas fomos consistentes e trouxemos vários bons resultados, foi uma ótima etapa, gostaria de agradecer à Auto Racing pelo trabalho, e à AGB Preparações pelo motor", disse Sena Jr. Já o companheiro Rabelo comemora a ótima estréia: "Foi minha estréia na categoria, então está bom demais, conquistamos cinco pódios e ainda conseguimos vencer uma prova, a equipe está de parabéns. Vamos melhorar ainda mais para a próxima", disse.

"Nossos pilotos andaram muito bem, o carro foi constante durante toda a etapa, corremos pelo campeonato e foi muito bom nossa equipe vir pela primeira vez a Goiânia e sair como líder, é muito gratificante", disse João Cardoso Jr., chefe de equipe.


Gol #106 teve problemas

Já para o Gol #106 da dupla de gaúchos Fernando Jr/Roger Sandoval o fim de semana não foi dos melhores. Com problemas mecânicos, a equipe não conseguiu fazer a tomada de tempos. Na primeira corrida, porém, o câmbio apresentou problemas, fazendo com que o carro retornasse na terceira prova, conseguindo finalizar em 17º. Na quarta prova, finalizaram em 14º, e na quinta, com novos problemas mecânicos, precisaram abandonar.

O santacruzense Fernando Jr., apesar de lamentar os problemas, está feliz pela equipe: "Infelizmente para nós não deu certo, os problemas mecânicos nos impediram de alcançar melhores resultados. Mas estamos felizes com os resultados da equipe, que saiu líder daqui, isso é muito positivo para nós", disse. Já Roger Sandoval foca na próxima etapa: "Apesar dos resultados, tudo é aprendizado, vamos trabalhar forte para chegar bem na próxima etapa", ponderou.

As informações sobre a data próxima etapa, bem como sua praça, serão divulgadas em breve.

A participação dos pilotos da ADESC é financiada pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo ao Esporte - Programa Pró-Esporte, projeto Turismo Nacional. MATVSUL e Xuk Bebidas são empresas parceiras da iniciativa.

LF Assessoria/Niltão Amaral
Fotos: Claudio Kolodziej

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Gaúchos partem para a Turismo Nacional, que terá 70 carros

Equipe ADESC é uma das que terá gaúchos no grid

Um grid de fazer inveja, principalmente levando em conta o cenário atual: a Turismo Nacional inicia sua temporada em Goiânia com 70 carros nos grids.

Serão mais de 90 pilotos, em carros de turismo de modelos em produção equipados com motores 1.6 com 8 e 16 válvulas equipados com pneus de rua aro 14.

E os gaúchos não poderiam estar de fora, claro. Serão dez no grid: Choka Sirtuli/Dudu Fuentes, Felipe Kaki Andrade, Luiz Carlos Ribeiro, Luiz Sena Jr., Fernando Júnior/Roger Sandoval, Fabiano Cardoso, Claitão Salcedo e Guto Rotta, ainda que alguns estejam formando dupla com pilotos de outros estados.

TN: Grid cheio de modelos novos (Foto: Zonta Fotógrafo/TNBR)

Serão 6 corridas para cada categoria (Super e 1A/1B). As provas acontecem neste sábado (22) a partir da 13h25 e no domingo (23) a partir das 08h25 com transmissão ao vivo no canal oficial da categoria no www.youtube.com/turismonacionalbr

As marcas/carros presentes:
Citröen: C3
GM: Onix
Fiat: Argo, Cronos, Mobi, Uno
Ford: Fiesta, New Ka
Nissan: March
Peugeot: 208
Renault: Kwid, Sandero
Toyota: Etios, Yaris
VW: Gol, Up

