domingo, 30 de maio de 2021

Helio Castroneves é tetra das 500 Milhas de Indianápolis! Grande dia para o automobilismo brasileiro!

 
H3lio é tetra nas 500 Milhas! Foto: Michael Conroy/AP/Divulgação

Grande dia para o automobilismo brasileiro! Helio Castroneves, em final emocionante, vence uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial, as 500 Milhas de Indianapolis pela quarta vez!

E desta vez estava numa equipe pequena, a Meyer Shank, ao contrário das outras três vitórias, obtidas pela gigante Penske.

Assim, Helio passa a figurar no seleto grupo de tetracampeões da prova, ao lado de A.J. Foyt, Al Unser e Ricky Mears (todos americanos).

E pudemos acompanhar tudo através de uma transmissão excelente pela TV Cultura, com os amigos Geferson Kern narrando (já fui comentarista com ele em provas do gaúcho) e Rodrigo Mattar.

Que ano para o automobilismo brasileiro! Várias categorias em TV aberta, campeonatos regionais e nacionais crescendo, vitórias de brasileiros mundo afora... Que sigamos acelerando cada vez mais!

Porsche Cup: Marçal Müller vence com direito a ultrapassagem por fora na largada

 
Marçal Müller P1 no domingo após um "passão" triplo por fora!

Tomando a ponta logo após a largada, com uma ultrapassagem tripla por fora, Marçal Müller abriu e administrou vantagem até vencer

Um excelente fim de semana de estreia na temporada da Porsche Carrera Cup 4.0, com direito a uma espetacular ultrapassagem múltipla por fora. Este é o excelente saldo do piloto gaúcho de Novo Hamburgo, Marçal Muller, na primeira etapa da Porsche Cup Brasil, realizada neste fim de semana, no Autódromo Velocittà.

A primeira corrida, realizada no sábado, foi complicada pela condição de pista úmida, que foi secando durante sua realização, o que muda a condição de pilotagem e faz com que o acerto dos carros não seja o ideal. Marçal largou em quarto, mas foi superado por Werner Neugebauer, e se manteve na quinta colocação até a bandeirada, garantindo o pódio e salvando pontos para o campeonato. O vencedor da corrida foi o também gaúcho Miguel Paludo.

Por fora na curva 1...


...e consolidando a liderança na curva 2. (Youtube/Reprodução)

Já o domingo era o dia de Marçal! Num dia ensolarado, ocupando a quarta colocação devido à inversão do grid, Marçal Müller fez uma espetacular e arrojada manobra já na primeira curva, ultrapassando nada menos que 3 carros por fora e consolidando-se na liderança na segunda curva até a bandeirada, com uma confortável vantagem que se manteve em aproximadamente três segundos em relação a Enzo Elias, que chegou em segundo, devido ao forte ritmo que Marçal impôs nas primeiras voltas, andando no limite.

“Arrisquei tudo que dava na largada, coloquei por fora na curva um, usando o fator surpresa sobre o Cristiano Piquet, que se defendia por dentro. Mantive por fora na curva dois e consegui finalizar a ultrapassagem, a partir daí passei a andar além do limite nas primeiras voltas, conseguindo abrir uma boa vantagem. Estou muito feliz em voltar a vencer depois de um ano e meio”, disse Marçal, emocionado.

A próxima etapa da Porsche Cup será nos dias 26 e 27 de junho, no Autódromo Internacional de Curitiba.

Marçal Müller tem o patrocínio de Patrus Transportes, Equivoco, Grafotec, Inox Piratini, Intensidade Máxima Mega Store e Dacar Motorsport.

Texto: Niltão Amaral/Blog do Passatão
Fotos: Luca Bassani e Victor Eleutério/Porsche Cup/Divulgação

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Porsche Cup: Com novidades, Marçal Müller inicia a temporada neste fim de semana

 Layout do Porsche #544 de Marçal Müller (Crédito: Luca Bassani)

Mais uma temporada na Porsche Cup se iniciará neste fim de semana para o piloto gaúcho de Novo Hamburgo, Marçal Müller, no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). E tem novidades para o ano de 2021.

Único piloto a unificar o título de duas classes da competição (campeão da Challenge em 2017 e da Carrera Cup 4.0 em 2019), Marçal estará competindo como piloto da Equivoco Racing nesta temporada, patrocinada pela Equivoco Jeans (empresa do Grupo Lorsa), e levará a marca no capô do seu Porsche #544.

"Damos as boas-vindas ao Marçal, um piloto excepcional e uma grande pessoa. Que ele consiga com a Equivoco o suporte necessário para conquistar mais um título", comentou Paulo Totaro, líder da Equivoco Racing.


Marçal cita bom retrospecto no Velo Città como fator positivo

"Estou muito feliz em me juntar a essa iniciativa da Equivoco de montar um time de pilotos, e muito orgulhoso em estampar o logo da empresa no meu capô. Espero poder conseguir resultados à altura e levar a marca ao topo do pódio na Carrera Cup", disse Marçal Müller, sobre o novo patrocinador.

Quanto à primeira etapa, Marçal começa a temporada confiante, citando o bom retrospecto no Velo Città, no interior de SP: "Gosto muito do circuito do Velo Città, costumo ter bons resultados lá. Estou focado em fazer as provas com foco no campeonato desde o início, buscando somar bons pontos. Ano passado não tive sorte na primeira etapa, tive um furo de pneu, mas este ano estamos otimistas para começar com o pé direito", disse.


Band, o canal da velocidade, transmitirá também a Porsche Cup

Outra novidade é a transmissão em TV aberta das provas da porsche Cup pela Band (assim como F1, Stock Car, Copa Truck), que aumentará a visibilidade da já consagrada categoria. Devido a isto as provas, que eram realizadas todas no sábado, serão divididas entre sábado e domingo. No sábado a transmissão começa às 12h45, e no domingo às 11h45. Além da TV aberta, a transmissão via YouTube da Porsche Cup continua (que também transmite o treino classificatório, sábado às 9h15).

Marçal Müller tem o patrocínio de Patrus Transportes, Equivoco, Grafotec, Inox Piratini, Intensidade Máxima Mega Store e Dacar Motorsport.

