Chuva que começou nas primeiras voltas embolou a corrida
A edição 2024 da corrida Guaporé Summer Race (GP Evaldo Quadrado), prova festiva que abriu a temporada de velocidade em asfalto no Rio Grande do Sul no último sábado, teve de tudo: chuva começando nas primeiras voltas, que se manteve forte, acidentes devido à quantidade de água, neblina e um belíssimo final sem chuva e com lua de um lado e o pôr-do-sol dando uma paisagem espetacular atrás das nuvens.
A pole ficou com o Aldee MBK #118 de Niko/Bidu Kreuz, com 1:14.765. Antes da largada, houve homenagem ao piloto e professor Evaldo Quadrado, que deu nome à prova, e aos Guaporenses Thiago Genari e Jorge Bresolin, recentemente falecidos.
Dada a largada, nas primeiras voltas a chuva começou, um prejuízo para os carros que largaram com pneu slick, inclusive com uma sequência de acidentes na entrada da curva do S com vários carros, que foram, um a um, escapando e batendo no guard-rail na sequência.
Assim, com o ritmo mais lento devido aos pneus para tempo seco e ao para-brisas embaçado, o Aldee #118 acabou forçando um pit stop antes da janela (assim como outros carros) e perdeu a liderança. Uma cerração repentina forçaria um safety car, que também esteve na pista na maioria dos dois primeiros terços da prova devido à quantidade de água na pista, inclusive com uma bandeira vermelha que interrompeu a prova por alguns minutos.
Assim, a maior parte da prova foi liderada pelos carros das classes TL e TR, com os carros menos preparados e utilizando pneus de rua, fato que ocorreu, além da chuva, devido ao tempo de paradas obrigatórias diferenciado, com estas classes ficando menos tempo nos boxes nas duas janelas obrigatórias.
Na parte final o Spyder #13 de Sala/Almeida/Klemmann liderava e recebeu a bandeirada final na frente, porém tinha uma punição de 10 voltas a ser aplicada por irregularidade no cumprimento da janela. A briga final ficou, então, entre o Celta #819 de Ike Ramos/Claudimiro Pacheco e o Onix #26 de Eduardo Lazzari, que acabou levando a melhor, havendo, ainda, a desclassificação pós-prova do #819 devido a apenas um dos pilotos inscritos ter guiado. Assim, um carro da classe TL, com menos preparação de motor e pneus de rua, venceu a prova na geral, fato improvável em condições normais, o que tornou mais especial esta edição da prova.
Os vencedores por classe foram: TL: Onix #26 - Eduardo Lazzari; TR: Gol #7 - Alejandro Sanchez/JB Rodrigues; T2: Celta #116 - Birck/Diehl/Di Giacomo; T1: Peugeot #333 - Rafa/Rui Schulz/Modesti; TS: Gol #41 - Romanzini/Loftsgard; P4: Spyder #14 - Eberle/Alves; GTL: Chevette #74 - Gilberto Carlassara; GT: Aldee MBK #118 - Niko/Bidu Kreuz.
Agora as equipes se preparam para a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, que acontecerá no dia 06 de abril, no Autódromo Internacional de Tarumã.
Texto: Niltão Amaral
Fotos: Grégori Dai Prá