quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Um circuito oval no RS? Entenda.

 
Estádio abandonado no litoral gaúcho pode virar circuito de corrida

A ideia, incialmente, soa um tanto quanto inusitada. Criar um circuito oval em um estádio de futebol abandonado em pleno litoral gaúcho.

Foi divulgado ontem, nos perfis da Prefeitura de Cidreira e do Prefeito da cidade "Beto do Litoral" (Gilberto Costa), vídeo no qual o mandatário está em companhia do presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), Arlindo Signor e do engenheiro Fernando Bitencourt e Jhonny Bonilla, também da FGA, expondo a ideia.

Trata-se do Estádio Antônio Braz Sessim, o "Sessinzão", polêmico estádio inaugurado em 1996 com capacidade para 17 mil pessoas, construído pelo ex-prefeito da cidade, Eloi Braz Sessim. O local chegou a receber jogos da dupla Gre-Nal, mas acabou abandonado, condição que já perdura 18 anos, tendo sido interditado em 2010 por risco de colapso das suas estruturas.


Arlindo Signor e Fernando Bittencourt (FGA)

O formato de estádio possibilitaria a criação de um circuito oval, o que é raro no automobilismo brasileiro, tendo uma primeira experiência recente no circuito de Curvelo, que criou um trecho oval que recebeu etapa da Nascar Brasil (Sprint Race), categoria que está em ascensão e nesta temporada terá equipes e pilotos da Stock Car no grid. Poderia receber, também, outras categorias de circuito, provas especiais de rally e até mesmo arrancada, usando uma das retas, portanto, pode ter um bom número de eventos para o ano todo.

Os questionamentos naturalmente surgem nas redes sociais: "Buracos na cidade, etc, e vão gastar dinheiro pra fazer autódromo em estádio"? Em que pese haja algum fundamento, é preciso pensar no macro: caso seja feito da forma correta, um autódromo movimenta os setores de comércio, serviços (indiretamente) e também traz renda direta para as pessoas que trabalharão nos eventos, e servirá como incentivo para melhorias na infraestrutura da cidade para receber os eventos, o que fica de legado para a população.

Em que pese seja ainda apenas uma ideia, vamos acompanhar.

Para ver o vídeo com o anúncio, clique aqui.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Super Fusca, Fuspyder, Fun Cup? Conheça mais um carro da Super Turismo RS com receita peculiar.

 
"Fusquetas" invocadas no RS? Temos!

O nome dado a ele foi Super Fusca. Mas poderia ser Fuspyder (tal qual o do Rodrigo Bonora) ou até mesmo Fun Cup gaúdério. Fato é que ficou sensacional a lataria de Fusca em cima de um chassi de protótipo Aldee Spyder do piloto André Senger, construído pela Mottin Racing e by Tuxo.


25 Horas de Spa com mais de 100 Fun Cups! Imagem: Divulgação

Fun Cup europeu "naked" (Foto: Racecarsdirect)

Os Fun Cup europeus tem receita semelhante, são chassis tubulares com uma casca de fibra imitando as Fusquetas, e compõem o grid das 25 Horas de Spa, com mais de 100 carros no grid.

Super Fusca em ação (Foto: Grégori Dai Prá)



Super Fusca, lateral (Foto: Grégori Dai Prá)


O Super Fusca de Senger em detalhes

O Super Fusca de André Senger estreou na Guaporé Summer Race 2025, e vai integrar o grid do Campeonato Gaúcho de Super Turismo. A receita é um chassi de protótipo Spyder com uma lataria (ao invés de uma bolha de fibra) de Fusca, obviamente com partem em fibra, como para-lamas. O carro é equipado com motor VW AP 16v aspirado e câmbio "pequeno" da linha VW, com acionamento em H. Até as maçanetas são originais.


O Fuspyder do Bonora

Outro carro que começou a andar uns anos atrás com receita bem parecido foi o Fuspyder de Rodrigo Bonora, também usando chassi de Spyder, mas com uma bolha de fibra com formato de Fusca, e utilizando motor AP 8v. Assim como o Super Fusca, o Fuspyder também estreou numa Guaporé Summer Race, edição 2021. Para ver a matéria sobre o Fuspyder do Bonora clique aqui.

O Fusca DIMEP, com chassi de F3 (Foto: Humberto da Silva)

Outro carro com receita tubular e bolha de Fusca é o DIMEP, que já existe há um tempo. Nesse caso, o chassi é de F3, e o motor um Duratec.


