Te afivela e assista à chamada da grande prova em Guaporé!
Está chegando a hora! Veja a chamada para as 12 Horas de Guaporé, 12/03, prova que volta a ser realizada 30 anos depois, com a presença de carros do Endurance RS e Summer Race no grid, que já supera os 40 carros previstos.
Imagens da Inline Produtora, edição da Assessoria da Super Turismo RS.
Faltando três semanas para a abertura da temporada do Campeonato Gaúcho de Copa Classic, as expectativas são das melhores: grid recorde da categoria para Guaporé!
São esperados 30 carros alinhados no sábado à tarde, 12 de março, para a disputa da primeira etapa do campeonato, que será realizada como preliminar das 12 Horas de Guaporé, prova histórica que volta a ser realizada 30 anos depois. O maior registro de grid da Copa Classic em Guaporé é de 19 carros.
A categoria vem embalada de um excelente fim de temporada, com 40 inscritos em dezembro passado no Classic Challenge, com 35 carros efetivamente alinhados para a largada da 1a bateria das 12 Horas de Tarumã.
O público poderá acompanhar as disputas pegadas dos "velhozes e furiosos" tanto in loco, ingressos a R$ 20 (camping) ou R$ 50 (acesso aos boxes), ou pelo YouTube e Facebook, para quem não puder comparecer.
A Copa Classic tem o apoio de Abro Lubrificantes/Leus Distribuidora, Colau Química, Nininho Pneus, Digal Pneus/Dunlop, Metal Terra e Airfix.
E seguem os preparativos no Passat Flecha #3 lá nas bandas de Passo Fundo, tchê, aos cuidados do Anderson "Cabelo" Baggio.
Habemus pintura!
O capô, que tinha queimado um bocado
A chapeação estão "nos finalmente" (tanto os queimados do pequeno incêndio no Classic Challenge quanto os outros amassadinhos que estavam acumulados desde 2018), já foi a tinta e agora vai para a finalização.
Desmontagem do motor das temporadas 2018 a início de 2021 para retífica
Só aparecem três pistões nessa foto. Será q é motor de Up?
E o motor, que deu uma explodida épica, será substituído, vamos fazer uma versão um pouco mais mansa para esta prova o Summer Race, que larga junto com as 12 Horas de Guaporé, utilizando o bloco e virabrequim que esteve no carro desde 2018 até a primeira etapa de 2021.
E vamo lá, faltam 3 semanas (com o Carnaval no meio), correria pegando!
Sim, é ela mesma! A famosa Lamborghini com motor AP 20v Turbo fez mais uma troca inusitada de motores para continuar competitiva nas pistas: sai o motor AP 20v Turbo e entra um motor Ferrari/Maserati V8.
A breve história: uma Lamborghini Gallado LP520 ano 2008 que competia no Brasileiro de GT3 e Endurance gaúcho teve seus motores V10 quebrados. A solução inusitada adotada pela equipe Mottin Racing? Adaptar um motor VW/Audi 20v Turbo (da mesma família do APzão) para o carro não ficar parado.
Projeção do layout da Lambo para a temporada
O grande desafio era o casamento da eletrônica do motor com o câmbio, trabalho que a ECU da Pro Tune deu conta. O encaixe do motor no câmbio, por incrível que pareça, exigiu pouca adaptação, pois a Lamborghini pertence ao grupo VW, e quase todos os parafusos encaixavam perfeitamente. O Blog do Passatão fez matérias exclusivas sobre o carro, com grande repercussão.
Matéria mostrando o carro com motor AP
Onboard com o motor AP em Guaporé
Como não era mais competitiva no Endurance (mesmo com o motor V10) por ser um modelo antigo, o carro foi abrangido pelo regulamento do Gaúcho de Super Turismo em 2020, e começou correndo com um motor 1660cc 20v Turbo da Dacar Motorspot, que era de um carro de rally. O desempenho foi bom, mas faltava mais uma pimenta, então no meio da temporada em 2021 recebeu um motor semelhante, mas com 2 litros de cilindrada.
Veja o motor Ferrari funcionando na Lambo, com "Bujão" acertando a ECU Pro Tune
Para a temporada 2022, foi autorizado o uso de motores V8 nas Lamborghinis, com medidas de equilíbrio e, relação aos demais carros. Então a equipe Mottin instalou um motor F136 4.2 V8 a 90º desenvolvido pela Ferrari e Maserati, que equipou os carros do Maserati Trofeo (e as que ainda andam na Super Turismo atualmente), originalmente com quase 400cv.