Os grids (carro com piloto gaúcho em vermelho):
Turismo Nacional – Super
4 – Gabriel Corrêa/Edson Bueno (GO/PR), Fiat Argo/Classe A-Ferrari Motorsport
6 – Duda Bana/Pierre Sabbagh (PR/SC), VW Gol/Stumpf Preparações
7 – Renato Constantino/Felipe Kaki Andrade (DF/RS), Fiat Cronos/Kaki Racing Team
8 – Analino Sirtuli/Dudu Fuentes (RS/RS), GM Onix/ChokaCar Racing
9 – Rafael Barranco (PR), VW Gol/Stumpf Preparações
12 – Eduardo Pavelski (PR), Renault Kwid/Sérgio Ferrari Racing Team
17 – Juninho Berlanda (SC), Fiab Mobi/Pein Competições
25 – Marcelo Perillo (GO), GM Onix/Petropolis Competições
26 – Wellington Justino (GO), Peugeot 208/Justino Motorsports
31 – Thiago Azalini (DF), GM Onix/Azalini Racing
33 – Pablo Alves (GO), Fiat Argo/Landerson Competições
44 – Luiz Carlos Ribeiro (RS), Toyota Etios/OuroCar
46 – Edson do Valle/Mathias de Valle (GO/GO), Nissan March/Classe A-Ferrari Motorsport
51 – Fausto de Lucca (SC), VW Gol/MIG Motorsports
53 – Wilton Pena (MG), VW Gol/PaceCar Motorsport
54 – Rafael Lopes (SP), GM Onix/GT1 Motorsport-MP Competições
56 – Peter Ferter (MS), Toyota Etios/OuroCar
63 – Gustavo Magnabosco (SC), VW Gol/Sérgio Ferrari Racing Team
66 – Luís Filgueiras/Rodrigo Moreno (MG/SP), VW Gol/AGB Preparações
72 – Davi dal Pizzol/Gustavo dal Pizzol (SC/SC), VW Gol/Roger Preparações
74 – Francisco Paiva Júnior (RJ), Fiat Argo/JW Competições
77 – Wanderson Freitas (MG), VW Gol/Stumpf Preparações
87 – Gustavo Mascarenhas/Celso Neto (MG/MG), Fiat Uno/JW Motorsport
88 – Leandro Zandoná (PR), Renault Sandero/Sivel-Ferrari Motorsport
92 – Lamartine Pinotti/Luiz Cirino (SP/SP), Ford New Ka/Peres Competições
99 – César Bonilha (PR), VW Up/Cesinha Competições-Hora Racing
106 – Fernando Júnior/Roger Sandoval (RS/RS), VW Gol/Auto Racing
107 – Gustavo Ribeiro (DF), GM Onix/Katraca Racing Team
111 – Marcos Paioli (SP), VW Up/Paioli Racing
117 – Eduardo Berlanda (SC), Toyota Yaris/MIG Motorsport
133 – Paulo Bento/Júnior Caús (PR/PR), Ford New Ka/Ferrari Motorsport-Sorbara Motosport
187 – Jorge Martelli (MT), GM Onix/GT1 Motorsport-MP Competições
197 – Luiz Sena Júnior/Adriano Rabelo (RS/CE), VW Gol/Auto Racing
199 – Marcelo di Tripa (GO), Fiat Argo/Lucas Car Motorsport
357 – Gustavo Veronez (GO), Citröen C3/Veronez
461 – Thiago Tambasco/Fabiano Cardoso (MG/RS), GM Onix/Fast Racing

