Lamborghini com motor AP agora tem motor Ferrari!
Sim, é ela mesma! A famosa Lamborghini com motor AP 20v Turbo fez mais uma troca inusitada de motores para continuar competitiva nas pistas: sai o motor AP 20v Turbo e entra um motor Ferrari/Maserati V8.
A breve história: uma Lamborghini Gallado LP520 ano 2008 que competia no Brasileiro de GT3 e Endurance gaúcho teve seus motores V10 quebrados. A solução inusitada adotada pela equipe Mottin Racing? Adaptar um motor VW/Audi 20v Turbo (da mesma família do APzão) para o carro não ficar parado.
O grande desafio era o casamento da eletrônica do motor com o câmbio, trabalho que a ECU da Pro Tune deu conta. O encaixe do motor no câmbio, por incrível que pareça, exigiu pouca adaptação, pois a Lamborghini pertence ao grupo VW, e quase todos os parafusos encaixavam perfeitamente. O Blog do Passatão fez matérias exclusivas sobre o carro, com grande repercussão.
Matéria mostrando o carro com motor AP
Onboard com o motor AP em Guaporé
Como não era mais competitiva no Endurance (mesmo com o motor V10) por ser um modelo antigo, o carro foi abrangido pelo regulamento do Gaúcho de Super Turismo em 2020, e começou correndo com um motor 1660cc 20v Turbo da Dacar Motorspot, que era de um carro de rally. O desempenho foi bom, mas faltava mais uma pimenta, então no meio da temporada em 2021 recebeu um motor semelhante, mas com 2 litros de cilindrada.
Veja o motor Ferrari funcionando na Lambo, com "Bujão" acertando a ECU Pro Tune
Para a temporada 2022, foi autorizado o uso de motores V8 nas Lamborghinis, com medidas de equilíbrio e, relação aos demais carros. Então a equipe Mottin instalou um motor F136 4.2 V8 a 90º desenvolvido pela Ferrari e Maserati, que equipou os carros do Maserati Trofeo (e as que ainda andam na Super Turismo atualmente), originalmente com quase 400cv.
O carro será utilizado por Vilson Jr/Paulo Rutzen/Flávio Viana durante a temporada da Super Turismo RS, e está confirmada nas 12 Horas de Guaporé, dia 12/03, e o Blog do Passatão mostrará em detalhes a atualização do projeto.
E vem mais novidade por aí: a equipe FTR está montando um motor Ford Coyote V8 na Lamborghini de Fernando Poeta, também para a disputa da Super Turismo gaúcha.
Automobilismo raiz é assim! Criatividade e carros na pista. A temporada 2022 primete!
Nenhum comentário:
Postar um comentário