Domingo histórico em Tarumã com a volta dos Opalas da Stock raiz!
O nome dado para a prova do último fim de semana da Old Stock Race - TARUMÃ HISTORIC - fez jus ao espetáculo histórico proporcionado!
...e a de 2022 (Fotro: Niltão Amaral/blogodopassatao.com).
A categoria, que remete à Stock Car raiz (oriunda da Divisão 1, classe C), que nos primeiros anos usava os Opalas com motor 6 cilindros e pneus de rua "comuns", não poderia ficar sem dar seu show no berço da categoria original: em 22 de abril de 1979 a Stock Car fazia sua etapa inaugural no Autódromo Internacional de Tarumã (Viamão/RS), com pole de João Carlos "Capeta" Palhares, na casa de 1:23, e vitória e volta mais rápida de Affonso Giaffone Jr. A segunda etapa foi realizada na semana posterior, no Autódromo Internacional de Guaporé (#ficaadica para a organização da Old Stock, quem sabe?!). O Campeão da temporada foi Paulão Gomes, a bordo do lendário Opala #22. Nasci pouco menos de 3 meses depois, mas esta reedição eu não perderia por nada!
E 43 anos depois a emoção estava de volta às rápidas curvas do circuito Viamonense, desta vez com uma prova festiva da Old Stock (dividindo a programação com a Turismo 1.4 BR). Paulão, campeão da primeira temporada, estava presente, mas quem tocou a réplica do #22 foi seu filho Pedro e o Alegretense Catô Belleza (infelizmente problemas de transmissão fizeram com que só dessem algumas voltas na corrida 2).
"Bura" raiz e muito pouco de eletrônica no carro!
Kleber Eletric, pole da Old Stock - Tarumã Historic com 1:18.833
Desfile lotou a pista (Foto: Maxicar.com.br)
A nação Opaleira compareceu em peso! Mais de 300 Opalas e Caravans lotaram o autódromo e fizeram um desfile muito bacana. Mas a atração principal era ver "o pau pegar" na pista! A pole ficou com o #370 de Kleber Eletric, com 1:18.833, apenas 34 milésimos à frente de Thiago Lourenço #21. Na corrida, porém, a roda traseira esquerda de Eletric caiu na curva 9 e ele abandonou, ficando a vitória com Rodrigo Helal #113, que emocionado revelou que correu com a sapatilha que seu pai correu na Stock Car.
Sequência do pega
Na corrida 2 o pega de ponta estava acirrado, com Lourenço, Helal e Kaka Freire (Caravan "Cheirosa" #281). Lourenço abandonou por queda de pressão de óleo, e a "Cheirosa" conseguiu tomar a ponta e vencer.
Único "quatrilho" do grid
Pensa que não teve gaúcho no grid? Álvaro Broilo foi convidado e levou sua Caravan #31 com a qual corre na Copa Classic RS (foi piloto do Gaúcho de Opalas e Fórmula Truck nas antigas), e mesmo sendo único com motor 4 cilindros, não fez feio, fez bonitas ultrapassagens e finalizou em 2º na classe Street.
Assim encerrou-se a grande festa histórica em Tarumã. Fica nosso desejo de que voltem a Tarumã e vão também a Guaporé, para reviver mais momentos daquela primeira temporada da época RAIZ da Stock Car!
Nenhum comentário:
Postar um comentário