Texto: Niltão Amaral/Blog do Passatão
Fotos: Luca Bassani/Porsche Cup/Divulgação

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Niltão Amaral mostra como foi a 1° Corrida das Estrelas no Piquet Kart POA


Teve toque, rodada... Assista, acima, à matéria sobre a 1ª Corrida das Estrelas com Niltão Amaral

A noite da última segunda-feira foi de corrida com jornalistas e pilotos! O Piquet Kart POA, em conjunto com a KMKZY Sports, promoveu a 1ª Corrida das Estrelas, no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre.

E eu mostro, de dentro da pista, como foi o evento. Topei o convite recebido do Kim Krug, no sábado, para correr. Porém, apesar de eu ser piloto (não de kart, no qual não sou lá muuuito bota), entrei na bateria dos jornalistas, em função do blog e devido ao time de pilotos já estar fechado. Ainda bem, pois meu ritmo estava mais parelho do que estaria na bateria dos pilotos.

O lugar tem uma decoração fantástica, com uma réplica da Williams de Nelson Piquet, capacetes de Nelsinho Piquet e de outros pilotos de F1, além de macacões e troféus. Os karts são todos Metalmoro, muito bons de guiar, e a pista tem um grip fantástico!


Resultado da bateria de jornalistas


Resultado da bateria de pilotos

Classifiquei em 2º para o grid, e no final das contas acabei em 5º na minha bateria, dos jornalistas (cada jornalista fazia dupla com um piloto, a minha foi o Rafael Alves). A pole entre os pilotos foi de Christian Castro, e quem venceu a bateria foi o kartista Felipe Leite. Na minha bateria tomei toque, acabei tocando, rodei e fiz uma corrida de recuperação, não faltaram emoções.

Na soma de pontos das baterias a dupla vencedora foi Gutiéri Sanchez (Rádio Guaíba) e Juliano Moro.

Muito obrigado ao Kim Krug, ao KMKZY e ao Piquet Kart POA. Vocês aí, que estão lendo, são obrigados a conhecer ao vivo, lá no 7º andar do estacionamento do Shopping Iguatemi, é imperdível.

Assista à matéria lá no topo, conheça o lugar e veja como foi o evento!

domingo, 23 de maio de 2021

Copa Truck: estreia de Maicon Roncen foi de aprendizado

 
Apesar de contratempos, Roncen considera importante a experiência

Uma estreia que serviu para adquirir quilometragem e experiência no mundo dos caminhões de corrida. Assim pode ser resumida a participação do gaúcho Maicon Roncen (atleta ADESCA - Associação Desportiva Caxiense) na etapa de abertura da temporada 2021 da Copa Truck.

Um duplo desafio se apresentava para Roncen: correr numa categoria inédita, com um tipo de veículo diferente (um bruto de quatro toneladas e potências que passam de 1000cv) dos carros de turismo aos quais está acostumado, e ainda numa pista inédita, o Autódromo Internacional de Goiânia, bastante técnico. Além disso, havia realizado apenas um treino pré-prova no Autódromo Internacional de Tarumã.

Alguns problemas mecânicos impediram que o piloto desse muitas voltas, tendo realizado algumas voltas nos treinos de quinta e sexta, não tendo participado do treino classificatório. No domingo, após a largada, Roncen detectou a queda de pressão de óleo do motor do caminhão, e para evitar um prejuízo maior, recolheu aos boxes, abandonando ainda na primeira volta.

Apesar dos contratempos, Roncen considera boa a experiência: "Foi válida a experiência, consegui dar mais algumas voltas a bordo do Truck, pois até então havia feito somente um treino em Tarumã, então consegui pegar um pouco mais a "mão" da guiada, e além disso tive a oportunidade de andar em uma pista inédita na minha carreira. Problemas fazem parte, não era o nosso fim de semana, e agradeço à Boessio Competições pelo empenho para solucionar os problemas e sempre tentar colocar o caminhão de volta à pista", disse o piloto.

Maicon Roncen contou com o apoio de Suspentech, Trans Joi, Grupo Troca e Trans Roncen.

Fotos: Rafael Gagliano e Duda Bairros/Copa Truck/Divulgação

Copa HB20: fim de semana problemático para Sena Jr e Fernando Jr

 
Largada da corrida 1 da HB20 (Foto: Rodrigo Ruiz/RR Media)

O fim de semana foi complicado para Luiz Sena Jr e Fernando Jr (pilotos ADESCA - Associação Desportiva Caxiense) na segunda etapa da Copa Shell HB20, disputada em Goiânia.

Sena Jr. teve problemas de rendimento no carro, trocou motor e câmbio, o que lhe rendeu um lastro de peso extra, com mais peso ainda pela colocação obtida na corrida anterior, largando com um total de 80kg a mais na corrida 1. Assim, não conseguiu obter rendimento para crescer na corrida, finalizando em 11º na categoria PRO. Já Fernando Jr., apesar de uma saída de pista após um travamento de freio, travou bons pegas com Gustavo Magnabosco e Rafael Reis, finalizando na 7ª colocação da categoria PRO.

Na corrida 2 os problemas de rendimento persistiram no HB20 #97 de Sena Jr., conseguindo finalizar apenas na 10ª colocação, enquanto Fernando Jr. chegou a estar em 5º, porém teve que frear forte para evitar um acidente causado por um toque que ocorreu à sua frente em plena reta dos boxes e perdeu posições, conseguindo, ainda, algumas ultrapassagens e finalizando em 6º.

"Foi um final de semana muito ruim, diversos problemas no carro, apesar da organização da categoria ter tentado resolver, não obtivemos a equalização do equipamento prometida pela categoria, então ficamos sem condições de disputar posições, completamos para pontuar e poder descartar a pontuação oportunamente", disse Sena Jr.

"Não foi exatamente como esperávamos, embora tenha classificado bem, a apenas um décimo da pole, conseguido andar próximo dos cinco primeiros, alguns pequenos problemas e contratempos impediram de chegar numa posição melhor", declarou Fernando Jr.

Após os resultados, Sena Jr. ocupa a 8ª posição no campeonato, com 30 pontos, e Fernando Jr. é o 10º, com 26.

A próxima etapa da Copa Shell HB20 será no dias 26 e 27 de junho, no Autódromo de Interlagos (SP).

ADESCA (Associação Desportiva Caxiense) conta com os patrocínios de MATVSUL, Xuk Bebidas, Makena, Proline e ProD são empresas parceiras da iniciativa.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

TVE Esportes de 15/05 mostrou a abertura do Gaúcho de Velocidade

TVE Esportes de 15/05/2021 mostrou matéria pós-prova da primeira etapa do Gaúcho de Velocidade. Clique acima para assistir!

