Evaldo Rui Quadrado: piloto, professor, lenda!
Mais uma grande perda para o automobilismo gaúcho: faleceu nesta quarta (24) o grande piloto e professor Evaldo Rui Quadrado, aos 73 anos, após lutar contra o Alzheimer.
Manobra espetacular de Quadrado no Tarumã invertido
Dia de relembrar algumas passagens muito conhecidas dessa lenda, em sua memória, como o dia em que ele. demonstrando sua habilidade, pendulou seu Uno da Copa Fiat numa prova na chuva, no sentido invertido em Tarumã, da "saída" da curva 1 até quase o início do muro dos boxes, sem bater em nenhum carro e sem rodar, uma das maiores manobras da história do automobilismo gaúcho. Um belo registro feito pela família May.
Já em outra, décadas antes, teve menos sorte: numa prova do Brasileiro de Fiat 147 em 1981 sobrou na curva 1, com seu carro decolando e sendo partido ao meio ao passar por uma lâmina do guard rail. Teve alguns ferimentos, mas se recuperou bem.
Todo mundo tem uma história com o Professor. No início dos anos 2000 eu e o Leo Tumelero encontramos o Quadrado numa feira da Fiergs, com o Corsa da escola. Nos deu muita atenção, conversou e nos sentou e "chinchou" bem o cinto, foi a primeira vez que fui afivelado num carro de corrida, demonstrando sua habilidade de professor que formou muitos pilotos gaúchos. Depois, quando começamos a correr, convivemos bastante com essa grande figura, sempre muito bem humorado. Na foto acima um churrasco no Templo das DKWs do Teodoro Janusz, em 2009.
Para a história resumida do Quadrado, vamos recorrer ao excelente Blog do Sanco (nclusive fotos) que, apesar de não ser mais atualizado, é a fonte de consulta da história do automobilismo gaúcho: "Evaldo Rui Quadrado começou pilotando kart em 1976. Entre seus títulos estão o de Campeão do Gaúcho de Marcas de 1983 e o de Campeão da Copa Fiat de 1997 em dupla com João Sant'Anna. Ele já correu de turismo com Fiat 147, Chevette, Fusca, Uno, Corsa, Oggi, Voyage, Gol, etc. Participou de campeonatos regionais e nacionais. Também nos monopostos já atuou, como no Campeonato Gaúcho de Fórmula 1600 de 1997. Completando a diversidade de veículos pilotados por ele, também na Fórmula Truck participou, a partir de 2000, guiando caminhões da marca Iveco, Volvo e Scania." Para mais postagens sobre ele no Blog do Sanco, clique aqui.
Fica a homenagem do Blog do Passatão a esta lenda, um dos maiores nomes do automobilismo gaúcho, que, além de guiar muito, cumpriu tão bem a sua missão de transmitir conhecimento e formar novos pilotos!
Que Deus o receba num bom lugar e o conforte o coração dos familiares e amigos.
ResponderExcluirR.I.P., Quadrado!