Turismo Nacional – Classe 1A
1 – Guto Baldo (PR), Renault Kwid/Sivel-Ferrari Motorsport
10 – Edson Campana (PR), VW Gol/Diprima
14 – Claitão Salcedo (RS), Ford New Ka/Xtreme
16 – Richard Heidrich (SC), Fiat Mobi/Pein Competições
21 – Peter Michael Gottschalk (SP), VW Up/Paioli Racing
23 – Marcelo Beux (PR), GM Onix/Caús Motorsport
28 – Rafael Corrêa/Rafael Varga (GO/GO), Peugeot 208/Justino Motorsports
29 – Fernando Gelo (DF), Fiat Mobi/Landerson Competições
30 – Algacir Sermann (PR), VW Gol/Sermann Racing Sport
41 – João Lemos (POR), GM Onix/Pimba Competições
43 – William Perillo (GO), GM Onix/Petrópolis Competições
52 – Vitor Perillo (GO), GM Onix/Petrópolis Competições
66 – Enrico Bucci (PR), VW Up/Cesinha Competições-Hora Racing
76 – Alexander Cé/Guto Rotta (SC/RS), GM Onix/Yázigi Racing
81 – Marcelo Costa (RJ), Fiat Mobi/Tuta Racing
82 – Júnior Niju/Guilherme Sirtoli (SC/PR), VW Gol/Niju Racing-Porthhack
83 – Flávio Costa/Mauro Neuenschwander (MG/MG), Fiat Mobi/JW Motorsport
90 – Beto Pontes (CE), Fiat Mobi/Landerson Competições
99 – Geovane Mega (GO), Citröen C3/Classe A-Ferrari Motorsport
113 – Kadu Silva/Gilmar Gobetti (PR/PR), VW Up/Cesinha Competições
115 – Carlos Machado (PB), GM Onix/Tuta Racing
116 – Alexandre Bastos (SC), Ford New Ka/Enzo Powersport
132 – Naor Petry/Gefferson de Lima (SC/PR), VW Gol/RB Motorsport
555 – Renato Braga (GO), Fiat Mobi/Landerson Competições

Turismo Nacional – Classe 1B
15 – Fabrício Fleury (GO), Peugeot 208/Justino Motorsports
20 – Fábio Tokunaga (PR), VW Gol/Sermann Racing Sport
38 – André Jacob (PR), VW Up/Cesinha Competições
39 – Luiz Fernando Silva (GO), Fiat Mobi/Brandão Motorsport
42 – Dorivaldo Júnior/Rogério Cruzeiro (PE/GO), Ford New Ka/Classe A-Ferrari Motorsport
74 – Ricardo Oliveira (GO), Fiat Uno/Brandão Motorsport
121 – Josias Esmerio/Guilherme Plaza (SC/SP), VW Up/AGB Preparações
207 – Ivan Salgado (RJ), Ford New Ka/Cezarotto Motorsport
360 – Sidney Campos (DF), Fiat Mobi/Luiz Henrique
762 – Guilherme de Paula (RJ), Fiat Mobi/ELLG Racing

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Automobilismo Gaúcho tem volta prevista para 29 e 30 de agosto em Guaporé

A notícia mais esperada do ano pelos VELHOZES (e pela gurizada) chegou!

Uma boa notícia, ansiosamente esperada pelos gaúchos apaixonados pelas corridas: foi anunciada, ainda extra-oficialmente, o retorno do Gaúcho de Automobilismo para os dias 29 e 30 de agosto, no Autódromo de Guaporé, embora ainda sem público.

Com o anúncio do governo do estado liberando as competições em regiões de bandeiras amarela e laranja do Modelo de Distanciamento Controlado do RS, a FGA (Federação Gaúcha de Automobilismo) e a AGA (Associação Guaporense de Automobilismo) já trabalham para que a etapa inaugural da temporada possa ser realizada.

Super Turismo, variedade de rápidas naves

Serão seguidos todos os protocolos de segurança acordados entre FGA e Governo do RS, como ausência de público, limitação de número de pessoas nas equipes, medição de temperatura corporal, uso de máscaras, proibição do acesso de crianças, entre outros, para que tudo seja realizado da melhor forma possível.

Turismo 1.4, pegas "com a faca nos dentes"

As categorias previstas, a princípio, são: Copa Classic, Turismo 1.4 e Super Turismo, em programação ainda a ser definida.

Importante ressaltar que a manutenção da região da serra gaúcha em bandeira laranja (ou melhora para amarela) ainda é condição para que a etapa seja realizada, e o anúncio oficial do retorno e o provável calendário deverá ser feito em breve pela FGA, de forma oficial.