Agradecendo à TVE pelo espaço, assim como a Band. É muito bom ver o automobilismo gaúcho de volta à TV aberta!

Copa HB20: Sena Jr. e Fernando Jr. buscam escalar a tabela em Goiânia

 

Melhorar a posição no campeonato e chegar entre os líderes. Estes são, respectivamente, os objetivos dos pilotos gaúchos Fernando Jr. e Luiz Sena Jr. (atletas da ADESCA - Associação Desportiva Caxiense) na segunda etapa da Copa Shell HB20 neste fim semana, no Autódromo Internacional de Goiânia.

O caxiense Sena Jr. vem de um bom fim de semana de início do campeonato, no qual chegou em oitavo e quinto (primeiro pódio da temporada), e ocupa a sexta colocação no campeonato, com 11 pontos. Chegar entre os primeiros colocados nas duas corridas será importante para figurar entre os líderes do campeonato e ficar bem encaminhado na temporada. O bom desempenho no traçado goianiense é apontado como um fator favorável:

"A expectativa para esta etapa é muito boa, sempre obtive ótimos resultados na pista de Goiânia na HB20 e também em outras categorias que já corri. O foco neste fim de semana é vencer as corridas para tentar me aproximar dos líderes do campeonato, que abriram uma boa vantagem na primeira etapa. Estamos focados e vamos trabalhar juntos para melhorar nossas colocações no campeonato, que é objetivo principal do ano.", disse Sena Jr.

Já o santacruzense Fernando Jr. acredita que desta vez a sorte estará em sua companhia. Na primeira etapa um problema no carro fez com que tivesse largado dos boxes, o que impediu um bom resultado na primeira corrida. Já na segunda, fez várias ultrapassagens e marcou seus primeiros pontos, ocupando a nona colocação do campeonato. Para ajudar no bom desempenho, o piloto vem apostando em exercícios físicos e na participação em outras categorias, como o Brasileiro de Turismo 1.4 em Guaporé, duas semanas atrás.

"A expectativa é boa, venho investindo no preparo físico e corri em outras categorias para manter o ritmo. Acho que o que tinha para acontecer de ruim (largar dos boxes) já aconteceu, acredito que nesta etapa a sorte estará ao meu lado, então vamos com tudo para marcar o maior número de pontos possível e quem sabe conquistar a vitória, pois é uma pista onde tenho conquistas da época em que corria no Mercedes Challenge", disse Fernando Jr.

A programação oficial começa na sexta, com treinos livres. No sábado acontecerá o classificatório (às 12h40) e a corrida 1, às 15h30. No domingo acontecerá a corrida 2, às 11h30. A transmissão ao vivo será pelo canal Acelerados do YouTube, e no domingo a corrida passará, também, no canal por assinatura Band Sports, começando com VT da corrida 1.

ADESCA (Associação Desportiva Caxiense) conta com os patrocínios de MATVSUL, Xuk Bebidas, Makena, Proline, ProD são empresas parceiras da iniciativa.

Texto: Niltao Amaral/LF Assessoria

quarta-feira, 19 de maio de 2021

"Agora o bicho vai pegar", disse Perna antes da largada da Turismo 1.4 Brasil

"Vai começar. Agora o bicho vai pegar!", disse a lendas dos microfones do automobilismo gaúcho, Ademir Perna Moreira, antes da largada da Turismo 1.4 Brasil em Guaporé.

E o bicho pegou mesmo! Veja este sensacional clipe da galera do Curva do S mostrando as peleias de 40 carros! Não esquece de colocar em tela cheia ou enviar para a smart TV para curtir as belíssimas imagens de Guaporé!

Copa Truck: Maicon Roncen estreia em Goiânia e realiza sonho de correr de caminhão

Roncen, que fez um treino no Truck da Boessio Competições, vai estrear em Goiânia

Muito mais do que uma simples estreia na categoria dos brutos do automobilismo brasileiro: a participação do piloto gaúcho Maicon Roncen (atleta da ADESCA - Associação Desportiva Caxiense) no próximo fim de semana na Copa Truck, em Goiânia, será a realização de um sonho.

O piloto caxiense tem uma forte ligação com os caminhões: sua família é do ramo de transportes, e seu pai dirigiu caminhão por muitos anos, bem como o próprio Maicon, que, devido a isso, sempre teve o sonho de ser piloto na Truck.

Iniciou sua carreira, porém, nos carros de Turismo, competindo em campeonatos de Marcas e Pilotos e Gaúcho de Super Turismo (na qual acumula títulos em parceria com Luiz Sena Jr.), com passagem pelo Brasileiro de Copa HB20. Para esta temporada, além de competir no Gaúcho de Super Turismo, categoria na qual obteve pódio na primeira etapa, surgiu a oportunidade de assumir a boleia do caminhão Volvo da equipe Boessio Competições, normalmente guiado por Regis Boessio, que participará desta etapa como coach de Roncen, que estampará o número #85 no caminhão laranja e branco, ao invés do tradicional #83.

Roncen tem ligações com caminhões desde a infância

"Tenho uma relação muito forte com o caminhões desde criança, me criei no meio deles, meu pai foi caminhoneiro e até hoje vive deles, então sempre tive o sonho de fazer uma corrida de caminhões. Surgiu a oportunidade de fazer esta etapa no caminhão da Boessio Competições, e estou muito feliz por isso", disse Roncen.

Sobre a expectativa para o fim de semana, o piloto, que teve a oportunidade de realizar apenas um treino no caminhão, no Autódromo de Tarumã, é realista: "Será minha estreia tanto nos caminhões quanto na pista de Goiânia, então o objetivo é ter um fim de semana sem problemas, chegando na melhor colocação possível tento em vista este panorama.", completou.

Para a continuidade no restante do campeonato, Roncen está elaborando projeto de captação para obter o apoio de empresas que poderiam viabilizar a participação completa na temporada.

A programação começará na quinta, com treinos coletivos. Na sexta serão realizados treinos livres, e no sábado mais treinos livres e o classificatório, a partir das 11h30. A corrida terá início no domingo às 14h, com 25 minutos de duração, seguida da inversão das primeiras posições com os caminhões sob regime de safety car logo após a bandeirada, e nova largada para mais 20 minutos, valendo como a segunda corrida.

A corrida terá transmissão em TV aberta pela Band, pela internet via YouTube e Facebook da Copa Truck e pelo canal por assinatura SporTV2.

