sábado, 19 de novembro de 2022

Super Turismo RS: prova eletrizante em Tarumã decidiu a temporada

 
"Bicho pegou" em Tarumã com a final da Super Turismo

Uma prova com disputas acirradas do início ao fim, tanto pela vitória geral quanto nas categorias. Assim foi a 5ª e última etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, realizada neste sábado, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS).

A pole position ficou a Lamborghini #111 de Vilson Jr., Jeffy Puhl e Gustavo “Batavo” Martins (que, convidado de última hora para integrar o time, fez a tomada), com 1:06.118, apenas 0,024s acima do recorde da categoria, que pertence ao mesmo carro, mas com Vitor Genz guiando.


Na largada quem deu um “pulo” para a frente foi o Cruze Stock #17 de Beto Giacomello/Arthur Gama, que assumiu a segunda colocação e posteriormente a ponta da prova, porém um acelerador trancado fez com que o carro passasse reto na curva #9 e escalasse a barreira de pneus, obrigando a direção de prova a interromper a prova com bandeira vermelha.

Cruze #17 "rampou" a barreira de pneus (Reprodução/YouTube Curva do S)

Fogo tirou MC40 da prova. Resgate atuou rapidamente (Reprodução/YouTube Curva do S)

A equipe Mottin trabalhou rápido e devolveu o carro para a prova no seu recomeço. A partir daí a briga pela ponta ficou entre o Aldee MB #118 de Niko/Bidu Kreuz e a Lamborghini #111, seguidos de perto pelo MC40 #5 de Tiel Andrade/Franco Pasquale, que acabaram abandonando após um incêndio no carro na curva 1. Após algumas trocas de liderança, a Lamborghini andou forte no último stint e, ajudada por uma intervenção de safety car, conseguiu se aproximar, assumir a ponta e ser o primeiro a receber a bandeirada final.

“A gente teve sorte do safety car (que permitiu a apromixação), o carro deles estava bem rápido também, a disputa foi bem legal, a pista e o carro mudam muito com o calor, mas conseguimos nos manter na ponta.” Disse “Batavo”.

Resultado final da 5ª etapa

Os vencedores nas categorias foram: GT: Vilson Jr/Puhl/Martins (Lamborghini #111); TS: Silvano Brock (Aldee RTT #18); T1: Ike/Reinaldo Halmenschlager/Catô Belleza (Gol #222); T2: Thiago/Márcio Martins (Gol #53); TR: Menegaro/Ogino (Voyage #717); TL: Sena Jr/Roncen (Corsa #97).

Campeões da temporada:


GT: Vilson Jr/Jeffy Puhl (Lamborghini #111)

 TS: Luis/Renato Kreuz (Aldee #180)


T1: Ike/Reinaldo Halmenschlager/Catô Belleza (Gol #222)


T2: Marcio/Thiago Martins (Gol #53)


TR: Fábio Menegaro/Togacy Ogino (Voyage #717)


TL: Luiz Sena Jr/ Maicon Roncen (Corsa #97)

Os campeões da temporada foram os seguintes: classe GT: Vilson Jr/Jeffy Puhl (Lamborghini #111), TS: Luis/Renato Kreuz (Aldee #180); T1: Ike/Reinaldo Halmenschlager/Catô Belleza (Gol #222); T2: Marcio/Thiago Martins (Gol #53); TR: Fábio Menegaro/Togacy Ogino (Voyage #717); e TL: Luiz Sena Jr/ Maicon Roncen (Corsa #97).


Troféu Preparadores by Feiticeiro

Os preparadores campeão e vice de cada categoria serão premiados com troféu oferecido pelo Feiticeiro Lanches e Espetão do Feiticeiro, a ser entregue na festa dos campeões da temporada, organizada pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA).

Agora a categoria entra em recesso e já começam as tratativas para a temporada 2023, cuja expectativa é de bons grids, repetindo a temporada atual, que em várias etapas beirou os 40 carros.

O Campeonato Gaúcho de Super Turismo tem o patrocínio de Pneus Yokohama, UDrive Exotic Cars, Abro Lubrificantes/Leus Produtos Automotivos, Feiticeiro Lanches/Espetão do Feiticeiro, Plus Veículos, ADESCA, AutoTech Motorsport, RS Sports Desenvolvimentos, Beiçola Chassis e Colau Química do Brasil.

Texto: Niltão Amaral/LF Assessoria
Fotos: Grégori Dai Prá

Nenhum comentário:

Postar um comentário