Guaporé Track Day inicia temporada neste sábado
quinta-feira, 31 de março de 2022
Guaporé Track Day (GTD) tem primeiro evento do ano neste sábado, acompanhe no Blog do Passatão!
terça-feira, 29 de março de 2022
Turismo 1.4 Brasil: Luiz Sena Jr/João Cardoso Neto pontuam bem na abertura do campeonato
Sena Jr chegou a liderar em Goiânia
Mais um fim de semana de corrida para o piloto caxiense Luiz Sena Jr (ADESCA – Associação Desportiva Caxiense) aconteceu neste fim de semana, competindo na abertura da Turismo 1.4 Brasil, no Autódromo Internacional de Goiânia.
O piloto fez dupla com João Cardoso Neto, a bordo do Chevrolet Onix #10, e se classificaram em 11º para o grid de largada.
João Cardoso Neto esteve no comando do carro nas duas primeiras baterias. Na primeira, chegou em 7º, e na segunda – que teve uma breve interrupção com bandeira vermelha devido a um acidente - chegou em 6º.
Nas duas últimas baterias, Luiz Sena Jr. assumiu o comando do Onix #10. Na terceira prova do dia, largando em 3º, conseguiu assumir a liderança no final da primeira volta e manteve a ponta até que uma fortíssima intempérie chegou, com muita chuva e vento. Com a água já empoçando, Sena Jr acabou escapando na entrada de reta e perdendo posições, ficando em 4º até que a prova foi finalizada. Na quarta e última corrida do dia o carro não conseguiu obter seu rendimento máximo, devido à quebra de escapamento ocorrida na escapada da corrida anterior, ocasionando a leitura incorreta da mistura do motor, finalizando em 10º.
Assim, a dupla pontuou em todas as baterias e começou bem o campeonato, estando a apenas 16 pontos atrás do líder. “Foi um bom começo de temporada, pensando no campeonato, pois pontuamos em todas as baterias, apesar das dificuldades devido ao forte temporal que enfrentei na terceira bateria. Agradeço à equipe, ao meu companheiro de pilotagem e aos patrocinadores. ”, disse Sena Jr.
O Governo Federal por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania apresenta o projeto: (Adesca no Automobilismo). Os patrocinadores são Segurança Vêneto, MATVSUL, Xuk Bebidas, Supermercados Carboni, Trans Roncen
LF Assessoria/Niltão Amaral
Foto: Equipe
domingo, 27 de março de 2022
Felipe Drugovich vence e é primeiro brasileiro a liderar campeonato da F2
Felipe Drugovich: pole, vitória e liderança da F2
Um feito e tanto para o Brasil no automobilismo! Felipe Drugovich teve um excelente fim de semana no Campeonato Mundial de Fórmula 2 em Jeddah, na Arábia Saudita.
O piloto fez a pole, venceu a corrida e fez história como o primeiro brasileiro a liderar o campeonato da F2, última categoria antes da Fórmula 1.
Felipe Drugovich tem o apoio de Drugovich Auto Peças, que atua no ramo de peças para caminhões e ônibus; da Jaloto & Drugovich, destaque nacional no segmento de transporte de cargas paletizadas; e da Stilo, fabricante italiana de capacetes.
Veja mais lá no Portal Kart Motor, do grande Erno Drehmer.
Fotos: Dutch Photo Agency/Divulgação
terça-feira, 22 de março de 2022
Resultados da Copa Classic pré-12 Horas de Guaporé - antes tarde do que nunca
Grid recorde para Guaporé e excelentes pegas
Antes tarde do que nunca - é difícil dar conta de tanto conteúdo pra publicar - vamos postar os resultados completos da 1ª etapa da Copa Classic, realizada no fim de semana retrasado, junto com as 12 Horas de Guaporé.
Recorde de inscritos para a pista: 23. Os registros que temos apontavam para 19 carros, o recorde anterior. A previsão era de mais, porém sempre pintam os imprevistos. Mesmo assim foi muito bom.
Destaques da etapa: pega sensacional entre o Gol de Leovaldo Petry e o Opala de Zé Valentini pela ponta na primeira corrida, e o temporal absurdo do Fusca #13 de Tonho Sala, que virou nada menos que 1:23.9 com pneus de rua, recorde da categoria.
Abaixo, os resultados:
segunda-feira, 21 de março de 2022
Niltão Amaral será comentarista do Meet Brazil Racing em Guaporé, 26 a 28/08
Vamos estar nos comentários desse evento cheio de "naves"!