Maicon Roncen correrá com o apoio de Suspentech, Trans Joi, Grupo Troca e Trans Roncen.

Texto: Niltão Amaral
Foto Truck: Cesar Luz
Foto Roncen: Divulgação

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Acidente na Stock Car em Interlagos - a "decolada" de Gaetano di Mauro


Clique para ver o "vôo" de di Mauro

Um acidente cuja plástica impressionou aconteceu ontem na 2ª etapa da Stock Car Pro Seríes 2021 em Interlagos.

Gaetano di Mauro, com push acionado, tentou ultrapassar Daniel Serra e Guilherme Salas na subida de reta no fechamento da penúltima volta, mas faltou espaço e o carro literalmente DECOLOU e acabou batendo forte no muro. O piloto está bem, e o resgate foi rápido.

Trecho da transmissão da Stock Car no YouTube, com narração do brother Osires Nadal.

As corridas foram vencidas respectivamente por Gabriel Casagrande e o português Antonio Felix da Costa (que substituiu Ricardo Maurício, que teve COVID).

Gauchada fez bonito em Interlagos na Turismo Nacional, Stock Pro Series e Light!

 
"Te comporta, Ribeiro!", diria o Gaúcho da Fruteira (Reprodução/TNBR)

E a pilotada gaúcha foi protagonista na rodada do automobilismo brasileiro realizada no último fim de semana, em Interlagos, com a abertura da Turismo Nacional 2021 e a 2ª etapa da Stock Car Pro Series e Light.

Na Turismo Nacional, que passou a integrar o evento, e tem como grande novidade para este ano a adoção de rodas aro 15" com pneus semislick Sailun, nosso bota Luiz Carlos Ribeiro fez excelente fim de semana com seu Toyota Etios #44, vencendo as corridas 1 e 3 e chegando em terceiro na corrida 2, saindo de Interlagos na liderança do campeonato na classe Super. Fabiano Cardoso também fez boas corridas e anotou dois segundos lugares com o Onix #461. Claitão Salcedo também fez boas corridas na Classe A com seu Ford Ka #14, finalizando uma das corridas em 3º.

Leist (Novo Hamburgo), Robe (Pelotas) e Kohl (Santa Cruz) fecharam pódio na Light
Foto: Divulgação


Entrevista com Gabriel Robe após vitória

Na Stock Light teve trinca gaúcha no pódio na corrida 2! Gabriel Robe venceu e interrompeu um jejum que durava desde 2018. Em segundo, em dobradinha da equipe Motortech, chegou Arthur Leist (que também havia anotado a pole), e completando a trinca gaúcha tivemos o santacruzense Lucas Kohl. Gabriel e Lucas, aliás, são crias do Campeonato Gaúcho de Fórmula Júnior, que revelou muitos talentos para o Brasil e o Mundo. Robe é vice-líder do campeonato, 15 pontos atrás de Felipe Baptista, Leist é terceiro e Kohl é sexto.

A impressionante decolada de Gaetano (Reprodução/YouTube)

Já na Stock Car Pro Series a prova foi marcada por um forte acidente na última volta perto da entrada dos boxes, quando Gaetano Di Mauro veio de push acionado e tentou passar Daniel Serra e Guilherme Salas pelo meio dos dois carros, mas faltou espaço e o carro literalmente decolou e acabou se chocando com o muro, mas o piloto ficou bem. O gaúcho Cesar Ramos chegou em 3º na corrida 1 e é o 4º colocado no campeonato, apenas um ponto atrás de Átila Abreu.

domingo, 16 de maio de 2021

Band Motores mostra o Audi RS3 da Super Turismo e a abertura do Gaúcho de Velocidade


Clique acima, coloque em tela cheia ou mande para sua smart tv

Olá, campeões! O Band Motores desta semana mostrou o Audi RS 3 LMS da Super Turismo junto aos lançamentos Audi Q3 e etron, e contou como foi a etapa de abertura do Gaúcho de Velocidade em Guaporé, com Super Turismo, Copa Classic e Turismo 1.4.

Programa exibido na Band RS dia 15/05/2021, apresentação Cezar Bresolin.

Se tu ainda não é inscrito no YouTube do Blog do Passatão, da essa força! Te inscreve e clica no tal "sininho" pra não perder os vídeos novos.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Onboard Passat Flecha num pega com o Gol #19 na Classic em Guaporé


Clique acima, coloque em tela cheia ou mande para a smart tv!

Câmera onboard no Passat Flecha #3, com Niltão Amaral, na primeira bateria mostra um pega com o Gol #19, com Juliano Taschetto, etapa de abertura da Copa Classic 2021, dia 09 de maio no Autódromo Internacional de Guaporé.

Te afivela aí e vamo acelerá!

quarta-feira, 12 de maio de 2021

TVE Esportes entrevista Niltão Amaral sobre a abertura do Gaúcho de Velocidade 2021


Matéria do último sábado falou sobre a abertura das carreras

TVE Esportes do dia 08/05/2021 entrevistou Niltão Amaral sobre a abertura do Campeonato Gaúcho de Velocidade em Guaporé.

O programa vai ao ar aos sábados ao meio-dia, com apresentação de Cleber Grabauska. Assista à matéria clicando na janela de vídeo no topo da postagem.

Em nome do automobilismo gaúcho, agradeço à TVE RS pelo espaço!

terça-feira, 11 de maio de 2021

Blog do Passatão no Ar desta quarta repercute a abertura do Gaúcho de Velocidade


O Blog do Passatão no Ar desta quarta (12/05) repercute a abertura do Gaúcho de Velocidade, com sensacionais provas que movimentaram os apaixonados pelas carreras pelo RS e Brasil afora: Super Turismo, Copa Classic e Turismo 1.4 RS/BR.

O programa será transmitido ao vivo a partir das 19h15, diretamente da Plus Veículos, em Porto Alegre, e tu poderás assistir pelo facebook.com/blogdopassatao. Curta a página e marque "ver primeiro" para não perder nada.

Após "gincana", Passat Flecha com Niltão/Baggio é 2º geral na Copa Classic

Fim da gincana, um P2 geral que, dadas as dificuldades, valeu como P1 pra equipe

Um relato da participação do Passat Flecha com Niltão Amaral/Anderson "Cabelo" Baggio na etapa de abertura da Copa Classic 2021, em Guaporé: foi uma verdadeira "gincana" (apelido que se dá para quando se tem várias tarefas na sequência num fim de semana de corrida), mas o resultado foi muito bom.

