Um formato que ajudou a manter a prova viva a partir de 2019 terá seu formato ampliado neste ano: as 12 Horas de Tarumã, que tinha apenas carros da Turismo 1.4 no regulamento, ampliou os veículos admitidos para 2024 incluindo classes do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, novidade divulgada pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul (ACRGS) nesta quarta.
Em 2018, no formato mais tradicional das últimas décadas, que admitia todos os tipos de carros, de protótipos a turismo, as 12 Horas tiveram seu menor grid da história: 18 carros. Assim, o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul adotou o formato apenas de Turismo 1.4 a partir de 2019, todos os carros turismo com motor GM 1.4 com pneu de rua, mais equilibrados e com custo menor.
Inicialmente com 31 carros, o formato foi sofrendo um desgaste natural ao longo dos anos, até chegar num grid de pouco mais de 20 carros no último ano. Assim, o ACRGS novamente mexe no formato da prova, abrindo para as classes GT, TS, T1, T2 e TR da Super Turismo, além da Turismo 1.4, seguindo os regulamentos técnicos dos campeonatos, trazendo variedade de carros e motores. Assim, as 6 Horas de Guaporé, prova tradicional da Super Turismo que ocorria no último quadrimestre, foi antecipada para maio para não haver "canibalização" do grid com as 12h.
E para manter as coisas mais emboladas na classificação geral (fita azul), foi bolada uma parada técnica obrigatória a ser cumprida durante a prova (até no máximo às 11h da manhã) com tempos diferentes conforme as classes:
Parada técnica obrigatória por classe:
GT e TS: 15 minutos
T1, T2 e TR: 10 minutos
1.4: 5 minutos
A prova ocorrerá nos dias 14 e 15 de dezembro, tradicionalmente encerrando o ano automobilístico no RS, e o Blog do Passatão estará por lá (talvez até no grid). Maiores informações com o ACRGS pelo fone/whats (51) 3485-1510.
Nenhum comentário:
Postar um comentário