MC Tubarão, de Campo Bom, venceu em duas categorias
Uma tradição resgatada com a gauchada brilhando! Ressuscitada brilhantemente, as Mil Milhas tiveram uma edição histórica no último fim de semana, no Autódromo de Interlagos. E assim como nas primeiras três edições da história da prova, quase 70 anos atrás, tivemos pilotos e equipes gaúchas vencendo na geral e em categorias.
A história:
1956, 58 e 59: Catharino Andreatta/Breno Fornari (Carretera Ford)
1957: Aristides Bertuol/Orlando Menegaz (Carretera Chevrolet)
As quatro primeiras edições (1956 a 1959) foram vencidas por gaúchos, que levaram suas já antigas carreteras, que eram acostumada com as provas de rua (o RS não tinha autódromo nesta época), e triunfaram sobre carros mais modernos do centro do país.
Após isto, houve um longo jejum de vitórias gerais de um piloto gaúcho na prova, que foi quebrado por Regis Schuch em 2001 e 2002, embarcado num Porsche 911 GT3, feito este repetido por Marçal Müller, também a bordo de um Porsche 911 - o GT3R - que foi o fita azul (vencedor geral) na edição 2024 pela equipe Stuttgart, tendo Marcel Visconde e Ricardo Maurício como companheiros. Enquanto carro/equipe, o Sigma, projetado e construído em Araricá (RS), havia vencido e edição 2022, assim com o JLM AJR, made in Cachoeirinha repetiu em 2023.
A edição 2024 teve um grande número de gaúchos no grid (mais que em 2023, que teve vitória em categoria do Onix #22 da RS Sports), e conquistas em várias categorias:
Geral e GT3: Marçal Müller (Porsche 911 GT3R), unificou título das 6 Horas de Guaporé;
P1: Sigma (projeto e equipe gaúchos);
P3: MC40 da MC Tubarão, carro projetado e preparado no RS, com Tiel Andrade entre os pilotos;
GT4L: BMW 240i, também da equipe MC Tubarão
TN1A: 3º do Gol #53 de Rio Grande/Taquara (Crespo Racing), com Márcio/Thiago Martins/Paulo "Baxo";
TN1.4: Onix #117 (RS Sports), que unificou o título das 12 Horas de Tarumã, com os gaúchos Dudu Fuentes e Cesar Labrea entre os pilotos (equipe tb faturou P3 na TN1 com o Gol #56);
Parabéns a todos os pilotos e equipes que ajudam a manter viva a chama da nossa tradição no automobilismo brasileiro. Sirvam nossas façanhas de modelo à toda a Terra!
Fotos: Divulgação (foto antiga retirada do site Nobres do Grid)
Nenhum comentário:
Postar um comentário