Na sexta-feira o "Cabelo" veio de Passo Fundo e buscou o carro na Brazauto. No sábado, primeiro treino, o carro já virou bem, 1:27.3, fomos P1 geral, mas a alavanca de câmbio quebrou "na soca" (engatei uma marcha puxando o varão do câmbio e acessei o portão de resgate da curva do túnel e voltei pros boxes pela estrada interna, evitando uma interrupção do treino. Conseguimos a peça com o Ivo Vian, da Vian Autopeças, que nos atendeu depois do horário e quebrou um galhão.

Depois o Cabelo andou no segundo treino e novamente o Flecha foi P1 geral, com 1:26.7, mas veio mais um B.O.zinho: o câmbio titular começou a "cuspir" a terceira marcha. Troca de câmbio durante o fim do dia, com um câmbio reserva que tinha relações muito longas, deixava o carro muito xoxo na maioria das curvas, principalmente na saída do túnel.

Tomada classificatória, já com "pênalti" devido ao cambio longo, fomos P7 geral e 4º na classe C.

Quando saio de box pra alinha para a primeira bateria da primeira corrida, o pedal da embreagem "foi na lata"! Voltei o mais rápido possível para os boxes e rapidamente o Cabelo arrumou o cabo da embreagem, que havia escapado, consegui sair de box instantes antes do fechamento. Na corrida, ultrapassei o Voyage #7 do Paulo Weber e travei um longo duelo com o Gol #19 que era pilotado pelo Juliano Taschetto, que acabou abandonando devido a um furo no radiador de óleo. Acabei em 4º a primeira bateria e 3º na C. Na segunda bateria, fiz freada da curva 1 bem por dentro pra escapar de frear em cima do rastro de óleo do Fiat #40 na curva 1, que havia quebrado. Nesta altura eu era segundo, e após o safety car foi cruzar a bandeirada em 2º lugar geral, próximo do que seria minha primeira vitória geral na carreira.

Na segunda corrida, foi a vez do Anderson "Cabelo" assumir a boléia. Não teve como segurar o "Opalon" do Valentini, que veio forte e ganhou a corrida. Nas últimas voltas, detectou a oscilação da pressão de óleo e acabou tirando o pé, finalizou em 4º geral e 3º na classe C.

Na soma das baterias, ficamos em 2º geral, atrás do Voyage do Fábio Menegaro, que fez um excelente fim de semana de corridas (venceu a cat. TR da Super Turismo também).

Estivemos sempre entre os ponteiros, agora é arrumar os B.O.zinhos e seguir o baile.

Que venha a próxima etapa, que deve ser em Tarumã, espero que sem gincana! :D

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Carros com pneus de rua dominam abertura da Copa Classic. Veja resultados.

 
Classe C dominou o resultado final geral em Guaporé

A etapa de abertura da temporada do Campeonato Gaúcho de Copa Classic foi dominada pelos carros da classe C (equipados com pneus de rua, ao invés dos "slick" de competição), que ficaram com as três primeiras colocações gerais no resultado final da etapa (soma das 4 baterias do dia, divididas em duas partes): o Voyage #717 de Fábio Menegaro, o Passat Flecha #3 de Niltão Amaral/Anderson Baggio e o Voyage #7 de Paulo Weber, apesar de o Opala #111 de Zé Valentini/Dudu Valmorbida ter vencido as duas últimas baterias do dia. Alguns carros da FL tiveram problemas mecânicos, o que possibilitou o ocorrido, embora o ritmo de prova dos classe C estejam bem mais próximo dos FL.

Na cat. FL, vitória de Vinetou Zambon (Voyage #9), e na B, com o Gol #45 de Rogério Assunção e o estreante (e aniversariante do dia), Cássio Carrard.

Abaixo, os resultados completos:


Resultado final geral


Resultado final por categoria

Treino Classificatório


Prova 1, 1ª bateria


Prova 1, 2ª bateria

Prova 2, 1ª bateria


Prova 2, 2ª bateria

Foto: Cesar Luz

Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4: Show da juventude

Gurizada, como os gaúchos dizem, dominou as quatro corridas disputadas

Guaporé, 09 de abril – Em um domingo inesquecível para qualquer fã do automobilismo de base nacional, o brilho foi dos jovens no autódromo de Guaporé. Guto Rotta de apenas 18 anos com um Chevrolet Celta venceu as quatro provas na Classe A, sendo três delas no geral e saiu como vencedor absoluto da etapa inaugural do Turismo 1.4 BR 2021. A segunda surpresa foi a dupla João Cardoso Neto e Arthur Gama que venceram as quatro provas da Classe B e a última prova no geral à frente de Guto Rotta.


Guto Rotta venceu a etapa

Foram 40 carros no grid da primeira etapa, sendo 22 carros na Classe A e 18 na B. As quatro provas transcorreram sem nenhum incidente mais grave que demandasse intervenções mais longas de safety car.


Arthur Gama/João Cardoso Neto também foram jovens destaques

Com a presença de pilotos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a iniciativa foi considerada acima das expectativas por Urbano da Silva, coordenador da categoria e diretor de velocidade da Federação Gaúcha de Automobilismo – “- Começamos com o pé direito, ter os 40 carros inscritos e largando aqui em Guaporé confirma que o nosso trabalho e empenho de toda a nossa equipe que vai além da Federação Gaúcha de Automobilismo foi realizado de forma correta. É possível fazer automobilismo de base que alie competitividade e baixo custo”.

As atenções agora se voltam para a segunda etapa do Brasileiro de Turismo 1.4 com data e praça a ser divulgada em breve. Abaixo os 10 primeiros classificados após a soma das 4 provas disputadas:

Pos. no. Pilotos. Carro. Classe.
1 29 Guto Rotta Celta A
2 819 Ike Ramos Corsa A
3 97 Luiz Sena Jr./ Luiz Clemente Moroni Corsa A
4 10 João Cardoso Neto/ Arthur Gama Corsa B
5 06 Fernando Jr. Corsa A
6 20 Roger Sandoval Celta A
7 00 Fabiano Cardoso/ Bibiano Waczylest Mobi A
8 1 Alex Citron Ka B
9 44 Dado Buneder/ Xande Buneder Etios A
10 Felipe Rabelo Onix B

Texto: Erlon Radl
Fotos: Dudu Leal

sábado, 8 de maio de 2021

Audi RS3 #141 vence as 2 Horas de Guaporé, após punição do Spyder #2

 
Audi RS3 #141 faturou a abertura da Super Turismo 2021 (Foto: Grégori Dai Prá)

Numa prova com bom grid (mais de 30 carros), marcada por um número considerável de intervenções de safety car, mas que também teve muitas disputas, a etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Super Turismo teve a vitória decidida após a bandeirada.