Estaremos por lá para trazer alguns boletins da etapa, para que os fãs fiquem por dentro do que estará acontecendo. Vamos vencer essa etapa para poder receber, em breve, os fãs das carreras nos nossos autódromos!

domingo, 16 de agosto de 2020

Copa Shell HB20: Sena Jr. conquistou pódio em três corridas em Goiânia

 
"Seninha" na segunda posição, na corrida 2 da 2ª etapa

Um excelente fim de semana para Luiz Sena Jr. (o nosso "Seninha"), com direito a boa pontuação e pódio em três das quatro corridas disputadas. Assim foi a rodada dupla (2ª e 3ª etapas) da Copa Shell HB20 para o único piloto gaúcho do grid.


Sena Jr. arrematou 3 pódios em 4 corridas

No classificatório da segunda etapa, o piloto colocou seu HB20 RSpec #197 na quarta colocação, fazendo uma corrida consistente e mantendo-se na mesma posição até o final, logo atrás dos carros #67 e #404 de Bragantini e Diego Augusto/W. Cardoso. Na segunda corrida, após uma excelente largada, pulou para a segunda posição, na qual conseguiu se manter até a bandeirada, defendendo-se dos ataques de Beto Cavaleiro na parte final.


Fazendo excelente largada com o #197

Na primeira corrida da terceira etapa, Sena Jr. largando da 7ª posição, após o treino classificatório, fez mais uma excelente largada, escapando por pouco de um acidente que envolveu vários carros, assumindo a 4ª colocação até o final da corrida, apesar de estar carregando 35kg de lastro de sucesso. E na última corrida do movimentado fim de semana, foi punido por um drive thru determinado pela direção de prova por ter desalinhado do pelotão na largada e terminou na 11ª posição da categoria PRO.


"Foi um bom fim de semana, somei um bom número de pontos com os resultados das três corridas. Só não foi melhor devido à punição por ter desalinhado na largada da última corrida, são pontos que poderão fazer falta no fim do campeonato, mas vamos trabalhar para recuperar o prejuízo", ponderou. "Gostaria de agradecer às inúmeras mensagens de incentivo que recebi, agora é focar no próximo fim de semana, no qual estaremos na primeira etapa da Turismo Nacional", completou Sena Jr.

A participação do piloto da ADESCA é financiada pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo ao Esporte-Programa Pró-Esporte, projeto Automobilismo Brasileiro. MATVSUL e Xuk Bebidas são empresas parceiras da iniciativa.

LF Assessoria/ Niltão Amaral
Fotos: Rodrigo Ruiz

sábado, 15 de agosto de 2020

Porsche Cup: Marçal Müller chega em segundo na corrida 2

 
Marçal Müller teve bom fim de semana em Interlagos

Um bom fim de semana de corridas, apesar da vitória ter escapado nos instantes finais. Este foi o resumo da participação do piloto de Novo Hamburgo Marçal Müller na 2ª etapa da Porsche Carrera Cup 4.0 neste fim de semana, em Interlagos.

O piloto colocou seu Porsche #544 em 5º lugar no grid de largada. Na corrida 1, com chuva, não conseguiu chegar no acerto ideal do carro, chegando a ficar em 4º, mas encerrando a corrida na mesma posição de largada.

Na corrida 2, Marçal fez uma excelente largada, tomando a ponta por fora na largada, no S do Senna. Já na parte final da corrida, com os pneus um pouco mais desgastados e com o carro com tendência mais dianteira, viu Alceu Feldmann chegar para a briga. Defendeu-se das investidas, porém, em uma delas, para evitar um acidente e pensando no campeonato, Marçal acabou sendo superado, mas ainda garantiu a segunda posição.

"Na primeira corrida, por não ter um acerto suficiente para ir para a frente, consegui me manter na posição original. Na corrida dois, após largar bem e tomar a ponta, no final o carro ficou dianteiro, e meu concorrente tinha um pneu com dez voltas a menos, além de um ritmo bom. Preferi evitar o acidente na disputa e garantir os pontos de segundo. Não foi um fim de semana perfeito, mas foi bom, consegui evoluir e somar bons pontos.", disse. "A próxima etapa é no Velo Città, pista que gosto e onde consegui fazer o recorde absoluto da categoria, então estamos otimistas", completou Marçal Müller.

