Depois de um balão de ensaio em etapa única, 2021 traz um verdadeiro campeonato
Em 2015 surgia no Rio Grade do Sul o Turismo 1.4, categoria de base voltada ao baixo custo e alta competitividade. O sucesso da fórmula nos primeiros cinco anos de história fez com que o modelo se espalhasse pelo Brasil, sendo adotado em regionais de Minas Gerais e Goiânia. A transição do Turismo 1.4 de um campeonato regional de três estados para um campeonato brasileiro era o processo natural de amadurecimento da categoria. O modelo que utiliza peças padronizadas já é comum não apenas no exterior, mas no país é o modelo adotado pela Stock Car e visa maior competitividade e menor custo operacional.
O primeiro passo foi o “tira-teima” que aconteceu na Copa Brasil de Turismo em Tarumã em no final de novembro de 2020. No primeiro confronto que reuniu 34 carros no grid, o mineiro Wilton Pena sagrou-se campeão da classe A, enquanto que na classe B, o gaúcho Jonas Simon foi imbatível. Na classe Master, vitória do também gaúcho Davi Oliveira.
“- A nossa idéia sempre foi realizar o certame em 4 etapas, mas a realidade imposta pela pandemia nos obrigou a fazer adaptações e realizar em 2020 uma etapa única. Agora, em 2021 teremos nossas 4 etapas, que colocarão frente a frente gaúchos, mineiros e goianos, além de pilotos de outros estados, como Santa Catarina, Pernambuco e São Paulo.” – observou Urbano da Silva, diretor de velocidade da Federação Gaúcha de Automobilismo.
O grande desafio do automobilismo regional brasileiro acontece no próximo final de semana entre os dias 7 e 9 de maio no autódromo de Guaporé na serra gaúcha com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Atendendo os protocolos de afastamento social, o evento ocorre sem presença de público. A transmissão das corridas será ao vivo no domingo, a partir das 10:30 no @Turismo1.4RS no Facebook ou @@curvadoesse no You Tube com apoio de ABRO Lubrificantes, Digal Pneus, Dunlop, Salva Craft Beer, Viemar Automotive, Plus Veículos, Inflow Filter, Ghola Camisas, Citron Auto Peças, Auto Avaliar, Hardware Car, Colau Química e Sueca Rolamentos.
Texto: Erlon Radl
Fotos: Dudu Leal
Nenhum comentário:
Postar um comentário