Largando da pole, com o tempo de 1:13.581, Leovaldo Petry segurou a ponta com o Maverick #302 até ter problemas eletrônicos, quando o Sonic #17 de André Senger/Beto Giacomello assumiu a ponta, trazendo consigo o Audi RS3 LMS #141 de Júnior Victorette/Arthur Caleffi e o Spyder #2 de Konrad/Toschi.


Largada (Foto: Niltão Amaral)

Com a bandeira verde após um safety car, faltando 25 minutos para o fim da prova, o ritmo foi praticamente de prova de bateria. O Sonic #17 passou a sofrer a forte pressão do Spyder #2, que teve também por perto o Audi #141, que por sua vez era atacado pela Maserati #71 de Tecchio/Puhl/Daudt.

Faltando poucos minutos para o final, o Spyder #2 mergulhou por dentro na Curva do Túnel e acabou havendo o toque com o Sonic #17, que acabou rodando e perdendo tempo até retornar, caindo pra 7º. Assim, o Spyder #2 cruzou a linha de chegada na frente, porém a direção de prova puniu com acréscimo de 20 segundos no tempo de prova, dando a vitória ao Audi #141.

"Considero Guaporé a minha "casa" entre as pistas aqui do RS, então estou muito feliz de ter obtido minha primeira vitória geral  na Super Turismo justamente aqui", comentou Júnior Victorette, de Pirassununga (SP). Já o gaúcho Arthur Caleffi, parceiro de Victorette, declarou: "Primeiramente, estou feliz com a volta das "carreras" no Rio Grande do Sul, tão importante para os fãs e para quem vive delas. Foi uma bela prova, uma vitória construtiva, o Audi cresceu bastante durante as duas horas, mas ainda temos algumas coisas para desenvolver. Foi também uma oportunidade de participar em dois carros e equipes de ponta (o Audi da IMPA Motors/WCR Team e a Mercedes da FTR, com o Poeta e Toso), uma experiência diferente e muito legal".

Resultado final

Na classe GT, a vitória ficou com Audi RS3 #141 de Júnior Victorette/Arthur Caleffi. Na TS, Tiel Andrade/Franco Pasquale; na T1, o Fiesta #63 de Edi/Érico Postal; na T2, o Gol #53 de Márcio/Thiago Martins; na TR, o Voyage #717 de Menegaro/Ogino; na TL, o Celta #8 de Lodi/Dallagnol, e na Protótipos, o Spyder #2 de Konrad/Toschi.

Para ver o resultado por categorias, clique aqui.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Leovaldo Petry é pole com o Maverick V8 na Super Turismo

Automobilismo Gaúcho: chimarrão, Maverick e pole!

Maverick, chimarrão e pole! A foto representa um pouco da essência "raiz" e da diversidade do Campeonato Gaúcho de Super Turismo.


Grid das 2h de Guaporé

Leovaldo Petry estabelece a pole position para a etapa de abertura da Super Turismo  com o Maverick #302, com 1:13.581. Na TS a pole ficou com o Linea #123 de Alberto Jr/Celso Schuler; na T1 com o Peugeot AP #333 de Rui/Rafa Schulz/Modesti; na T2, o Gol #53 de Marcio/Thiago Martins; na TR, o Voyage #717 de Menegaro/Ogino e na TL, o Onix #4 de Weck/Hoerlle/Horbach.

Amanhã a prova de 2h de duração tem largada às 14h30 e  transmissão pelo youtube.com/curvados, YouTube High Speed TV e pelo Facebook da Super Turismo.

Serviço: horários, transmissão e cronometragem da abertura do Gaúcho de Velocidade

 

Como sempre, o Blog do Passatão resume o que tu precisas saber para assistir e ficar por dentro da abertura do Gaúcho de Velocidade em Guaporé, neste fim de semana (8 e 9 de maio), com Super Turismo, Copa Classic e Turismo 1.4 RS/BR.

1) Transmissão ao vivo das provas (clique para abrir):

2) Horários:
Sábado:
8:10 - Classificatório (transmissão pelo Facebook da ST)
14:30 - Super Turismo (2h de prova)

Domingo:
9:10 - Classificatório Turismo 1.4
9:55 - Classificatório Classic
Provas Classic: 11:30 e 15:00
Provas Turismo 1.4: 10:25, 12:10, 13:50, 15:35

3) Cronometragem: Fastcrono
- Live timing
- Resultados

4) Cobertura Blog do Passatão:

Turismo 1.4 RS e BR: Guaporé é o início de uma nova história

 
Depois de um balão de ensaio em etapa única, 2021 traz um verdadeiro campeonato

Em 2015 surgia no Rio Grade do Sul o Turismo 1.4, categoria de base voltada ao baixo custo e alta competitividade. O sucesso da fórmula nos primeiros cinco anos de história fez com que o modelo se espalhasse pelo Brasil, sendo adotado em regionais de Minas Gerais e Goiânia. A transição do Turismo 1.4 de um campeonato regional de três estados para um campeonato brasileiro era o processo natural de amadurecimento da categoria. O modelo que utiliza peças padronizadas já é comum não apenas no exterior, mas no país é o modelo adotado pela Stock Car e visa maior competitividade e menor custo operacional.

O primeiro passo foi o “tira-teima” que aconteceu na Copa Brasil de Turismo em Tarumã em no final de novembro de 2020. No primeiro confronto que reuniu 34 carros no grid, o mineiro Wilton Pena sagrou-se campeão da classe A, enquanto que na classe B, o gaúcho Jonas Simon foi imbatível. Na classe Master, vitória do também gaúcho Davi Oliveira.

“- A nossa idéia sempre foi realizar o certame em 4 etapas, mas a realidade imposta pela pandemia nos obrigou a fazer adaptações e realizar em 2020 uma etapa única. Agora, em 2021 teremos nossas 4 etapas, que colocarão frente a frente gaúchos, mineiros e goianos, além de pilotos de outros estados, como Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo.” – observou Urbano da Silva, diretor de velocidade da Federação Gaúcha de Automobilismo.