O carro será utilizado por Vilson Jr/Paulo Rutzen/Flávio Viana durante a temporada da Super Turismo RS, e está confirmada nas 12 Horas de Guaporé, dia 12/03, e o Blog do Passatão mostrará em detalhes a atualização do projeto.
E vem mais novidade por aí: a equipe FTR está montando um motor Ford Coyote V8 na Lamborghini de Fernando Poeta, também para a disputa da Super Turismo gaúcha.
Automobilismo raiz é assim! Criatividade e carros na pista. A temporada 2022 primete!
Não, eu não escrevi errado: a Fórmula Truck mesmo, sob nova organização da GT Truck de Gilberto Hidalgo e já acertada com a CBA, está efetivamente de volta, com etapas em vários estados.
E a segunda etapa será em conjunto com a abertura do Gaúcho de Velocidade em Guaporé, no dia 10 de abril. Com uma pegada mais "raiz", mistura caminhões mais antigos e alguns novos, e novos pilotos, a primeira etapa será no dia 06 de março em Cascavel.
O calendário da categoria ainda prevê mais duas datas em solo gaúcho: 02 de outubro em Santa Cruz e 06 de novembro em Tarumã, e uma etapa em Rivera, autódromo "uruguaiúcho".
A temporada de velocidade gaúcha, que já começa movimentada com as 12 Horas de Guaporé, tem tudo para continuar num grande ritmo!
Quem escreverá esta página em branco, 30 anos depois?
As 12 Horas de Guaporé, prova que será reeditada daqui a menos de 30 dias, teve duas edições na sua história (1984 e 1992). Mas você sabe quem triunfou nelas?
Em 1984 a prova foi válida pelo Brasileiro de Marcas, e contou com a presença dos principais pilotos e equipes nacionais no grid. Após 9h02min de prova (que não chegou a 12 horas pois teve um período de bandeira vermelha devido à cerração) e 364 voltas, os cariocas Armando Balbi/Toni Rocha faturaram com o Voyage #50 da equipe Refricentro;
Já em 1992 a vitória foi dos gaúchos Carlinhos de Andrade/Victor Steyer/Paulo Bergamaschi, com o Opala #5 da MC Competições (hoje MC Tubarão, que estará no grid com Tiel, filho de Carlinhos, com um MRX Duratec).
E dia 12/03, quem será que escreverá seu nome nessa história?
Resultados aquém do esperado, mas importantes pontos somados para Sena Jr.
Um fim de semana que não saiu como esperado, mas que rendeu alguns pontos, sempre importantes pensando no campeonato. Assim foi a primeira corrida da temporada de Luiz Sena Jr. (ADESCA - Associação Desportiva Caxiense) na Copa Shell HB20, realizada no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.
Com posições longe dos ponteiros durante os treinos livres, Sena Jr. trabalhou o acerto do carro para melhorar para a corrida, conseguindo o 9º lugar na tomada de tempo. Na corrida 1, sem ritmo suficiente para crescer, adotou uma postura defensiva, perdeu algumas posições mas acabou em 7º após alguns erros de adversários. Já na corrida 2, conseguiram melhorar o carro, mas não conseguiu se posicionar da forma ideal nas disputas. Ainda assim, conseguiu finalizar em 6º.
Sena Jr. na etapa de abertura da Copa HB20
"Dois resultados medianos, mas levando em conta as circunstâncias, não podemos desprezar os pontos, apesar da intenção de melhores posições no resultado final, pois este ano a prioridade é a disputa da Copa HB20. Vamos trabalhar forte para conquistar melhores resultados na próxima etapa", disse Sena Jr.
O piloto da Adesca tem os patrocínios de MATVSUL, Xuk Bebidas e Segurança Vêneto.
Fernando Jr/E. Fuentes trouxeram um segundo lugar de Interlagos
Foi excelente estreia da dupla Fernando Jr/Eduardo Fuentes na competitiva categoria Copa Shell HB20, que abriu sua temporada neste fim de semana, no Autódromo de Interlagos (SP), com direito a Fernando Jr. "beliscar" a vitória, ficando a apenas 89 milésimos dela.