Conheça detalhes do Super Fusca na matéria acima

E para conhecer mais detalhes do Super Fusca, veja a matéria acima, feita por Niltão Amaral no último dia 8, em Guaporé. Quem quiser conhecer o carro, compareça às corridas do Campeonato Gaúcho de Super Turismo!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Pega Opala x Linea x Super Fusca x Voyage na Guaporé Summer Race


Clica e te afivela!

Pega do Opala 6 cil x Linea 1.4T x Super Fusca Ap 16v x Voyage 8v na Guaporé Summer Race!

A edição 2025 da prova, com regulamento Super Turismo, teve pegas de tirar o fôlego, te afivela aí e curte!

Narração Elton Locuções, comentário Niltão Amaral e imagens do Curva do S.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Blog do Passatão no Ar traz a resenha da Summer Race


Programa repercute abertura da temporada

E vamos iniciar a temporada! O primeiro Blog do Passatão no Ar do ano vai repercutir a excelente abertura das carreras no RS, com a Guaporé Summer Race, que rolou no último sábado.


Clique acima para assistir

Ao vivo nesta quarta, 12/02 às 21h50 no YouTube - janela acima ou clique aqui. Depois uma versão gravada fica disponível. Espero vocês!

Num oferecimento de Plus Veículos e Dacar Motorsport e o apoio de  MGA Energia Solar, Guaporé TrackDay, LF Assessoria, Castelo Pack, Brazauto e Box88.

domingo, 9 de fevereiro de 2025

Summer Race: corrida de verão foi quente em todos os sentidos!

 
Alinhamento foi estilo "Le Mans"

A palavra SUMMER foi levada à risca por São Pedro: com mais de 30°C, uma tarde escaldante em Guaporé desafiou máquinas e pilotos na primeira corrida de velocidade em asfalto da temporada do automobilismo gaúcho.

Se na ponta a Lamborghini #111 de Vilson Jr/Marcelo Vargas/Rafael Biancini seguia tranquilo, do 2º lugar geral pra trás teve peleias o tempo todo, tanto entre classes como na geral. Outro fato raro foi que a prova não teve qualquer intervenção do safety car.


Grid diversificado (Foto: Grégori Dai Prá)

E a coisa ficaria quente até o final, com algumas quebras nas últimas duas voltas, como a própria Lambo, cuja homocinética fez com que fizesse a última volta "mal mexendo roda" para receber a bandeirada e a vitória, e o Voyage #51 de Telmo Jr/ Madalosso que teve a correia do alternador pulando na última volta, mas ainda trocou e voltou para receber a bandeirada.

Abaixo, os resultados:


Resultado final geral



Resultado por classe


Tomada de tempo

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Grid Guaporé Summer Race 2025. É neste sábado!

 
Volta de apresentação - Summer Race 2024

Chegou a hora de abrir a temporada 2025 da velocidade em asfalto no RS! E há alguns anos a Guaporé Summer Race resgatou a tradição dos antigos "torneios de verão", diminuindo a espera pra gurizada ver corrida aqui nos pagos! Formato Super Turismo + Protótipos P4.

Já está confirmada a transmissão ao vivo pelo YouTube do Curva do S, uma excelente notícia! E, é claro, o Blog do Passatão estará por lá trazendo as informações do início da temporada.

Então, neste sábado, 08/02 às 16h, os seguintes carros estão previstos para alinhar no Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé:

1 - Voyage 10 T1
2 - Voyage 51 T1
3 - Montana 114 TR
4 - Gol 78 T2
5 - Etios 3 TL
6 - New Ônix 117 TL
7 - Ka 01
8 - Corsa 06 TR
9 - Linea 444 T1
10 - Linea 12 TS
11 - Corsa 112 TR
12 - Celta 59 T2
12+1 - Onix 8 TL
14 - Gol 22 T2
15 - Palio 27 T2 
16 - Celta 96 TL
17 - Celta 11 (Estreante)             
18 - Celta 46 TL(Estreante)
19 - Gol 97 T2 (Estreantes)
20- Opala 4 GT Light
21 - Lamborghini 111 GT
22 - Overboost
23 - Super Fusca 32
24 - Gol 52 TR
25 - Onix 504 TL
26 - Peugeot 88 T2
27 - Onix 41 TL
28 - Gol 98 TL

Foto: Grégori Dai Prá