O grande desafio do automobilismo regional brasileiro acontece no próximo final de semana entre os dias 7 e 9 de maio no autódromo de Guaporé na serra gaúcha com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Atendendo os protocolos de afastamento social, o evento ocorre sem presença de público. A transmissão das corridas será ao vivo no domingo, a partir das 10:30 no @Turismo1.4RS no Facebook ou @@curvadoesse no You Tube com apoio de ABRO Lubrificantes, Digal Pneus, Dunlop, Salva Craft Beer, Viemar Automotive, Plus Veículos, Inflow Filter, Ghola Camisas, Citron Auto Peças, Auto Avaliar, Hardware Car, Colau Química e Sueca Rolamentos.

Texto: Erlon Radl
Fotos: Dudu Leal

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Super Turismo RS abre temporada em Guaporé com mais de 30 carros

 
Grid diversificado é marca da categoria

A categoria com o grid mais democrático do Rio Grande do Sul terá o início da sua quinta temporada neste fim de semana: o Campeonato Gaúcho de Super Turismo fará sua primeira etapa no próximo sábado (08), no Autódromo Internacional de Guaporé.

E a temporada já começa com uma boa previsão de grid: mais de 30 carros são esperados para a prova de duas hora de duração, e com novidades no grid, como o Audi RS 3 LMS de Júnior Victorette/Arthur Caleffi, modelo com motor 2.0 turbo de 350cv que disputa as competições TCR mundo afora. A equipe MC Tubarão estreará carro novo, um Aldee RTT com motor AP 2.0, que será guiado por Tiel Andrade/Franco Pasquale, reeditando a dupla que andou durante muito tempo no Endurance Brasil.

Já os protótipos com motor 8v aspirados que eram da categoria Protótipos RS passam a integrar definitivamente o grid, tendo categoria própria dentro do regulamento, juntamente às categorias já existentes: GT, TS, T1, T2 e TL. Outra categoria que passou a integrar o regulamento foi a TR (Turismo Radial), para carros equipados com pneus "de rua" e motores até 2100cc.

O coordenador da categoria, Telmo Jr., fala sobre a Super Turismo: "É uma categoria democrática, com um excelente custo/benefício, são admitidos todos os tipos de carros, desde aqueles com preparação mais light, com pneu de rua, até carros bem mais rápidos, então seja lá qual for o seu orçamento, existe uma categoria adequada. Assim também acontece com os pilotos, temos desde novatos até experientes, que já tinham parado ou estavam parando de correr e viram na Super Turismo uma boa oportunidade de continuar nas pistas", disse. 

Outra grande novidade é a transmissão ao vivo de todas as etapas da temporada pelo YouTube, o que foi viabilizado com a chegada da Yokohama, fabricante japonesa de pneus que passa a patrocinar a categoria. "Estamos felizes em estabelecer parceria com esta grande categoria. Além do apoio para a transmissão ao vivo, estamos formatando um programa de benefícios às equipes para a aquisição dos pneus da marca. Acreditamos que é uma parceria que tem tudo para dar certo e, inclusive, ser ampliada com o passar do tempo", disse Tiel Andrade, piloto e representante da MC Tubarão, revendedor Yokohama para o estado do Rio Grande do Sul.

Os treinos livres serão realizados na sexta. No sábado será realizado o treino classificatório, a partir das 8h10, e a largada da prova de duas horas de duração será dada às 14h30. Na mesma programação acontecerá o Gaúcho de Copa Classic e a Turismo 1.4 RS/BR.

O treino classificatório será transmitido pelo Facebook da categoria (facebook.com/superturismors), e a corrida também será transmitida pelo YouTube do Curva do S (youtube.com/curvadoS) e pela High Speed TV Brasil (youtube.com/highspeedtvbr). 

O Campeonato Gaúcho de Super Turismo tem o patrocínio de Yokohama, Abro Lubrificantes/LEUS Distribuidora, Pedro Pneus, Sueca Rolamentos, Plus Veículos, Ghola Camisas, Auto Racing Shocks/Toni Brasil Racing Parts e Cristal Seguros.

Texto: Niltão Amaral
Fotos: Grégori Dai Prá


Previsão de grid (informação de responsabilidade das equipes):

Cat. GT:
#17 - Sonic - Andre Senger/Beto Giacomello
#31 - Linea T-Jet - Juliano Salton/ Rafael Biancini
#71 - Maserati V8 - Telmo Tecchio/Jeferson Pull
#111 - Lamborghini 20v - Vilson  Jr/Paulo Rutzen/Neco
#118 - Aldee - Bidu/Nico Kreuz
#141 - Audi RS3 - Jr. Victorette/ Arthur Caleffi
#302 - Maverick V8 - Leovaldo Petry

Cat. TS:
#5 - Aldee RTT - Tiel Andrade/Franco Pasquale
#18 - Aldee RTT - Silvano Brock
#33 - Aldee - Roberto Lacombe
#77 - Opala 6 cil - Jorge Colau/Vinetou Zambon
#81 - Mercedes CLA 45 - Fernando Poeta/Arthur Caleffi
#123 - Linea T-Jet - Alberto Jr./Celso Schuler
#180 - Aldee - Luís/Renato Kreuz

Cat. T1:
#51 - Voyage - Telmo Jr/Cristina Rosito/Danilo Gaidarji
#63 - Fiesta - Edi/Erico Postal (T2)
#88 - Gol G4 - Alessandro Gandra/Pedro Ávila/Ricardo Terres
#333 - Peugeot - Rafa/Rui Schulz/Marcelo Modesti

Cat. T2:
#00 - Corsa - Marcelo Dieder
#53 - Gol G3 - Márcio/Thiago Martins
#99 - Voyage - Nelson/Thalisson Cardoso/Johnny Bravo
#415 - Voyage - Fabio Cabelera

Cat. TR:
#69 - Bianco AP - Fernando Brock
#96 - Fiesta AP - Leandro Grupe/Henrich Ott
#131 - Gol G4 - Rodrigo Bonora/Igor Taques
#197 - Gol G2 - Luiz Sena Jr/Maicon Roncen (TL)
#717 - Voyage - Fábio Menegaro/Togacy Ogino

Cat. TL:
#4 - Onix - Mauro Weck/Cristian Horbach/Alexandre Hoerlle
#100 - Celta - Silvio Lodi/Nico Dallagnol
#865 - Celta - Ike Ramos/Claudiomiro Pacheco

Protótipos:
#2 - Spyder - F. Toschi/F. Mello/W. Konrad
#14 - Spyder - Igor Eberle

terça-feira, 4 de maio de 2021

Com novidades, Copa Classic inicia temporada em Guaporé neste fim de semana

 
"Velhozes e furiosos" abrem temporada nos 3080m de Guaporé

Está na hora de começar mais uma temporada dos "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho! Após o cancelamento da primeira data do ano devido ao agravamento da pandemia, foi dada bandeira verde para a abertura da temporada do Campeonato Gaúcho de Copa Classic neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Guaporé.