Largando em 12º após a dupla cravar 2:10.340 na tomada, Eduardo Fuentes, que fazia sua estreia na categoria, conquistou três posições durante a primeira corrida, realizada no sábado, apesar de um problema no câmbio que fazia com que a quarta marcha não engatasse em algumas oportunidades.
Com o problema resolvido, Fernando Jr., que já tinha alguma experiência por ter feito algumas etapas na categoria, fez uma corrida excepcional, largando de 9º, fazendo a verdadeira "escalada de pelotão", cruzando a linha de chegada em 2º, lado a lado com Leonardo Reis, a apenas 0,089s.
"Meu parceiro "Dudu" fez um excelente trabalho acertando o carro durante os treinos, me entregou um carro muito bom, após o conserto do câmbio. Foi merecido o segundo lugar pelo que trabalhamos, começamos bem o campeonato, com bons pontos. Vamos para Goiânia!", disse Fernando Jr.
A próxima etapa da Copa HB20 será dia 20 de março, no Autódromo Internacional de Goiânia.
A equipe tem o patrocínio de MATVSUL, Innospec e Conceito Veículos.
Yokohama renova com ST e patrocina 12 Horas de Guaporé
Uma parceria que se renova e se fortalece cada vez mais. Foi anunciada na noite desta quarta (09/02) por Telmo Jr., organizador do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, a renovação do patrocínio da fabricante japonesa de pneus YOKOHAMA à categoria, fechado com a revendedora da marca no Rio Grande do Sul, a MC Tubarão.
Pelo segundo ano consecutivo, a Yokohama estará viabilizando as transmissões ao vivo da Super Turismo pelo YouTube e Facebook. Com um apoio ainda maior, a marca passa a estampar seu logotipo na testeira de todos os carros da categoria.
Além de patrocinar o Campeonato de Super Turismo, a Yokohama também estará apoiando as 12 Horas de Guaporé, prova extracampeonato que terá a presença de protótipos e abrirá a temporada da velocidade no RS no dia 12 de março, prometendo ser histórica, uma vez que até hoje só houve duas edições (1984 e 1992), sendo a última, portanto, realizada 30 anos atrás.
"Estamos muito felizes com a renovação e ampliação desta parceria, que será muito importante para a divulgação da nossa categoria, o que acaba revertendo em benefício dos pilotos e equipes", disse Telmo Jr., organizador da Super Turismo.
"É muito bom poder renovar esta parceria da Yokohama com a Super Turismo, que já é sucesso, e ampliar nossa presença no grid da categoria", disse Tiel Andrade da MC Tubarão, revendedor da marca de pneus.
O Campeonato Gaúcho de Super Turismo começará no dia 09 de abril, no Autódromo Internacional de Guaporé, e terá 5 etapas durante o ano. Todas as etapas, exceto a tradicional 6 Horas de Guaporé, terão duas horas de duração.
Confira o calendário: 09 de abril - Guaporé 11 de junho - Tarumã (Viamão) 13 de agosto - Velopark (Nova Santa Rita) 15 de outubro - 6 Horas de Guaporé 26 de novembro - Tarumã (Viamão)
Texto: Niltão Amaral/Assessoria Super Turismo Fotos: Grégori Dai Prá
Linda a 11ª geração do Tubarão, com a Sigma P1 (clique para ampliar)
Mais uma nave vindo de Campo Bom! A equipe MC Tubarão apresentou o esboço da 11ª geração de seu protótipo, que está sendo construída em parceria com a empresa Sigma P1, da "vizinha" cidade de Araricá.
O carro, que disputará a Império Endurance Brasil na classe P1, tem a Sigma P1 Engenharia, de Evandro Flesch e Pedro Fetter, auxiliando em toda a parte de chassis e aerodinâmica do protótipo, que fica visível no desenho da dianteira do carro e da asa do carro. Já o motor do novo carro será um Ford Duratec Turbo, de 4 cilindros, com câmbio sequencial de seis marchas, mesma configuração do Tubarão IX, que tinha como base um chassi Metalmoro MRX, e contará com rodas BBS aro 18". Diferentemente dos demais modelos da Sigma, este será um protótipo aberto, com a existência do halo, que é exigido pelo regulamento.