É a maior competição de time attack do Brasil, com carros qualificadíssimos e que traz participantes de vários cantos do país e até mesmo de fora (tem gente da Argentina para vir com carros com preparação semelhante aos motores da Turismo Carretera)! A organização é da Distrito Racing.
domingo, 20 de março de 2022
Copa HB20: Seninha vence em Goiânia, após chegada de tirar o fôlego
Vitória praticamente de ponta a ponta, com uma chegada de tirar o fôlego. Assim foi a excelente corrida do gaúcho de Caxias do Sul Luiz Sena Jr. (ADESCA - Associação Desportiva Caxiense) na Copa Shell HB20, realizada neste final de semana no Autódromo Internacional de Goiânia.
Após um início complicado, com déficit de velocidade no carro, não tendo ritmo de corrida, o piloto chegou em sétimo na corrida 1, realizada no sábado. Após a equipe trabalhar no equipamento, o problema foi corrigido. Sena Jr. largou na quarta colocação no grid da corrida de domingo devido à inversão regulamentar das posições, fez uma espetacular ultrapassagem tripla por fora na curva 1 logo após a largada e assumiu a ponta para não perder mais.
A chegada, no entanto, foi de tirar o fôlego: após uma intervenção do safety car faltando pouco mais de duas voltas para o final, que reagrupou o pelotão, tirando a vantagem que Sena Jr. tinha, o que possibilitou que sofresse o ataque de Beto Cavaleiro nos últimos metros, proporcionando uma chegada espetacular, com Sena Jr. vencendo por apenas 0,014s.
"Após um início complicado, no qual não tínhamos desempenho suficiente no carro, chegamos em sétimo na primeira corrida, mas a equipe da HRacing fez um bom trabalho e corrigiu o problema. Assim consegui ir para a frente e conquistar essa importante vitória que me colocou de volta na briga pelo campeonato, que é o objetivo principal. Agradeço à toda a equipe e os patrocinadores", disse Sena Jr.
E tivemos mais gaúchos no pódio da corrida 2, com Fernando Jr/Dudu Fuentes ocupando a 5ª colocação.
O piloto da ADESCA tem os patrocínios de MATVSUL, Xuk Bebidas, Segurança Vêneto e Global Juntas.
quinta-feira, 17 de março de 2022
Passat Flecha nas 12 Horas de Guaporé: como foi a odisséia
Uma maratona que foi mais longe do que o esperado. Passo a contar para vocês como foi nossa participação do Passat Flecha nas 12 Horas de Guaporé, prova histórica que voltou a ser realizada 30 anos depois.
Após a explosão de motor seguida de incêndio no Abro Classic Challenge em Tarumã, em dezembro, o meu parceiro Anderson "Cabelo" Baggio coordenou e executou os trabalhos de recuperação do carro. Primeiramente chapeação e pintura (já aproveitei para corrigir algumas pequenas batidas do carro) e fazer um novo motor, usando por base o motor que eu usava até início do ano passado, apenas com novos pistões e bielas.
A ideia era andar apenas na Summer Race (prova que já havia tido duas edições em Guaporé, 2020 trabalhei como piloto do Safety Car e 2021 corremos com o Flecha), que contemplaria uma classificação separada para as duas primeiras horas da prova, uma vez que o orçamento de uma 12 Horas completa é maior e não tínhamos nos programado para isso.
Finalizando o carro na quinta que antecedeu a prova após muita correria lá em Passo Fundo (onde o carro estava), sexta estávamos lá para os treinos. Nossa equipe é bem enxuta, com apenas duas pessoas além de mim: Cabelo e Eder eram os guerreiros que iam lidar no Flecha durante o fim de semana.
Resolvi andar também na Copa Classic, cheguei a fazer um treino inclusive. O carro estava apresentando uma falha quando se colocava pouca porcentagem de acelerador, que foi resolvida com a troca de um sensor de temperatura.
Fui andar à noite e com chuva, me surpreendi com o desempenho do carro, cravamos o 10º tempo geral, nada mal para um carro antigo e com pneus de rua (fomos pela classe 5, que não admite pneus de competição, como já andamos na Classic).
No sábado (dia da prova) pela manhã o Jorge Machado (piloto que já andou várias 12 Horas de Tarumã com protótipo MR18 e anda atualmente com sua BMW com motor LS3 V8 e também de "Saboneteira" na Gold Classic e algumas provas da Copa Classic) me procurou pois havia se inscrito para andar nas 12 Horas, mas queria poupar seu carro e não fazer a prova completa com ele, queria uma vaga no Passatão. Não fomos preparados para fazer 12 horas de corrida, mas aceitamos o desafio.