O piloto tem o apoio de: Patrus Transportes, Frigorífico Zimmer, Grafotec, Inox Piratini, De Conto Farma, Intensidade Máxima Mega Store, Corsa Racing, Line Fitness, Dacar Motorsport e L.A. Custom, e tem sua participação financiada pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo ao Esporte-Programa Pró-Esporte.

Texto: Niltão Amaral/Blog do Passatão
Fotos: Reprodução/Porsche Cup

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Porsche Carrera Cup: Marçal Müller pronto para voltar a acelerar!

 

É hora de voltar a acelerar as máquinas alemãs! Após um hiato de quase cinco meses, o piloto gaúcho de Novo Hamburgo, Marçal Müller, está pronto para a retomada da Porsche Carrera Cup, neste fim de semana, no Autódromo de Interlagos (SP).

E todo esse tempo sem competições não representou, nem de longe, um período de descanso para o piloto. Marçal conseguiu manter uma rotina de treinamento físico, utilizou o simulador e até mesmo treinos e corridas, recentemente liberadas, com carros de várias categorias: desde um Celta da Turismo 1.4 RS, passando pelo Gol Honda K20 com o qual compete no Campeonato Gaúcho de Super Turismo, e a vitória na participação da 1ª etapa do Endurance Brasil, a bordo de uma Ferrari F458, na qual embarcou após a Lamborghini Gallardo na qual ia andar sofreu um acidente.

A expectativa do piloto, em relação à primeira etapa da Porsche Cup, que ocorreu em março, é encaixar os melhores setores na mesma volta e melhorar a classificação para o grid, já que o ritmo de corrida foi bom, apesar dos resultados não terem sido melhores por um pneu furado na primeira corrida, e um toque na segunda, saindo da etapa em 10º lugar, com 10 pontos.

"A expectativa é das melhores. Neste tempo sem corridas, consegui manter a pleno os treinos físicos, em simulador e até mesmo corrida, com carros de diversas categorias, então estou pronto. Para este fim de semana vou trabalhar para melhorar o desempenho no classificatório, já que o ritmo de corrida estava bom, faltaram resultados melhores devido aos imprevistos", disse Marçal.

Os treinos acontecem nesta sexta, com o classificatório às 16h20 (transmissão pelo YouTube), e as corridas no sábado às 12h28 e às 15h28, com transmissão pelo SporTV2.

O piloto tem o apoio de Patrus Transportes, Frigorífico Zimmer, Grafotec, Inox Piratini, De Conto Farma, Intensidade Máxima Mega Store, Corsa Racing, Line Fitness, Dacar Motorsport e L.A. Custom, e tem sua participação financiada pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo ao Esporte-Programa Pró-Esporte.

Texto: Niltão Amaral/Blog do Passatão
Fotos: Porsche Cup/Divulgação

Copa Shell HB20: Sena Jr. parte para "maratona" em Goiânia

Rodada dupla: um desafio extra em uma categoria que já exige muito dos pilotos. Assim será a etapa da Copa Shell HB20 para o piloto gaúcho Luiz Sena Jr. no Autódromo de Goiânia, neste fim de semana.

Serão nada menos que quatro baterias no mesmo fim de semana: duas no sábado, e duas no domingo, valendo por duas etapas, cujo resultado acabará tendo grande peso na pontuação do campeonato.

Vindo de um oitavo lugar na primeira corrida, e um sexto lugar na segunda, o piloto terá a vantagem de não precisar levar consigo o "lastro de sucesso" no carro, que é um sistema de equilíbrio que faz com que os cinco primeiros colocados na corrida anterior levem peso extra conforme sua colocação.

Ciente da competitividade da categoria, Sena Jr. sabe que precisará de um desempenho perfeito para disputar a vitória: "O principal objetivo é melhorar a consistência durante as provas, pois na etapa anterior fui um dos mais rápidos em tempo de volta, mas não constante. Então, é concentração total para não cometer erros, o nível está muito alto e qualquer detalhe faz muita diferença", disse. "Quero agradecer à Secretaria do Esporte e Lazer do Estado do RS, pois através da Lei de Incentivo ao Esporte permite que possamos representar o estado numa competição nacional, com meus patrocinadores MATVSUL e Xuk Bebidas, que apoiam o esporte.