As "peruas" e pickups estão liberadas a partir de 2021 na Classic

O grid previsto é de aproximadamente 16 carros, e terá estreias de pilotos de peso oriundos dos tempos antigos da Stock Car e Fórmula Truck, que voltarão às pistas: Zé Valentini, Campeão Gaúcho de Endurance em 1994 com Opala e piloto da Stock Car na época dos Omega de 1995 a 2000 correrá com um Opala, e Álvaro Broilo, que também corria no Gaúcho Opala e Endurance, e correu seis etapas de Fórmula Truck em 2003, correrá com uma Caravan.

Esta, aliás, é uma novidade do regulamento 2021: as "peruas" (ou station wagons) e as picapes leves (derivadas de automóveis) passaram a ser admitidas. Outra novidade é que o regulamento da classe C, destinado a carros com motores acima de 1700cc equipados com pneus "de rua" teve o limite máximo de 2100 cilindrada removido, portanto qualquer modelo com motor "grande" pode participar com pneus comuns, o que ajuda a diminuir o custo.

A duração das corridas é outra novidade: no lugar de duas corridas de 25 minutos cada, serão substituídas por duas partes de 14 minutos cada corrida, totalizando 28 minutos, com alinhamento no grid e largada imediata após a bandeirada entre as baterias.

A programação oficial inicia no sábado (8), com os treinos livres. No domingo (9) acontece o treino classificatório às 9h55, e as corridas acontecerão às 11h30 e 15h, com transmissão pelo YouTube do Curva do S (YouTube.com/curvadoS) e Facebook da categoria (facebook.com/copaclassic).

A Copa Classic tem o apoio de Abro Lubrificantes/Leus Distribuidora, Ghola Camisas, MetalTerra, Nininho Pneus, Grupo Vale, Colau Química e Viemar Automotive.

Abaixo, previsão de grid (informação das equipes):

Cat. FL:
#9 - Voyage - Vinetou Zambon
#40 - Fiat 147 - Thiago Schaedler
#77 - Opala 6cil. - Jorge Colau
#222 - Opala 6cil - Zé Valentini

Cat. C:
#3 - Passat Flecha #3 - Niltão Amaral/Anderson Baggio
#7 - Voyage - Paulo Weber
#19 - Gol - Juliano Taschetto/Darcy Reck
#31 - Caravan 4cil. - Álvaro Broilo
#54 - Passat Marlboro #54 - Augusto Carneiro
#151 - Chepala - Dudu Valmorbida/Julio Cezar
#717 - Voyage - Fábio Menegaro

Cat. B:
#23 - Uno - Luis Dolfini/Willian Bruinelli
#44 - Fusca - Gabriel Miranda
#45 - Gol - Rogério Pissetti/Cássio Carrard
#69 - Mini 1.4 - Fernando Brock
#80 - Uno - Togacy Ogino

Texto: Niltão Amaral
Fotos: César Luz

"Pilotos raiz" ex-Stock e Truck voltam às pistas na Copa Classic 2021

 
Zé Valentini na Stock Car

Quem respondeu "Zé Valentini" no desafio que publicamos aqui no Blog, sobre qual piloto ex-Stock Car iria anda na Copa Classic, acertou! Ele e Álvaro Broilo são dois pilotos que correram em importantes categorias nacionais, e voltarão a acelerar neste ano, junto aos "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho (slogan informal da Copa Classic).

Zé Valentini em 2020 (Foto: Jornal Novo Tempo)

O empresário e piloto, natural de Caxias mas radicado em Garibaldi (proprietário do Magazine que leva o nome da família), iniciou com seu irmão Wilson nos karts, passando para os Fuscas, depois Chevettes e Opalas, carro com o qual foi Campeão Gaúcho de Opala, e Gaúcho de Endurance em 1994.

Em 1995 realizou o sonho de andar numa competição nacional, chegando à Stock Car, que na época utilizava os Chevrolet Omega "de rua", com preparação para a pista, disputando com grandes nomes do automobilismo nacional. Ficou na categoria até o ano 2000, quando a categoria mudou para chassis tubulares e os custos tornaram inviável a participação. Participou, ainda da Pickup Racing na década de 2000.

Nesta temporada, após alguns anos afastado, Zé Valentini volta às pistas na Copa Classic, correndo com um Opala, modelo que lhe deu títulos nos anos 90.

Dos Opalas a preparador e piloto da Truck: Álvaro Broilo é piloto raiz!

Outro grande nome, também oriundo dos Opalas, que teve participação em categorias nacionais, mas pela Fórnula Truck, é Álvaro Broilo, de Farroupilha. Com passagens pelo Gaúcho de Opala e Endurance, entre outros, Broilo trabalhou como preparador dos "brutos", até que teve a oportunidade de assumir a boleia do Iveco #71 que preparava, durante seis etapas em 2003, substituindo o piloto titular. Somou seis pontos durante suas participações.


Broilo "metendo a mão na massa" no Truck Iveco


Pela diversidade de grid, trata-se do Gaúcho de Endurance, curva 1 de Taruma

Broilo no Gaúcho de Opalas, chegada do Laço em Taruma

Álvaro Broilo também escolheu a Copa Classic para retornar às pistas, e montou um carro pouco usual nas pistas: uma GM Caravan com motor 4 cilindros, que tomará parte na categoria C (motores acima de 1700cc equipados com pneus de rua). O regulamento da Classic liberou, pela primeira vez, a participação das "station wagons" e picapes leves em 2021.

Broilo e a Caravan, pronta para estrear na Classic!

Estas e outras atrações fazem com que a expectativa seja grande pelo início das "peleias" dos "velhozes e furiosos" da Copa Classic, neste fim de semana (09 de maio) em Guaporé! Categoria que tem lugar para pilotos que iniciam sua carreira até aqueles que querem voltar aos velhos - e bons - tempos.

Sejam bem-vindos, "botas"!