MC Tubarão já trabalha no chassi vindo da Sigma
Além do novo protótipo, a equipe ainda trabalha num modelo silhouette com carroceria imitando o lendário Ford GT40 (ao fundo na foto acima), com o qual deverão competir no Campeonato Gaúcho de Super Turismo, cuja temporada iniciará dia 09 de abril em Guaporé.
“Temos muito trabalho pela frente, mas com a certeza de que vamos dar o nosso máximo para disputarmos a primeira prova da temporada em Goiânia”, enfatizou Tiel.
Assim, a equipe segue o legado do saudoso Carlinhos de Andrade, que em 1996 criou o primeiro protótipo Tubarão, baseado num chassi de Opala.
Os apoiadores da equipe MC Tubarão são Pneus Yokohama, Eurobike, Viemar Automotive, ABRO Lubrificantes - Leus, Protune, Walter Tecnologias, Aditivos Kühler, Noko, Nokopiel, InFlow Filtros de Ar, Tecpads Freios e Frenos Doppler.
"Seninha" vai focar na categoria, na temporada 2022
Fazer uma temporada consistente com foco na pontuação, em busca do título. Este é o objetivo do piloto caxiense Luiz Sena Jr. (ADESCA - Associação Desportiva Caxiense) na Copa HB20, que inicia neste fim de semana no Autódromo de Interlagos (SP).
Será a segunda temporada completa de Sena Jr. na Copa HB20, e neste ano o piloto vai focar totalmente na categoria, buscando pontuar bem em todas as etapas para somar bons pontos que o levem a chegar ao final da temporada com chances de ser campeão. A tarefa, entretanto, não será fácil:
"Vamos focar totalmente na Copa HB20 nesta temporada, para fazermos boas corridas e chegar ao final com chances de título. O nível técnico é muito alto, será muito disputado, então queremos pontuar em todas as corridas", disse Sena Jr.
As corridas terão transmissão ao vivo pelo YouTube pelo canal motorsport.com.
Luiz Sena Jr. tem o patrocínio de MATVSUL, Xuk Bebidas e Segurança Vêneto.
Abaixo os horários da classificação e corridas:
Sábado, 12 de fevereiro 12h15 – Copa HB20 – Classificação 15h20 – Copa HB20 – Corrida 1 (25 minutos)
Domingo, 13 de fevereiro 10h05 – Copa HB20 – Corrida 2 (25 minutos)
Clique na janela acima para assistir ao 1º programa do ano
Está aberta a temporada das nossas lives! Programa Blog do Passatão no Ar da última terça (08/02) trouxe as novidades do automobilismo gaúcho 2022, com boa audiência e muita interação da gurizada que é loca pelas carreras!
Abaixo, release da Turismo 1.4, que mostra que o modelo gaúcho da categoria está fazendo sucesso e sendo adotado em vários estados.
O ano de 2022 mal se iniciou para o automobilismo e um dos assuntos mais discutidos nos boxes e oficinas de equipes que participam dos regionais por todo o Brasil é o Turismo 1.4 BR. Nascido no Rio Grande do Sul em uma iniciativa de unir relativo baixo custo e competitividade, a categoria cresceu com um desenvolvimento focado no futuro e ser sustentável sem abrir mão de sua essência de ser a porta de entrada para muitos no automobilismo.
Após o sucesso do regional no Rio Grande do Sul, o modelo foi adotado em primeiro momento pelo regional goiano que a incluiu em seu calendário. Após o estado do centro do país, Minas Gerais também adotou o modelo. Com os três estados utilizando a mesma fórmula e regulamento, o primeiro passo para um voo maior foi a realização de um verdadeiro “tira-teima” entre os pilotos destes estados, que foi a Copa Brasil realizada em Tarumã ao final de 2020. Para 2021 a categoria ganhou seu primeiro campeonato nacional, com provas realizadas no Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais. Mas, o principal neste início de temporada é a novidade da adesão dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ao mesmo regulamento já utilizado nos demais estados.