Largamos em 27º, dei só uma volta rápida na casa de 1:29 no classificatório pois tínhamos falha de novo. A largada da prova, às 22h, foi com chuva, condição delicada, mas fiz um excelente stint, em duas voltas já havia ganho 8 posições, e próximo à 1h de prova assumi a liderança da cat. 5 (eram 15 carros na categoria!) e cheguei a ser 12º geral, duelando com o Celta #48 do carioca Gustavo Camilo. A chuva parou e a pista secou, virei um excelente 1:28.5 na volta mais rápida. Porém, na última meia hora, mais uma falha me fez pensar que era falta de combustível, mas não era. Com duas pequenas paradas acabamos perdendo a liderança e cruzei a bandeirada da Summer Race em 4º, um gosto amargo para quem liderava.
Logo após a bandeirada veio um safety car, ia aproveitar pra entregar o carro para o Jorge. Quando estava no S, quebra de amortecedor seguida de pivô "ancorou" o carro. Resgate com trator e plataforma para voltar aos boxes. Cabelo e Eder trabalhando muito, com ajuda inicial do Jonathan Mello e depois do João Paulo Infantini, que deu uma baita mão, conseguir amortecedor e peças e 3 horas após voltávamos a prova.
Ainda com uns "pipocos" que não impediam o carro de seguir, o Jorge Machado fez um bom stint, com o carro parando de falhar depois, mas ficando sem a 3ª marcha. Reassumi o carro mas precisamos parar mais um tempo, pois a falha se agravou.
Voltei para a pista antes das 6 da manhã, falha resolvida, e tive o privilégio de ver o dia amanhecer em Guaporé, pena que sem sol, pois a chuva retornou. Nesta hora do amanhecer o sono bate forte, foi um stint difícil lutando para não dormir. Até que às 6h50 a brincadeira acabou de vez: nosso câmbio se foi, não engatava mais nada.
Finalizamos em 6º na classe e 14º geral, com 191 voltas, o equivalente a 588km percorridos.
Agradecimento ao Cabelo e ao Eder, que trabalharam muito - e muito bem, como sempre - ao Jorge Machado por viabilizar a jornada, e a todos que deram uma força e foram citados - ou não - acima, e a todos que torcem por mim, pelo Passat Flecha e pela equipe, são muitas manifestações de carinho. E ao Telmo Júnior pela dedicação em fazer esta prova voltar a acontecer e sempre apoiar a pilotada do jeito que pode!
Valeu, e que venha as 12 Horas de Guaporé 2023!
Fotos (*) - William Inácio
Fotos (**) - Grégori Dai Prá
Demais fotos - Niltão Amaral
terça-feira, 15 de março de 2022
Onboard Passat Flecha - largada 12 Horas de Guaporé 2022 com chuva
Te afivela e vamos no Passat Flecha com noite e chuva!
Vem comigo, Niltão Amaral, a bordo do Passat Flecha #3 com muita chuva na largada e primeiras voltas das 12 Horas de Guaporé 2022!
Carro estava muito "na mão" e foi possível fazer oito ultrapassagens em duas voltas, obviamente com a devida cautela que a situação exigia.
Senta o dedo no play lá no topo e bota em tela cheia!
domingo, 13 de março de 2022
12 Horas de Guaporé: em prova marcada pela chuva, Poeta/Caleffi/Biancini/Ricci vencem
Muita chuva marcou a realização das 12 Horas de Guaporé
quinta-feira, 10 de março de 2022
12 Horas de Guaporé: 30 anos depois, prova acontecerá com bom grid no próximo sábado
quarta-feira, 9 de março de 2022
Madalosso, Mottin e Tubarão: nomes que estarão na pista novamente nas 12 Horas de Guaporé, 30 anos depois!
Gilberto Madalosso e o Fusca com que correu em 1992
terça-feira, 8 de março de 2022
Hoje tem Blog do Passatão no Ar com serviço pras 12 Horas de Guaporé!
Programa especial com serviço das 12 Horas de Guaporé, 08/03 21:45
domingo, 6 de março de 2022
30 anos depois, MC Tubarão busca o bi das 12 Horas de Guaporé com réplica de Ford GT40
Linda réplica de Ford GT será o bólido para buscar o bi