Clique para assistir ao clipe da 1ª etapa

A programação inicia na sexta, com os treinos. As corridas da rodada dupla serão no sábado, às 11h e às 14h20 (válidas pela segunda etapa), e domingo às 11h20min e às 15h50 (válidas pela terceira etapa).

As corridas serão transmitidas ao vivo pelo canal Acelerados no YouTube, e o canal por assinatura Band Sports mostrará VT da segunda etapa, e a terceira etapa ao vivo, a partir das 15h30 do domingo.

A participação do piloto da ADESCA é financiada pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo ao Esporte-Programa Pró-Esporte, projeto Automobilismo Brasileiro. MATVSUL e Xuk Bebidas são empresas parceiras da iniciativa.

Texto: Niltão Amaral/LF Assessoria
Fotos:Rodrigo Ruiz

terça-feira, 4 de agosto de 2020

12 Horas de Tarumã fez abertura de inscrições ao vivo para a 40ª edição


O box número 16 do autódromo virou um estúdio na noite da última segunda (03), onde foi feito um programa ao vivo (com apresentação do narrados Geferson Kern e do piloto Ricardo Haag) para lançar as inscrições para a 40ª edição das 12 Horas de Tarumã, mais tradicional prova de longa duração do Brasil em atividade ininterrupta, nos dias 19 e 20 de dezembro.

Salva Craft Beer continua como patrocinador master

Um dos grandes anúncios foi a da manutenção do patrocínio master da prova: a Salva Craft Beer continua com os naming rights da prova, que permanece sendo 12 Horas de Tarumã Salva Craft Beer, com a presença de João Giovanella, representando a cervejaria, que, novamente, além de patrocinar, também estará na disputa.


Outro anúncio importante foi feito pelo presidente do ACRGS (promotor da prova), Rodrigo Machado: a prova será realizada de qualquer forma, ainda que venha a ser necessário ter portões fechados devido à pandemia do novo coronavírus, embora haja boa chance de relaxamento das medidas de distanciamento até dezembro.

Box 16 de Tarumã transformou-se num estúdio

Durante o programa, as inscrições foram abertas no site da prova, e foram recebidas as inscrições de nada menos que 24 carros ao vivo, anunciados durante o programa, incluindo participantes de fora do RS, estados como Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco, sendo que as inscrições serão confirmadas à medidas que os pagamentos forem feitos.

Além do Onix, mais novos modelos devem vir, como Fiat Palio e Ford Ka

Outra questão abordada foi a renovação do grid. Além do GM Onix, que já participou - e venceu - a edição passada, novas marcas e carros deverão se juntar, como Ford Ka e Fiat Uno, presentes no evento, além de outros que devem vir. O formato será o mesmo: todos os carros no regulamento da Turismo 1.4, com motor padrão.

Os interessados em se inscrever deve enviar o formulário disponível na página 12horasdetaruma.com.br, ou pelo fone (51) 34851510 (inclusive whatsapp). O regulamento também já está disponível no site.

O Blog do Passatão no Ar foi transmitido diretamente de Tarumã, como um "aquece" para o evento, e pode ser assistido aqui.

Live de lançamento das inscrições - parte 1

Live de lançamento das inscrições - parte 1

Assista, acima, às duas partes da live, onde foram anunciados os pré-inscritos.

A Brazauto aproveitou a oportunidade e inscreveu o Corsa Viagra #95 que está em fase final de montagem, e terá o quartero Cleiton Krause/Everton Braz/Kiko Brum/Niltão Amaral na pilotagem, repetindo o time vencedor das 6 Horas de Guaporé 2018 na classe T2, na época com o Uno.

As 12 Horas de Tarumã tem o patrocínio de Salva Craft Beer, ABRO Lubrificantes, XTreme Motorsports, Plus Veículos, Toni Brasil Racing Parts e Dunlop.