Este regulamento começou a ser construído em 2016 ainda na primeira temporada do regional no Rio Grande do Sul e foi sendo melhorado com sugestões de preparadores de todo o país além de adequações necessárias por substituições de peças pelos fabricantes. Mas, a maior evolução do regulamento aconteceu ao final de 2021 quando a liderança da categoria comandada por Urbano da Silva promoveu uma completa revisão da redação. Foi realizada uma reunião durante a última etapa do Campeonato Brasileiro em Tarumã com os preparadores de todo o país onde foram distribuídas cópias impressas do regulamento para que observações fossem feitas e sugestões dadas. Foram mais de 50 cópias entregues, entre a versão impressa quanto a digital e todas as sugestões foram analisadas e se procedentes foram aplicadas.
O novo regulamento para 2022 já foi encaminhado e neste momento é aguardada a sua publicação e homologação. Não houveram mudanças, basicamente apenas novas redações e mais clareza para que interpretações dúbias sejam encontradas.
O campeonato de 2022 tem previsão de realização de cinco etapas entre os autódromos de Goiânia, Potenza em Minas Gerais, Interlagos em São Paulo, Brasília e a final no autódromo de Tarumã no Rio Grande do Sul.
Acompanhe as redes sociais do Turismo 1.4 BR para as novidades. @Turismo1.4 no Instagram e Facebook. As corridas da temporada podem ser conferidas no canal @CurvadoS no Youtube.
São os atuais campeões do Turismo 1.4BR
Classe A Guto Rotta - Campeão Jonas Simon - Vice
Classe B João Cardoso Neto/ Arthur Gama - Campeões Bernardo Cardoso/ Daniel Nino - Vice
Estamos de volta! BLOG DO PASSATÃO NO AR com Niltão Amaral ao vivo, o primeiro do ano, nesta terça, 08/02, às 21:15 no facebook.com/blogdopassatao.
Vamos trazer as novidades da temporada 2022, como calendário, nova diretoria da FGA, preparativos para as 12 Horas de Guaporé e Copa Classic e muito mais! Espero vocês!
Oferecimento: Pro Tune, Dacar, Feiticeiro Lanches, Plus Veículos, MGA Energia Solar, Motorcar, Big Odonto, Castelo Pack e Brazauto.
Campeão da Porsche, Marçal Müller correrá pela primeira vez na Stock Car
E o piloto gaúcho Marçal Müller (de Novo Hamburgo), bicampeão da Porsche Cup - unificando os títulos das categorias de acesso e principal - e Campeão Gaúcho de Super Turismo, fará sua primeira corrida na Stock Car.
Será na corrida de duplas, que acontece dia 13 de fevereiro, em Interlagos (São Paulo), e Marçal fará dupla com Júlio Campos, da Lubrax Podium Stock Car Team.
Vamos torcer pelo nosso piloto! A prova será transmitida ao vivo pela Band.
12 Horas de Guaporé/Summer Race e Copa Classic abrem a temporada
Excelente notícia para começar fevereiro! Foi divulgado nesta terça pela FGA (Federação Gaúcha de Automobilismo) o calendário 2022 do automobilismo gaúcho.
Tudo começa em 12 de março, com a reedição da histórica prova 12 Horas de Guaporé, que terá também a disputa da Summer Race nas duas primeiras horas, e a 1ª etapa da Copa Classic como preliminar.
A partir de abril começam os campeonatos da Turismo 1.4 e Super Turismo. As 6 Horas de Guaporé serão disputadas em outubro, e as 12 Horas de Tarumã e Classic Challenge fazem o tradicional encerramento do ano das carreras em 18 de dezembro.
Veja o calendário:
12/03 - 12 Horas de Guaporé / Summer Race / 1ª etapa Copa Classic
09/04 - 1ª etapa Super Turismo - Guaporé 10/04 - 1ª etapa Turismo 1.4 RS / 2º etapa Copa Classic - Guaporé
11/06 - 2ª etapa Super Turismo - Tarumã 12/06 - 2ª etapa Turismo 1.4 RS / 3ª etapa Copa Classic - Tarumã
Piloto do Passat Flecha #3 (e do Passat Canhão #8 de 2009 a 2016) na Copa Classic RS, Super Turismo RS Endurance Brasil e Gold Classic. Bicampeão das 6 Horas de Guaporé (2016/2018). Trabalhos como repórter/comentarista de automobilismo realizados nos canais Discovery Turbo, Speed Channel e Esporte Interativo, colunas feitas para o jornal Pit Stop e revistas Potência Máxima e Curva 3. Piloto de safety car no Gaúcho de Velocidade.